"Sem medo da verdade."

domingo, 24 de janeiro de 2010

ESCOLAS DE ARACAJU VOLTAM A SER FECHADAS POR FALTA DE MEDIDAS PÚBLICAS

Escolas públicas da rede de ensino de Aracaju voltam a sofrer com fechamento de turmas. Com o período letivo prestes a ser iniciado, professores estão preocupados com a falta de atenção dos órgãos públicos da capital em não fazer chamadas de matrícula para 2010. Essa falha gera a baixa procura de vagas nas instituições e provoca o conseqüente fechamento das turmas. Esse déficit tem prejudicado não só professores, mas também pais e alunos que precisam de uma unidade próxima capaz de atender suas necessidades.
O fechamento de turmas, principalmente à noite e nos cursos EJA [Educação de Jovens e Adultos], é uma situação que ocorreu também em 2009 e que foi preciso a intervenção do SINDIPEMA junto à SEMED para poder mudar esse quadro. “Professores remanejados para outras unidades de ensino mais distantes da antes lotada podem ter um destino diferente com as divulgações em massa à população, através dos meios de comunicação e outros artifícios”, fala Maria Elba da Silva, presidente do sindicato dos professores de Aracaju.
Ela completa que, ao contrário do que o Estado vem fazendo para promover a inserção dos alunos nas instituições públicas, o prefeito Edvaldo Nogueira não se atentou para esse pequeno detalhe. “A EMEF jornalista Orlando Dantas está entre as que estão nessa discussão. É preciso saber o quê e como o Executivo Municipal está fazendo para atrair os alunos para as escolas. Até agora, nenhuma propaganda foi vista. É preciso ter uma atenção maior com os filhos e filhas de trabalhadores que utilizam esses espaços para exercerem sua cidadania”, completa.

Como está a Educação Pública de Aracaju?
Além desses questionamentos, é preciso saber como está o andamento das reformas das escolas na capital. Em agosto do ano passado, a secretária de Educação do Município, Tereza Cerqueira da Graça, garantiu que as obras seriam realizadas de imediato e que os recursos em torno de R$ 10 milhões já estavam direcionados. O alerta se deve principalmente porque muitos dos reparos precisam ser feitos agora no início do ano, antes do período chuvoso, quando algumas unidades estão em condições para receber esses reparos estruturais.
Na lista, escolas a exemplo da Olga Benário, Teixeira Lotti, Tancredo Neves, Orlando Dantas, Alencar Cardoso, Anísio Teixeira, Alcebíades Melo, Letícia Santana e Sérgio Francisco Silva e a Presidente Vargas seriam as contempladas. No mais, resta saber o que está previsto para as escolas Elias Montalvão, situada no Mosqueiro, e o Rotary Dr. Wilson Rocha, Siqueira Campos, palco de discussão do poder público no ano passado.

Ascom SINDIPEMA

Nenhum comentário: