"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

POLÍCIA INVESTIGA SE DINAMITE USADA EM ASSALTOS DE BANCOS NO NORDESTE É ROUBADA DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Uma nova modalidade de assalto vem causando medo à população do interior do Nordeste e preocupação às autoridades da segurança pública. Criminosos estão usando dinamite para explodir e roubar dinheiro de cofres de agências bancárias e --principalmente-- caixas eletrônicos. Segundo o Consene (Conselho de Segurança Pública do Nordeste), sete Estados já registraram assaltos deste tipo e mais de 50 casos foram registrados na região em 2010
Segundo o presidente do Consene e secretário de Segurança Pública da Paraíba, Gustavo Gominho, dos nove Estados da região, apenas Alagoas e Sergipe não registraram ocorrências com dinamites. "Os assaltos a bancos e o avanço do crack são nossas maiores preocupações hoje na região", afirmou.
Só na Paraíba, onde a prática teria tido início, foram 14 casos registrados com explosivos este ano. “O primeiro caso registrado no Nordeste aconteceu no meu Estado, no final do ano passado”, disse Gominho. “O crime tem modismo. Há pouco tempo era a ‘saidinha’ de banco, e agora temos esses assaltos com explosivos. Quando o crime é rentável economicamente, ele prospera, e é isso que está acontecendo”, afirmou.
Segundo ele, há suspeita de que os explosivos utilizados pelos criminosos estejam sendo desviados de uma das maiores obras da região: a transposição do rio São Francisco. “O início desse tipo de furto coincidiu com as primeiras explosões para abertura dos canais das obras. Mas isso é apenas uma suspeita, não há nada comprovado. Também investigamos as empresas de mineração e pedreiras. É preciso maior fiscalização do Exército, que hoje está frouxa”, disse.
Apesar de não acreditar que se trate apenas de uma única quadrilha especializada nos assaltos na região, Gominho afirma que vê semelhanças entre as ocorrências e defende que os Estados atuem em conjunto na prática dos crimes. “Nós criamos, na última reunião do Consene, uma comissão para discutir e apresentar soluções e estratégias de combate a esse crime, e essas ações foram aprovadas nesta sexta-feira, aqui em Maceió. Todos os Estados vão colocar em prática”, afirmou.
Na sexta-feira (24), os secretários de segurança pública do Nordeste discutiram o assunto, em Maceió (AL), para definir uma estratégia integrada de combate e investigação dos crimes.
Casos recentes
A última ocorrência foi registrada na quarta-feira (22), em Paratibe (PE), região metropolitana do Recife. O alvo foi um caixa eletrônico dentro de um supermercado, no centro do município. Somente em Pernambuco, segundo a Polícia Civil, foram mais de 40 bancos roubados ou arrombados no Estado este ano --nem sempre com uso de dinamite.
No domingo (19), foi a vez da cidade baiana de Boa Vista do Tupim, a 320 km de Salvador, ser vítima dos assaltantes. Segundo a polícia, seis homens invadiram a agência do Banco do Brasil e levaram o dinheiro do cofre e dos caixas eletrônicos.
As ações acontecem com método semelhante: os criminosos agem quase sempre em pequenas cidades, durante a madrugada e de forma rápida.
Febraban elogia ação integrada no Nordeste
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirmou que os casos de explosões a agências bancárias chamam a atenção da sociedade, mas que já existe uma “colaboração permanente com os órgãos repressores” e investimentos em segurança privada. “A Febraban entende que reuniões como a realizada pelo Consene são importantes, na medida em que contribuem para o aperfeiçoamento do combate a esse tipo de crime”, disse.
A Febraban informou ainda que não tem dados específicos sobre assaltos com uso de explosivos no Nordeste, mas afirmou que o número de assaltos a bancos caíram 73% entre 2000 e 2010, quando foram registrados 1.903 e 420 ocorrências, respectivamente.
Os bancos asseguram também que têm ampliado os investimentos em serviços e sistema de segurança. “Em 2009, esses investimentos totalizaram R$ 7,5 bilhões, ante R$ 3 bilhões em 2003”, afirmou a entidade.
Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário: