"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

OPERAÇÃO “ANJOS DE PEDRA” PRENDE NOVE PESSOAS EM ITABAIANA

A Polícia Civil de Itabaiana, agreste do Estado deflagrou às 6h desta quarta-feira, 8, a “Operação Anjos de Pedra”, que culminou com a prisão de sete pessoas e apreensão de um adolescente de 17 anos. Todos são acusados de integrar uma quadrilha responsável pela venda de crack e outras drogas no chamado Bairro Luís Magalhães, conhecido como “Invasão”, periferia da cidade serrana. Eles também foram investigados pela prática de furtos e roubos. A ação da Delegacia Regional de Itabaiana contou com seis delegados e 25 policiais, tendo apoio do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Campo do Brito. A partir de uma denúncia anônima, agentes do Setor de Entorpecentes da regional, sob a coordenação do delegado Hugo Leonardo Melo, infiltraram-se no bairro durante dois meses, convivendo como moradores da área. Nesse período, eles conseguiram mapear os traficantes e identificar as pessoas que recrutavam os demais moradores para fazer a venda de crack. A prática de apuração é prevista na lei e conhecida como “ação controlada”.Durante o levantamento, algumas micro-câmeras foram implantadas pelos policiais nas ruas do bairro e estas acabaram flagrando até crianças menores de 12 anos vendendo a droga. De acordo com Hugo Leonardo, esses presos passavam pedras de crack às crianças, que a cada pedra de crack vendida, ganhavam R$ 1 e repassavam os R$ 9 restantes ao traficante. “É um estratégia para evitar o flagrante, ou seja, o crime de tráfico aos maiores. As crianças, todas elas, acabaram se viciando em drogas, a gente sabe que os adolescentes também estavam viciados em drogas. Na medida em que foram feitos os pedidos de busca ao Judiciário, também o tratamento ambulatório e clínico dessas crianças que se tornaram viciadas”, relatou o delegado.
Uma dessas crianças, com apenas 11 anos de idade, arregimentava as demais. Esta e outro menino da mesma idade foram detidos e entregues aos pais na Delegacia de Itabaiana. “Sobre os menores, o procedimento foi solicitado ao Ministério Público, que a partir daí tomará as medidas necessárias no sentido de conseguir uma internação”, disse o delegado regional Fabio Pereira. A relação de crianças ainda em formação com a venda e o consumo de pedras de crack foi o mote para o nome da operação: “Anjos de Pedra”.
Durante o período de investigação diversas pedras de crack foram compradas pelos policiais que estavam infiltrados na área. As compras foram gravadas e encaminhadas ao juízo da Vara Criminal de Itabaiana, embasando os pedidos da Polícia Civil de prisão e busca e apreensão. Todos os mandados foram expedidos com o crivo do Ministério Público. Além da apreensão do adolescente de 17 anos, foram presos os adultos José Givanilson, o “Baiaco”, 45 anos, Adriana dos Santos, 34, Marcos Antônio de Souza, o ”Tonhão”, 20, Maria Patrícia dos Santos, 23, Adriano Alves da Mota, 25, Maria Deisevan dos Santos, 33, e Claudio dos Santos Bispo, 26, o “Visgo”. Com os acusados, foram apreendidas diversas pedras de crack e mais de 50 sementes de maconha. O trabalho ainda rendeu a identificação de dois distribuidores da droga, identificados como “Raí” e “Cicinho”, que estão foragidos e foram responsáveis por trazer a Itabaiana 10,5 kg de maconha, apreendidos há um mês no município. Também foi identificado o suspeito Carlos Magno Andrade de Carvalho, responsável por furtos em Itabaiana.

Nenhum comentário: