"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

CONCURSO PARA PROFESSOR

Sindipema denuncia farsa em Concurso Público de Aracaju

O Sindipema denunciou publicamente a posição autoritária da Prefeitura Municipal de Aracaju sobre a criação do Edital para Concurso Público para Professor no município. O prefeito Edvaldo Nogueira simplesmente destituiu a Comissão do concurso, composta por nove membros, representantes do sindicato, das secretarias de Educação e Administração e da Aracaju Previdência, definindo as questões relevantes sobre o mesmo a portas fechadas, em seu gabinete.
“Para fazer valer sua vontade, o líder do Executivo municipal definiu a empresa responsável pelas provas e publicou suas normas sem o aval da Comissão do Concurso Público, promovendo na prática a ‘destituição’ desta Comissão”, explica a presidente do Sindipema, Vera Maria Oliveira Santos.
Segundo ela, “não se trata de reprovar a empresa escolhida, mas sim a forma como foi feita a escolha. Em reunião já tínhamos até apontado tal empresa como possível”, enfatiza ainda.
Entre as decisões do prefeito para o Edital e sem o aval da comissão, está também o número de vagas, de apenas 128, e o número de vagas dos professores por área e disciplina. “Esta definição não atende nem ao crescimento da rede. Precisamos, no mínimo, de 288 vagas considerando a necessidade real da rede. É importante salientar que existe ainda o problema da legalização das escolas junto ao Conselho Municipal de Educação por falta de professores”, argumenta Vera Maria.
Um terceiro item de protesto do Sindipema é o fato de o Edital exigir prova de Informática, sem considerar que esse requisito para o cargo não está previsto em nenhuma legislação do magistério municipal, ou seja, no Estatuto e Plano de Carreira.
“Nem nas salas de informática das escolas há computadores para os alunos, nem nas secretarias para que os professores possam trabalhar, organizar seus materiais no local”, finaliza a presidente do Sindipema. O sindicato já encaminhou ofício de protesto ao prefeito, mas até a presente data nenhuma resposta foi obtida. (Fonte Jornal da Cut)


Nenhum comentário: