"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MPE PEDE QUEBRA DE “ROAMING” DAS OPERADORAS DE CELULAR

O Ministério Público Estadual (MPE) aguarda o atendimento da solicitação de quebra de “roaming” por parte de empresas de telefonia celular para usuários que residem em Penedo. A solicitação encaminhada durante audiência pública realizada acerca de dois meses depende de ajustes técnicos, segundo justificativa apresentada por advogadas das empresas.
A reunião convocada pelos promotores de justiça José Carlos Silva Castro e Humberto Henrique Bulhões Nunes atendeu aos reclames dos consumidores que residem no município situado às margens do Rio São Francisco. Entre as queixas sobre a má qualidade do serviço, a maioria protestava contra o pagamento por deslocamento de área (roaming), cobrança indevida porque os telefonemas são realizados em território alagoano e não em Sergipe, como registrado nas contas ou no consumo dos créditos.
Sinal é captado por torres instaladas em Sergipe
A cobrança de deslocamento acontece porque o sinal de algumas operadoras avança na área de cobertura na divisa entre Alagoas e Sergipe. Apesar de o usuário se encontrar em território alagoano, o telefonema é captado pelas torres instaladas no estado vizinho, o que gera o ‘roaming’. A medida já adotada por uma das operadoras, antes mesmo da audiência pública, deverá ser seguida pelas concorrentes, conforme ficou acordado depois da audiência, ajuste que depende de medidas técnicas, segundos os representantes das empresas.
Se por um lado a “quebra de roaming” ainda está para acontecer, por outro houve melhora na qualidade do serviço por parte de uma das empresas com sinal disponível em Penedo. O investimento com mais uma torre instalada no centro histórico da cidade já repercute entre os empresários autorizados a vender créditos e serviços da empresa. Durante contato com a reportagem do aquiacontece.com.br, duas fontes asseguraram que as reclamações sobre o sinal da operadora em questão praticamente ‘zeraram’.
Nova operadora chega em Penedo
Enquanto uma das empresas melhorou a qualidade do serviço, outra continua deixando a desejar. As reclamações persistem sobre a impossibilidade frequente de receber ou realizar telefonemas. A entrada de mais uma operadora de telefonia celular em Penedo, empresa que instalou sua primeira torre em terreno situado na Rua João Ramalho, pode ser o ‘empurrão’ que faltava para as demais promovam as melhoras necessárias, antes que a clientela decida migrar de empresa.
Outra medida decorrente da audiência pública é a compensação pelo dano coletivo gerado pela má qualidade dos serviços das operadoras de telefonia celular em Penedo. As empresas se comprometeram em ratear os custos da construção de uma sede própria para o Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor) na cidade, investimento que ainda não tem local definido para ser feito. O órgão funciona atualmente no antigo posto odontológico situado ao lado da Escola Estadual Professor Ernani Méro, unidade de ensino conhecida como Escola Experimental.
*Aquiacontece

Nenhum comentário: