"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AUMENTO NAS MENSALIDADES ESCOLARES PODE CHEGAR A 10%

O reajuste das mensalidades das escolas particulares deve mais uma vez superar a inflação. De acordo com a Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (Fenen), o reajuste deve variar entre o índice inflacionário, que deve terminar o ano pouco acima dos 5%, e o teto de 10%. A tendência é confirmada pelas projeções dos sindicatos de escolas particulares nos demais Estados.
O presidente da Fenen, Joaquim Macedo, explica que cada unidade de ensino tem autonomia para calcular suas próprias taxas de reajuste. “Cada escola tem a sua própria planilha de custos. Aqueles que fizerem maiores investimentos, provavelmente terão margens maiores de aumento. A Fenen não interfere no cálculo, apenas orienta os estabelecimentos a preparar suas planilhas”, declarou.
O dirigente da Fenen diz que, pela experiência dos anos anteriores, a média de aumento da mensalidade deve ficar entre 8% e 10% na maioria dos estabelecimentos privados de ensino. “Algumas escolas praticamente não fazem reajuste. Mas se uma escola quer aumentar a mensalidade em 10% em relação ao ano passado, também está no direito dela”, afirmou Joaquim Macedo.
A inadimplência no pagamento de mensalidades, em sua opinião, está dentro do índice normal. “Algumas escolas praticamente não possuem pais inadimplentes, enquanto outras têm mais dificuldades, mas nada fora do normal”, disse. O presidente da Fenen, no entanto, ressalta que esses valores não são utilizados para cálculo do reajuste. “Não podemos avaliar isso como risco. Faz parte de qualquer negócio”, acresceu Joaquim.
Há quase dois meses, a tendência do aumento próximo de 10% já havia sido previsto pela Associação de Pais e Alunos de Sergipe. A orientação da associação, à época, foi para que os pais tentassem a negociação de valores junto às escolas onde estão matriculados os seus filhos. Atualmente, Sergipe possui cerca de 400 escolas particulares, quase metade delas (180 estabelecimentos) em Aracaju.
Fonte:  Jornal da Cidade

Um comentário:

Anônimo disse...

Escola em Sergipe aumentou 26.7% em Tobias Barreto a Escola de Educação Básica Monsenhor José de Souza Santos
IBV (Instituto de Brasileiro de Vencedores). A B I S S U R D O
E os professores tem carteira assinada e recebem a metade do salario e é repassado os encargos da carteira.