"Sem medo da verdade."

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

TRANSPOSIÇÃO

Bispo diz que poder fez Lula mudar


O bispo d. Luiz Flávio Cappio, 61 anos, que hoje completa 22 dias de greve de fome, em protesto contra a obra de transposição das águas do Rio São Francisco, afirmou, em entrevista ao jornal Zero Hora, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era contrário às obras nas eleições, mas que mudou de idéia "por causa do poder".
"Nós apoiamos toda a bancada (do PT). Eles deram uma guinada em favor do capital. Nós temos aqui um discurso do presidente Lula do tempo da campanha. Quando perguntaram para ele sobre a transposição do São Francisco, respondeu: 'Não me fale essa palavra'", disse Cappio, da diocese de Barra (BA).
O bispo, que faz a greve de fome na localidade de Vila São Francisco,próximo à Barragem de Sobradinho, afirmou que é contra o projeto pois ele não é um projeto social e não beneficiará as comunidades pobres.
"Até o próprio FMI se posicionou contra a obra. O custo para fazer esta água caminhar 2 mil quilômetros por um vale de 25 metros de largura por cinco de profundidade é imenso. E quem vai pagar a conta é o povo", disse.
D. Cappio tem esperança que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê um julgamento favorável ao fim das obras na ação que questiona o cumprimento da legislação ambiental no projeto de transposição. "Se a decisão for favorável a nós, deverá se abrir um espaço para rediscutir toda a obra."(Terra)


Nenhum comentário: