"Sem medo da verdade."

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SERGIPE PREPARA ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA A (H1N1)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciará na próxima semana uma série de reuniões com os 75 municípios sergipanos para discutir as estratégias de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1). Durante as reuniões, também será discutida a imunização contra a pneumonia, cuja vacina, a Pneumococos 10 valente, passará a fazer parte da rotina de vacinação do Ministério da Saúde (MS).
Antes de definir com os municípios as estratégias contra o H1N1, Sândala Oliveira, gerente do Programa de Imunização da SES, participará nesta quarta-feira, 24, em Brasília, de uma reunião com membros da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério. Serão discutidas com representantes de todos os Estados as estratégias de imunização em todo o país. A partir daí é que vamos orientar cada município sobre como proceder, explicou a técnica.
Sândala Oliveira ainda destacou que as ações a serem discutidas entre a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e as Coordenações Municipais de Atenção Básica e Epidemiológica incluem a definição de um cronograma. A vacinação ocorrerá por etapas e, conforme a orientação do MS, vamos priorizar os profissionais da saúde, idosos, gestantes, crianças entre dois e seis anos, população indígena, pessoas com doenças crônicas e pessoas com idade entre 20 e 29 anos.
Esse cronograma de vacinação será executado de março a maio, seguindo o calendário nacional. Quanto às reuniões entre Estado e municípios, elas vão ocorrer de 1º a 4 de março por regionais: Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Glória, Itabaiana, Lagarto e Estância, respectivamente. O local do evento ainda será definido.
Pneumonia
A inclusão da vacina Pneumococo 10 valente na rotina nacional de vacina se deve aos altos índices de internação de crianças com pneumonia na rede pública. A vacina atingirá crianças entre dois meses e dois anos e será um grande ganho para a saúde pública, pois somente a rede privada realizava este tipo de imunização, concluiu Sândala Oliveira.

Nenhum comentário: