"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESPAÇO ABERTO PARA O LEITOR: SAUDADES DOS TEMPOS DE GLÓRIA DO MURILO BRAGA

 SAUDADES DOS TEMPOS DE GLÓRIA DO MURILO BRAGA

O Colégio Estadual Murilo Braga foi fundado em 1949 e no dia 29 de novembro completará 61 anos de existência em prol da educação dos jovens e referência educacional em Sergipe.
Tenho 49 anos de idade , sendo que há 38 anos o Murilo Braga faz parte da minha vida, 7 anos como aluno e 31 anos como professor. Sou da época que o aluno para ingressar na 5ª série tinha que fazer uma prova de admissão, pela grande quantidade de alunos que queriam estudar no Murilo Braga. Tenho saudades do tempo de aluno e do início da minha carreira, comparando aos dias atuais.
Saudades: de quando o CEMB tinha quase 4 mil alunos e na hora da saída centenas deles enchiam as ruas próximas ao colégio em direção as suas casas, era lindo;
Saudade de ver todos os alunos usando a farda completa, inclusive nas aulas de educação física.
Saudade de quando milhares de pessoas ficavam até o último minuto do desfile de 7 de setembro para ver o Murilo Braga passar com seus alunos vestidos de farda de gala e acompanhados pela Banda Marcial, que era tradição em Itabaiana; de ver os corredores vazios do colégio no horário das aulas, pois existiam 2 inspetores de alunos em cada ala para não permitir o aluno gazear aula, e, além disso, a direção estava sempre presente. Mas na hora do recreio era bonito ver milhares de alunos se divertindo, batendo papo e lanchando nos mesmos corredores; da organização da escola em todos os setores porque tinha funcionários suficientes para a sua manutenção e com isso oferecia conforto aos alunos e professores; de assistir, jogar ou ser técnico na quadra de cimento que existia lotada de pessoas que prestigiavam quando o Murilo Braga jogava, que fosse o futsal, handebol, basquete ou voleibol. Atualmente temos um ginásio de esportes que há quase um ano não funciona, que não existem jogos e muito menos aulas de educação física; do Murilo Braga nos Jogos da Primavera, um gigante que disputava de igual com as equipes de Aracaju, chegando a ficar em 4º lugar no cômputo geral. Foi uma época de gloria do esporte itabaianense; das grandes realizações dos Jogos Internos quando milhares de alunos defendendo as suas turmas se enfrentavam nas diversas modalidades. Infelizmente já faz dois anos que o Murilo Braga não realiza os jogos com seus alunos, mas a quadra está servindo de espaço para a realização de shows com cobrança de ingressos;
Saudade da época em que o Murilo Braga tinha médico, orientador educacional e dentista nos 3 turnos de aula para atender o aluno que precisasse; do tempo em que os alunos tinham opções de estudo, pois quando eles chegavam ao ginásio, atualmente ensino médio, tinham a chance de escolher um dos cursos oferecidos pelo colégio, entre eles: o acadêmico, contabilidade, eletromecânica e formação de professores, o adicional. Os jovens tinham acesso ao mercado de trabalho através dos cursos técnicos e a aprovação no vestibular com o acadêmico, quando centenas de alunos eram aprovados nos principais cursos da UFS a cada ano e sem necessidade de Cotas.
Saudade da melhor Diretora que o Murilo Braga já teve, Maria Pereira da Conceição, pois trabalhou por quase 15 anos em cinco governos com amor, dedicação e competência, mas atualmente já assumiram 5 diretores neste governo e não fizeram administrações satisfatórias para a comunidade escolar.
Todos que gostam do Murilo Braga pedem socorro às autoridades, para que não deixem acabar com a maior instituição de ensino do interior sergipano. Que as saudades sejam substituídas pela esperança de ver decisões que resolvam os problemas através de competência e compromisso dos que têm o poder de decisão a favor do maior patrimônio educacional de Itabaiana, antes que só reste história dos que passaram e têm saudades dos tempos de glória do Colégio Estadual Murilo Braga.
Texto de José Costa - Professor de Educação Física

Nenhum comentário: