"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

‏ “CAIADO TEVE O APOIO DO PT PARA RETIRAR EMENDAS NO CONGRESSO”, RESPONDE JOSÉ CARLOS MACHADO‏

Diante das críticas feitas aos Democratas, na manhã desta segunda-feira (11), pelo governador Marcelo Déda (PT), o deputado federal José Carlos Machado se sentiu obrigado a, não apenas responder ao petista, mas a dar veracidade aos fatos. Segundo Machado, os projetos de irrigação nunca foram prioridades para Déda, até porque, quando da reunião com a bancada federal de Sergipe, para definir as emendas coletivas, o petista colocou como suas “prioridades” as reformas do Batistão, do Aeroporto de Aracaju e a construção da Ponte ligando Estância à Indiaroba.
Além disso, Machado diz estranhar o comportamento “raivoso” do governador com a oposição, em especial, com o DEM, se o líder do partido, deputado federal Ronaldo Caiado (GO) teve o apoio de todos os partidos, inclusive do Partido dos Trabalhadores quando da retiradas das emendas do relator do Orçamento, deputado Geraldo Magela (PT/DF).
“A nossa bancada teve diversas reuniões coordenadas pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB), um dos principais aliados do governador. Logo na primeira delas ficou claro que o governador tinha que dizer ao coordenador da bancada quais seriam as suas prioridades. Na segunda reunião, quando fomos tratar dessas prioridades, Valadares disse que, segundo o governador, as prioridades do governo eram as reformas do Batistão, do Aeroporto de Aracaju e a construção da Ponte ligando Estância à Indiaroba”, revelou Machado.
Machado disse ainda que ele e outros deputados questionaram ao coordenador da bancada a respeito dos perímetros irrigados, já que havia um compromisso firmado por vários com aquela região, de alocar recursos no Orçamento, em uma reunião anterior realizada no auditório da Codevasf, em Sergipe. “Naquele momento ficou acertado que o presidente da Comissão do Orçamento (senador Almeida Lima – PMDB), que estava presente na reunião, resolveria isso com o relator”.
“As três obras que Déda listou como prioridades, tiveram recursos aprovados e em um volume considerável. O governador só recebeu da bancada gestos de generosidade. O detalhe é que, mesmo reclamando das dificuldades, o relator da Comissão do Orçamento aprovou nas Comissões em levou ao plenário um volume de emendas de R$ 2,2 bilhões”, colocou o democrata.
Machado ainda disse que “no plenário a oposição discordou do volume. É verdade que haviam recursos para Sergipe, mas não foi uma ação isolada contra o Estado, mas sim da oposição. Foi uma negociação (para retirar as emendas do relator) que envolveu todos os partidos, no plenário do Congresso, inclusive o Partido dos Trabalhadores. Ainda sim algumas áreas ainda foram beneficiadas, como Saúde e Agricultura, e o restante dos recursos seria redistribuído com os Estados e acrescentado às emendas de bancada”.
Segundo Machado, o DEM jamais ficaria contra um projeto que traga benefícios para Sergipe, ainda mais um que tenha sido iniciado pelo ex-governador João Alves Filho (DEM). “Ninguém foi ou está omisso, como atacou o governador. Esse projeto, que no governo passado era o Califórnia II e agora é José Dionísio, é importante e é fundamental. Agora por que quando questionadas suas prioridades, o governador não apresentou esse projeto? Se ele coloca, as emendas de bancada teriam garantido os recursos. Mas ele preferiu confiar no presidente da Comissão e no relator. Eu não costumo ser omisso. Essa é a verdade. Caiado não quis prejudicar Sergipe, mas desconfiou da forma e volume de recursos. Eram 2,2 bilhões de reais em emendas do relator”, respondeu.
Da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: