"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PROFESSORES DÃO 5,2 AO GOVERNO MARCELO DÉDA NA PROVA FINAL EM 2010

Os professores da rede estadual deram 5,2 ao governo Marcelo Déda no ano de 2010. Nas três edições anteriores da Prova Final (2007, 2008 e 2009) o governador teve as notas 3,4; 3,6 e 4,6 respectivamente. Vale ressaltar que a nota da rede estadual foi derivada a partir das notas individuais atribuídas a ele, em todos os municípios, divido pelo número de votantes.
Para a direção do SINTESE o aumento da nota se deve a consolidação do Piso Salarial Profissional Nacional que aconteceu no mês de janeiro deste ano Já se percebe, embora de forma ainda tímida, uma política de reformas das escolas.
Mas consideraram também que os professores foram generosos com o governador. A rede estadual vive hoje grandes problemas: há um caos na parte administrativa, atualmente um grande número de professores está fora da sala de aula, em funções administrativas nos órgãos da Secretaria de Estado da Educação e isso gera uma falta de docentes, principalmente nas escolas do interior do estado.
Há também um grave problema no transporte escolar, pois o ano letivo da rede estadual ainda não terminou, mas o transporte ainda não está garantido. Depois de passar vários meses sem professores, agora correm o risco de ficar sem ir a escola devido a falta de transporte.
Cultura e Irreverência
Antes da divulgação das notas, as pessoas que passaram pelo calçadão da rua João Pessoa puderam conferir as apresentações do Coral do SINTESE, do grupo folclórico que apresentou o São Gonçalo e também o grupo Palco na Luta que utilizando o Teatro do Oprimido apresentou uma peça que teve como tema a Gestão Democrática. “Entendemos que a Cultura também faz parte do processo de luta por uma educação pública de qualidade”, comentou Ângela.
Uma representação da coruja, símbolo do sindicato, levou ao público a parte lúdica do ato. Quem quis participar pode atirar bolinhas, alusão ao episódio da bolinha de papel que teve o candidato à presidência José Serra como personagem principal, nos problemas da Educação sergipana.
 Fonte ; SINTESE

Nenhum comentário: