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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

RESTAURAÇÃO DA LOURIVAL BAPTISTA AVANÇA 15 KM COM NOVA CAPA ASFÁLTICA

A principal artéria de ligação da BR-101 à Divisa SE/BA na região Centro-Sul do Estado, a Rodovia Lourival Baptista (SE-270), registra avanço na restauração em 15 km com nova capa asfáltica. O usuário da via já visualiza mudanças na importante artéria em 26 km totalmente reciclados. No momento, a restauração realizada pelo Governo do Estado através do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) se distanciou do Povoado Colônia Treze em cerca de três quilômetros.Com várias frentes de trabalho, a reciclagem toma um direcionamento avançado na reconstrução do pavimento, que tem mais 11 km prontos para receber a massa asfáltica. Atualmente, a operacionalização passa do Povoado Colônia Treze, seguindo em direção à Lagarto.Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, uma nova marca na execução de obras está sendo implantada. “A partir de correções feitas depois do debate com as empreiteiras, já estamos vendo o resultado. Agora não há nenhum motivo para que as obras não sejam executadas no prazo e com boa qualidade”, declarou.“O ritmo que podemos encontrar na obra da Rodovia Lourival Baptista é conseqüência dos nossos avanços. Os serviços da Capela-Miranda, da ponte sobre o rio Piauí, a fase de conclusão de Moita Bonita-Santa Rosa, Ilha das Flores-Neópolis e da ponte Joel Silveira, além da inauguração da SE-100 demonstram a nossa nova fase”, enumerou Valmor.Os serviços que envolvem implantação de drenos, meio-fios e a construção de sarjetas estão sendo desenvolvidos e avançam cinco quilômetros em parte do trecho rodoviário. A ação existente no projeto executivo visa facilitar o escoamento das águas pluviais mo período chuvoso.Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antonio José de Vasconcelos a SE-270 é a rodovia estadual com maior tráfego. “Ela registra volume diário superior 5,5 mil veículos e é a principal via de interligação da BR-101 a Região Centro-Sul do Estado”, ressaltou. Vasconcelos acrescentou ainda que a Rodovia Lourival Baptista serve de grande utilidade para algumas cidades baianas.O diretor-presidente do DER disse também que a solução da reciclagem do revestimento, como a base, é a solução mais avançada em todo o mundo como meta de restauração. “Além das vantagens técnicas que oferecem a infraestrutura, praticamente, igual a um pavimento novo. Por outro lado, não agride o meio ambiente, visto que, se fosse optado pela solução tradicional teríamos que descartar a capa asfáltica antiga, gerando uma grande quantidade de resíduo sólido e a necessidade de explorar jazidas de cascalho e pedreiras em um volume considerável”, explicou Antonio Vasconcelos.
Outra Frente
Mais uma frente de trabalho foi criada entre as cidades de Lagarto e Simão Dias em direção à Divisa SE/BA para retirada da camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) através da fresagem continua, possibilitando assim, a reciclagem. A definição contribui com o avanço maior no andamento da obra, facilitando a conclusão da restauração da SE-270, que está prevista para o mês de abril deste ano.I
nvestimentos
Na restauração da Rodovia Lourival Baptista, o Governo do Estado investe mais de R$ 43,5 milhões em uma extensão aproximada de 70 quilômetros. A artéria, que atende diretamente os municípios de Salgado, Lagarto e Simão Dias, terá uma plataforma de onze metros de largura, com sete metros de pista de rolamento e mais dois metros de acostamento para cada lado.

Um comentário:

Anônimo disse...

ITABAIANA PERGUNTA? KD AS PROVAS SOBRE OS PUPILOS????? abril que decepção. o povo achou que seu programa era verdadeiro, que vergonha...