"Sem medo da verdade."

domingo, 2 de dezembro de 2007

65% SÃO CONTRA TERCEIRO MANDATO DE LULA

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo revela que 65% dos brasileiros rejeitam a hipótese de dar ao presidente Lula a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato consecutivo. Segundo o instituto, apenas 31% aprova o terceiro mandato seguido para o chefe do Executivo.
A pesquisa, que foi realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, ouviu 11.741 pessoas em 390 municípios de 25 estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
“A proposta de terceiro mandato não é acolhida pela maioria nem quando o questionamento é genérico, sem citar Lula. Para 63%, presidentes não devem ter esse direito. O percentual sobe para 66% quando se trata de governadores e vai a 67% no caso de prefeitos”, afirma o jornal Folha de S. Paulo.
Ainda de acordo com o levantamento, a hipótese do petista concorrer ao Palácio do Planalto em 2010 é rechaçada pela ampla maioria dos brasileiros que possuem maior grau de escolaridade e renda. Entre os que têm nível superior, 78% são contra. Já entre os que possuem uma renda acima de dez salários mínimos, 76% não admitem a hipótese.
O presidente não teria nem mesmo o aval da maioria dos que têm pouca escolaridade e possuem uma renda baixa. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 58% são contrários a proposta. O percentual de brasileiros contrários a proposta também é de 58% entre os que têm apenas o ensino fundamental.
Apenas Pernambuco, estado natal do petista, admite a possibilidade de mudar a Constituição, permitindo que Lula seja candidato pela terceira vez consecutiva. Naquele estado, 51% são favoráveis ao projeto. Contudo, 58% dos nordestinos são contrários a hipótese. O percentual de rejeição aumenta no Sudeste (67%) e no Sul (73%).
A pesquisa também aponta que o governo do presidente Lula é considerado ótimo ou bom para 50% dos entrevistados. Para 35%, o governo é regular. Por sua vez, 14% considera o governo Lula como ruim ou péssimo.

Nenhum comentário: