"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

IRAN FAZ NOVO APELO PARA QUE DÉDA RECEBA PROFESSORES

O deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) fez novo apelo, nesta quarta-feira (18/2), na tribuna da Câmara, para que o governador Marcelo Déda receba o mais rápido possível a comissão de negociação que representa os professores da rede estadual de ensino.
"Insisto no diálogo porque acredito que essa é a saída para resolver os problemas surgidos na implantação do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público na rede estadual de ensino", disse Iran.
Em audiência com Déda, no último dia 5/02, o governador disse a Iran que iria receber a comissão de negociação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese).
Herança maldita – Iran lembrou que os baixos salários enfrentados, hoje, pelos educadores são herança de uma defasagem histórica no valor inicial do vencimento da carreira do magistério.
"É resultado da falta de ação de governos anteriores, comprometidos com grandes empresários, com latifundiários, que se estenderam por décadas no comando do Estado e nunca tiveram compromisso com a valorização do magistério e da educação pública", afirmou.
Segundo Iran, muitos colaboradores e apoiadores que deram sustentação a essas práticas têm usado da justa luta dos professores pelo piso salarial para fazer embate político.
"Esses aproveitadores da classe trabalhadora não têm legitimidade para empunhar a bandeira da valorização do magistério e da educação pública de qualidade, pois foram autores das distorções que hoje dificultam o processo de implantação do piso salarial", disse.
O deputado afirmou, ainda, que vai continuar a marchar junto com os educadores e a defender as bandeiras da valorização do magistério e da educação pública de qualidade.
Em Sergipe, como em vários estados e municípios do país, os professores lutam pela implantação do piso salarial com todos os dispositivos previstos na lei. A categoria está organizada e realiza atos públicos para chamar a atenção dos governos para que dialoguem e apresentem alternativas aos problemas.
Ato público – Nesta quarta-feira, os professores voltaram às ruas de Aracaju. Eles realizaram ato público, em frente à Secretaria de Estado da Educação. Os educadores fizeram cortejo na SEED e foram recebidos pelo secretário de Educação, José Fernandes de Lima.
O secretário voltou a afirmar que o Governo do Estado não tem uma proposta alternativa à que já foi implantada e que faltam recursos para pagar o piso como manda a lei. Os representantes da comissão de negociação dos professores defendem que a SEED reveja a folha de pagamentos da educação e corrija distorções.
Segundo Iran Barbosa, a correção das distorções ajudaria a resolver o problema da falta de recursos.
Elogios – Em seu pronunciamento, o deputado elogiou o Sintese por manter viva a esperança dos professores de que a lei do piso é uma reparação histórica do descaso do país com os educadores.
"Valorizar o magistério público é valorizar a educação pública de qualidade para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos", disse

Nenhum comentário: