"Sem medo da verdade."

domingo, 21 de fevereiro de 2010

VEREADOR FRANCIS DE ANDRADE CONTESTA INFORMAÇÕES PRESTADAS POR SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE ITABAIANA‏

O vereador primeiro secretário da Câmara Municipal de Itabaiana, Sergipe, Jose Francisco (Francis) de Andrade (PMDB), integrante da bancada de situação usou a tribuna na sessão de abertura dos trabalhos legislativos do primeiro período de 2010, nesta quinta-feira, 18/02, para questionar e contestar as informações prestadas pelo secretário de comunicação do município Marcos Aurélio Santos Costa (PPS), que comemorou durante sua fala ao saudar o plenário em nome do prefeito Luciano Bispo (PMDB) a quem representava, os 90 mil acessos que ele disse ser feitos ao site oficial do município. O vereador pediu provas documentais do que afirmava o secretário: "Me causou espécie secretário, quando vossa senhoria disse que mais e 90 mil pessoas acessam o site da prefeitura de Itabaiana. Eu gostaria de saber onde é que se comprova isso, eu gostaria de ver esse documento de 90 mil que acessam; depois vossa senhoria me passa". Francis também se disse impressionado com o índice de 82% de aprovação na rede municipal de educação, mas ironizou ao dizer que o presidente da casa Heleno Tavares da Mota lhe informou que no povoado Pé do Veado tem uma escola importante onde estudam alunos da 1ª 2ª 3ª e 4ª serie do ensino fundamental, todos numa mesma sala. Para Francis "é algo que só ocorria há décadas atrás". O parlamentar governista também falou sobre o transito urbano de Itabaiana e cobrou do governador Marcelo Deda (PT) o cumprimento da promessa feita por ele durante seu discurso na inauguração da Rota do Sertão no povoado Terra Dura de doar a sinalização do transito urbano do município. "Ele se comprometeu de viva voz (...) de que essa sinalização viria e até agora a gente não vê ela presente". O vereador considerou titânica a luta do subtenente Mello e seus poucos comandados para melhorar o transito da cidade e o município tem que criar melhor estrutura para a SMTT. Enquanto vereador da bancada do prefeito Francis afirmou que "é pouca gente pra cuidar de muita coisa e uma cultura que ta arraigada de indisciplina e imprudência que é peculiar ao brasileiro". Em sua exposição, o secretário de comunicação anunciou o projeto para a construção de um autódromo que deverá receber a formula truck, e ouviu do vereador que "é muito bom ter um autódromo em Itabaiana, mas, eu continuou batendo na tecla que o terminal rodoviário de passageiro o transporte coletivo é uma prioridade bem maior porque o improviso que nós temos em Itabaiana é algo vergonhoso, é as topics, as vans, parando nas portas do povo, é um terminal de passageiro que não se digna nem em colocar sanitário público pras senhoras pro senhores, pras crianças; meu pai mora ali há muitos anos, ai fica o povo que desce das topics batendo na porta, hei! Eu poço usar o banheiro, com a mão na barriga, o outro abrindo a braguilha e o outro não liga nada, faz como cachorro em qualquer lugar urina...." Francis se refere ao terminal implantado ilegalmente a cerca de nove anos durante o terceiro mandato de Luciano, na Praça Etelvino Mendonça, em frente ao Estádio Presidente Médici, pela COOAGRESTE, cooperativa de transportes de passageiros controlada pelo ex-vereador Wilson (do Táxi) Jose dos Santos. O vereador denunciou que o município não recebe um centavo do que é arrecadado no terminal pela cooperativa, e deu a entender que há um esquema que culmina em apoio eleitoral a candidatos em eleições estadual e municipal. Voltando a falar sobre o autódromo o vereador considerou a idéia uma utopia. "Eu acho muito boa essa idéia de autódromo, agora, pro momento eu acho uma utopia; que a gente vai construir aonde esse autódromo? Disse há, na terra Dura. Por quê? Por que pode ter uma formula truck. Eu acho isso mais com a cara de truque, sem ser o truque do caminhão, entendeu...?" e o vereador continuou "porque vem; se trouxer vai trazer uma formula truck uma vez praqui (sic); e depois vai simbora (sic), se trouxer vai gastar uma fortuna, depois vai embora, vai ter corrida de calango, de lagartixa de sapo e grilo lá, e o mato crescendo como têm vários no país". O vereador Francis de Andrade que também é homem de comunicação (ele é radialista) condenou o investimento feito com dinheiro do município durante a MICARANA de 2009 para que a TV Atalaia transmitisse o evento ao vivo depois da meia noite, segundo ele foi gasto uma fortuna para ninguém assistir. Francis ainda sugeriu "é muito melhor se conseguir um flash em um telejornal e a publicidade anterior em horários, você pega esse dinheiro, você fatia ele, você coloca na publicidade de pico que não é barato, é caro (...) então eu acho muito melhor porque se colocar essa grana que foi colocada pra transmitir de meia noite em diante se colocar uma publicidade anterior à festa em horários interessantes. Agora se gastar dinheiro a meia noite, aquilo ali é audiência pra Lobisomem, Coruja Teteu e espanta boiada". Finalizando o vereador disse que "é eleito e pago pelo povo de Itabaiana sem nenhum conluio político, sem nenhum patrocínio ou padrinho, é o povo que me elege, nada mais justo, nada mais coerente, nada mais equilibrado sensato e racional do que eu fazer para com esse povo a devolução do meu credito desse serviço que me foi condicionado que me foi dado à oportunidade".
*cidadeserrana

Nenhum comentário: