"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

IRAN QUER REAJUSTE MAIOR PARA OS APOSENTADOS DO INSS

O deputado Iran Barbosa (PT-SE) defendeu no plenário da Câmara Federal, esta semana, uma solução urgente para corrigir as aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) com valores que ultrapassam um salário-mínimo. Apesar de o mínimo ter sofrido um reajuste de 12%, os aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima deste valor terão uma correção de apenas 5,92%.
Desde 2002, portanto há 12 anos, os aposentados e pensionistas têm reajustes inferiores ao concedido aos trabalhadores da ativa que ganham o referente a um salário mínimo. O valor do mínimo em vigor, desde o dia 1º de fevereiro, é de R$ 465,00.
"É um absurdo que os aposentados e pensionistas recebam reajuste menor do que o do salário mínimo, que já tem um valor baixo. É preciso mudar essa situação", disse Iran Barbosa.
Segundo Iran, é preciso que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário demonstrem a sua sensibilidade com os aposentados e pensionistas."Temos de ouvir o grito, o clamor do nosso povo que, desesperadamente, apela a todos nós para que tenhamos a responsabilidade social tão falada, tão aclamada, tão discursada", afirmou.
Para Iran, a situação dos aposentados e pensionistas é desesperadora. "Seus salários estão diminuindo de forma drástica", ponderou. O deputado afirmou que defender a correção das aposentadorias e pensões é defender o direito à vida digna desta importante parcela da população.
"São cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que depositam em nós, parlamentares, a sua última esperança e aguardam que o Congresso Nacional aprecie projetos de lei que prevêem políticas de reajustes, valorização e resgate do poder aquisitivo de aposentadorias e pensões", disse.
Iran defende que as matérias que tratam da correção das aposentadorias sejam colocadas em votação o mais rápido possível. "Não é justo que aqueles que contribuíram, por uma vida, para o desenvolvimento da Nação, tenham de mendigar o que é deles por direito", afirmou.
Em seu pronunciamento, Iran comentou que números divulgados recentemente comprovam que ocorre um acelerado processo de pauperização da faixa intermediária de aposentados e pensionistas.

Projetos – Tramitam na Câmara e aguardam votação três projetos de lei que beneficiam aposentados: o PL 3299/08, que extingue o fator previdenciário; o PL 4434/08, que trata da recomposição dos benefícios com base no número de salários mínimos recebidos no momento da aposentadoria; e o PL 1/07, que trata da política de reajuste do salário mínimo e que, por emenda do senador Paulo Paim (PT-RS), estende o percentual de reajuste do salário mínimo a todas as aposentadorias e pensões.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Prezado Deputado, sem dúvida alguma os aposentados necessitam desta reposição em salários mínimos para uma vida mais digna, e não somente os aposentados, mas todos os trabalhadores necessitam queesta politica seja impnatada o mais rapidamente possível, pois estes também iram se aposentar em com certeza necessitam saber como será o futuro e se teram como sobreviver, coisa que o aposentado hoje não consegue.
O que seria muito interesante, seria que o nobre Deputado solicitasse que durante a votação da emendas do senador Paulo Paimn, fosse aberta e que cada parlamentar divulgasse o nome, a favor ou contra, pois isso com certeza vai ter grande peso nas proximas eleições, pois como disse não são apenas os aposentados mas toda classe trabalhadora e isto serve diretamente ao PT que quer uma nova vitória na proxima eleição e se o Sr. Presidente não aprovar este aumento, com certeza estes 9 milhões de aposentados e a maioria dos tralhadores vão pensar muito antes de lhe conceder o voto, também seria muito importante que os proximos candidatos fassam uma proposta decente em relação as atuasi aposentadorias e as novas, pois na ralidade quem propiciou toda esta perda no poder aquisitivo dos aposentados foi o PSDB.
Att,
Ricardo

Anônimo disse...

Bom dia Prezado Deputado, já não se tem noção da crueldade que estão fazendo com os aposentados.
E sim 01 atitude covarde em alegar não ter verba para os aposentados, onde está a diferença que deixam de pagar comos reajustes menores p/quem ganha+. Agor que estão no final da vida, se sentesm como u lixo no fundo do quintal, onde p/o governo os mesmos não passasm de intulho perdido.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do anonimo acima,hoje já estou discrente de tudo,politicos na maioria etc.etc.etc.