"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SSP ESCLARECE FERIMENTOS EM PRESO E MANDA CORREGEDORIA APURAR DENÚNCIAS

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) esclarece que, como já foi amplamente divulgado, os ferimentos causados no preso Alessandro de Souza Cavalcante, mais conhecido como Billy, aconteceram por conta da resistência e tentativa de fuga quando da sua prisão, fazendo com que a polícia se utilizasse da força necessária para imobilizá-lo.
Em depoimentos prestados no interior do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Billy destrinchou todo o planejamento e execução do atentado contra o desembargador Luís Mendonça e, perguntado reiteradas vezes sobre quaisquer atos de coação, constrangimento ou tortura, ele negou os fatos e confirmou as informações levantadas pela polícia através das investigações.  O advogado de Billy acompanhou todo o seu segundo depoimento, no qual o detido ratifica detalhes do planejamento para a execução do atentado e ainda nega qualquer tortura por parte da polícia. 
O advogado de Billy teve contato com seu cliente permanentemente em Aracaju, em sala reservada no próprio Cope, para discutir as necessárias estratégias para a defesa do custodiado. A SSP também esclarece que, desde o dia da sua prisão e do encaminhamento do acusado para o Hospital da Polícia Militar (HPM), que são divulgados os fatos que geraram os ferimentos no momento da tentativa da fuga. No dia da transferência de Billy para o Presídio no Santa Maria, ele foi livremente filmado, em uma cadeira de rodas, por não conseguir andar, em virtude dos ferimentos.
O exame de corpo de delito foi realizado no tempo do agendamento feito pelo Cope junto à coordenação do IML, sem qualquer tipo de prejuízo às análises feitas pelos peritos acerca dos ferimentos no custodiado já que não houve a prisão em flagrante, mas através de mandados de prisão. Billy foi levado para o IML, ao lado de Clodoaldo Rodrigues Bezerra, conhecido como 'Bezerra'. Antônio Ivandro do Nascimento e Ricardo Alexandre Ubirajara dos Santos, ambos do grupo de Floro, também foram submetidos à exame e levado para o Presídio do Santa Maria. Ivandro, Clodoaldo e Ricardo não sofreram qualquer tipo de ferimento, pois não esboçaram fuga da polícia, durante a operação em Petrolina.
O corregedor da Polícia Civil, Frederico Muricy, já instaurou inquérito policial para acompanhar o processo e averiguar qualquer tipo de excesso que, por ventura, tenha sido cometido. A exemplo da acusação de Evandro Bezerra da Silva, preso em Sergipe no início de agosto, no caso de Mércia Nakashima, a polícia analisa as informações prestadas pelo preso Alessandro de Souza Cavalcante, o Billy, como uma estratégia de sua defesa diante de provas tão convincentes, levantadas durante as investigações e confirmadas nos depoimentos e na reconstituição. A SSP continua à disposição para prestar esclarecimentos à sociedade.

Nenhum comentário: