"Sem medo da verdade."

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

JOÃO ALVES DIZ QUE OPOSIÇÃO NUNCA ESTEVE TÃO BEM SITUADA PARA GANHAR O PLEITO EM 2012

 A eleição de 2012 está umbilicalmente ligada às eleições de 2014. Serei candidato em uma das duas, mas não sei a que cargo, foi o que disse, nesta segunda-feira (27), o ex-governador João Alves Filho (DEM), ao receber jornalistas na área de recepção do prédio onde reside, no início da noite.
No encontro, o ex-governador disse que o partido terá candidato nas próximas eleições, não apenas em Aracaju, mas nos municípios da Grande Aracaju, deixando em aberto candidaturas e citando os nomes dos deputados federais, José Carlos Machado e Mendonça Prado, ambos do DEM, do ex-secretário da Fazenda, Nilson Lima (PPS), além de outros membros filiados ao partido e de partidos aliados.
- Vamos ganhar as eleições em 2012 e em 2014. A oposição nunca esteve tão situada para ganhar as próximas eleições. Se nós tivermos bom senso, conquistaremos a vitória desde que tenhamos o mesmo objetivo, disse o ex-governador.
Lideranças - João Alves também reconheceu a necessidade de renovação na política, admitindo que não é fácil, nos dias de hoje, conquistar novas lideranças e de convencer a juventude a participar do processo eleitoral, como também empresários ou profissionais liberais: “os jovens hoje se sentem desestimulados a participar da política”.
- Estamos empenhados e vamos nos empenhar ainda mais no processo de renovação, até porque, os Democratas é um partido diferente dos demais, onde não tem um dono, disse e acrescentou que, “não podemos é ficar de braços cruzados”.
Com relação às eleições de 2010, João Alves disse que foi uma eleição atípica, onde toda a pesquisa lhe dava vitória, mas que perdeu nas ultimas semanas para o poder econômico: “essa eleição estava ganha uma semana antes do pleito”, disse, citando como exemplo os municípios de Propriá, Itabaiana, Itabaianinha e Poço Redondo, onde o resultado lhe era bastante favorável, e quando apurado foi bem abaixo do que se previa. Segundo João, em Itabaiana, onde se esperava uma vitória com cerca de 10 mil votos aconteceu por pouco mais de mil votos. “A maquina do dinheiro nos tirou a vitória”, lamentou.
Segundo turno - João Alves lembrou mais uma vez que foi o único candidato no País que obteve mais de 45% dos votos e ficou fora do segundo turno. “Cerca de 880 mil eleitores não votaram em Marcelo Déda, representando cerca de 63% do eleitorado”.
 O ex-governador defende a criação de um novo marketing para as novas eleições, principalmente em áreas distantes, onde a população assiste televisão via parabólica, não acompanhando a realidade do dia-a-dia do seu Estado.  
Com relação à punição a membros do partido que não votaram com ele e nem nos candidatos da coligação, a exemplo de Nossa Senhora do Socorro e outros candidatos a cargo legislativo do DEM, João Alves disse que não é do tipo de líder que impõe posições, mas que busca através do dialogo o convencimento.
O deputado federal reeleito Mendonça Prado, também no encontro com jornalista, descartou qualquer possibilidade de vir a ser candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro: “sou eleitor de Aracaju e não vou transferir meu domicilio eleitoral para nenhum outro município”, disse.
Prado também cobrou mais coerência por parte de membros do partido, referindo-se àqueles que não votaram com João Alves e nem nos candidatos da coligação: “partido tem que ter coerência”, disse, defendendo punição para os que foram infiéis, inclusive com a expulsão do partido.
Machado também não descartou a possibilidade de ser candidato a vereador por Aracaju. “Se tivesse 30 anos diria que sim, mais como tenho 62 anos preciso pensar. Mas será um orgulho representar o povo de Aracaju”, observando que o seu nome está à disposição do partido e ressaltando que, necessariamente, não tem que ser “João Alves o candidato em 2012”.
*Faxaju

Nenhum comentário: