"Sem medo da verdade."

domingo, 23 de janeiro de 2011

ESPAÇO ABERTO PARA O LEITOR: TURISMO EM SERGIPE

Gostaria de relatar a vocês um fato que ocorreu comigo neste sábado dia 22 de janeiro. Por motivo do pré caju recebi alguns parentes de fora do estado em minha residência e fomos a orla por volta das 15 horas procurar um restaurante para comer um caranguejo e almoçar. Como na sexta levei-os para a passarela do caranguejo no sábado fui para a orlinha da coroa do meio para que eles pudessem apreciar a beleza daquela praia, mas o que aconteceu no restaurante do Alves destruiu todo o prazer que meus convidados estavam em conhecer aquele local.
Chegamos ao restaurante as 15: 20 e ficamos em pé por mais de 5 minutos aguardando que algum garçom viesse limpar uma das mesas que estavam desocupadas, mas “imundas” no verdadeiro sentido da palavra, tinha umas 10 a 12 mesas cheias de pratos e copos sujos, garrafas de refrigerante e cerveja espalhadas, restos de caranguejo, enfim mesas que clientes foram embora e ninguém teve o cuidado de limpar. Como já estava tarde  resolvemos que ficaríamos e almoçaríamos lá mesmo “escolhemos a menos suja” e nos acomodamos, passaram-se 25 minutos e nenhum garçom se dirigiu a nossa mesa para fazermos um pedido e nem para limpar a mesa, e nem as outras que continuaram sujas. Enquanto aguardava que alguém atendesse nossa mesa fiquei observando o movimento daquele restaurante que eu nunca havia entrado, pois sempre vou a outro que fica vizinho, o Caravelas, onde por sinal o atendimento e a comida são muito bons.
Fiquei impressionado primeiro com a sujeira do local, se o que nós vemos estava daquela maneira imagine a parte de dentro como não é, outra coisa que notei as pessoas que servem as mesas não tem uma roupa padronizada que identifique que é um garçom, as pessoas levantam, gritam chamam e não aparece ninguém para atender.
Como estava com visitantes eu não quis armar como se diz “um barraco” para  demonstrar toda raiva que eu estava ao ficar esperando por 30 minutos e não ser atendido em um restaurante na minha cidade levantei, fui embora do Bar do Alves e fomos almoçar em outro restaurante, afinal eu não estava ali pedindo nenhum favor eu ia comer e pagar, então o mínimo que eles podiam oferecer era um bom atendimento, uma comida com um bom tempero e local limpo, quanto a comida não posso falar pois não tive o prazer, quem sabe o desprazer de comer, agora o atendimento e a higiene nota ZERO por falta de uma menor.
É vergonhoso um estado como esse que vive falando em avanço no turismo, numa época de férias e acontecendo uma festa como o pré-caju que traz tantos turistas existam restaurantes que atendam, alias, não atendam o cliente decentemente, os governantes deveriam ao ceder esses espaços para comerciantes se instalarem, exigir o aperfeiçoamento e treinamento qualificado para as pessoas que trabalham com o publico, afinal é a receptividade do sergipano que está em jogo, é a cara de Sergipe.
Esqueci um detalhe no restaurante, os cardápios, vergonhoso, rasgados todos borrados parecendo que foram feitos no descobrimento do Brasil.
Vamos aprender a respeitar e tratar bem as pessoas para falarmos de turismo em Sergipe.
Alexandre Monteiro

Nenhum comentário: