"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VISÃO DO DIA DO PROFESSOR - PELOS PROFESSORES‏

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR



Hoje é o dia dos heróis anônimos que, no dia-a-dia nas escolas, em suas salas de aula, enfrentam dificuldades que vão desde a falta de condições adequadas, que passa pelo espaço físico e falta de recursos pedagógicos até a indisciplina, que na maioria dos casos transforma-se em agressão verbal e também na violência física contra o professor. A desvalorização profissional, baixos salários, o não respeito aos direitos conquistados são parte dos problemas que afetam os profissionais, porém a categoria continua firme na luta para reconquistar avanços retirados da carreira.
O 15 de outubro, consagrado no calendário escolar como dia do professor, deveria ser de comemoração da conquista de uma Lei (Piso Salarial Profissional Nacional), aprovada após 182 anos de peleja. Mas não é por conta da ausência de percepção política educacional do Prefeito de Aracaju que, utilizando-se da falsa premissa de quebra econômica do Estado Brasileiro por influência da crise financeira internacional, prejudicou o magistério municipal ao implementar a lei 11.738/08 reduzindo salários ao modificar o Plano de Carreira.
Principais Perdas:
- Cortou em 50% o avanço horizontal (mudança de letra), o que era de 6% passou a ser 3%;
- Avanço vertical (mudança de nível médio para superior) retirou 10% e 2,2% da especialização para o mestrado.
Achando pouco, continua até a presente data sem aplicar corretamente o Piso Salarial de R$1.024,68 na grade de vencimento do Magistério Municipal.
Nós, professores, somos eternos sonhadores. Lutamos e temos um objetivo maior: querer uma escola pública de qualidade social para o povo e, sobretudo, a valorização da nossa carreira. Portanto, vamos dar a volta por cima persistindo na luta e cantando:
“Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima”.
Parabéns a todos nós, professores, pela coragem de continuar nossa tarefa de condutores da cultura, levando à luz do conhecimento das letras àqueles que estão na escuridão.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju

Nenhum comentário: