"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PF VAI INVESTIGAR ATENTADO CONTRA O DESEMBARGADOR LUIZ MENDONÇA, DIZ MINISTRO DA JUSTIÇA

Agentes da Polícia Federal vão trabalhar na investigação do atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, na manhã desta quarta-feira (18), em Aracaju. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
“Recebi uma ligação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral me pedindo para a Polícia Federal entrar no caso. Disponibilizei de imediato e conversei com o governador Marcelo Déda, que aceitou a entrada da PF no caso. Garanti ao governador que a PF terá todo o empenho para descobrir rapidamente a motivação do crime e a localização dos criminosos”, relatou Barreto.
Recebi uma ligação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral me pedindo para a Polícia Federal entrar no caso. Disponibilizei de imediato e conversei com o governador Marcelo Déda, que aceitou a entrada da PF no caso. Garanti ao governador que a PF terá todo o empenho para descobrir rapidamente a motivação do crime e a localização dos criminosos"
Luiz Paulo Barreto, ministro da Justiça
Segundo a assessoria do ministro, o próprio Barreto entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para relatar o episódio.
Mais cedo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou que a Justiça Eleitoral não descartava a hipótese de motivação eleitoral no atentado contra presidente do TRE-SE.
“Não estamos descartando nenhuma hipótese. Pode ser um crime que tenha motivação eleitoral, mas também lembro que o desembargador Luiz Mendonça foi secretário de segurança pública e tem origem também no Ministério Público. Não podemos afastar a hipótese se teria motivação relacionada a uma questão pessoal ou profissional ligada à atuação do desembargador no Ministério Público ou como magistrado”, afirmou Lewandowski.
O presidente do TSE conversou por telefone com Mendonça e disse que o presidente do TRE-SE está fora de perigo e aparentemente bem. Por conta do incidente, Lewandowski cancelou a sessão extraordinária marcada para esta noite. Ele viaja ainda nesta tarde para a capital sergipana.
“Vou acompanhar o início das investigações. Já conversei por telefone com o desembargador Mendonça, ele está bem, escapou com alguns ferimentos, tem ainda fragmentos de metal no corpo, mas está bem de saúde e fora de perigo”, disse o presidente do TSE.
Nesta quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, pediu, por meio de nota,
reforço na segurança dos juízes durante o período eleitoral. Na nota, Peluso pediu aos órgãos oficiais de segurança federais e estaduais que “redobrem a atenção quanto à proteção da integridade física dos magistrados”, principalmente daqueles envolvidos no processo eleitoral.
AtentadoO presidente do TRE do Sergipe ficou ferido após ser alvo de tiros, de acordo com informações da Polícia Militar. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, o carro onde ele estava trafegava pela Avenida Beira Mar, na Zona Sul de Aracaju, e foi atingido por tiros de quatro homens quando estava parado em um semáforo.
Possibilidades de um assalto mal-sucedido são descartadas, segundo a secretaria, porque não houve abordagem antes dos disparos. A placa do veículo de Mendonça sinalizava que se tratava de um carro oficial do Tribunal de Justiça.
Vou acompanhar o início das investigações. Já conversei por telefone com o desembargador Mendonça, ele está bem, escapou com alguns ferimentos, tem ainda fragmentos de metal no corpo, mas está bem de saúde e fora de perigo"
Ricardo Lewandowski, presidente do TSE
Segundo a Polícia Militar, Mendonça foi ferido no ombro e levado para o Hospital São Lucas. Em nota, o Tribunal de Justiça de Sergipe informou que o presidente do TRE-SE foi atingido apenas por fragmentos de projéteis que se alojaram abaixo da pele na região do couro cabeludo, o que não apresenta risco. Por volta das 10h, a assessoria do hospital informou que Mendonça passava por avaliação.
Segundo a assessoria de imprensa de Mendonça, seu estado de saúde é “bom” e ele receberá alta do hospital, onde realiza exames complementares, em até 24 horas.
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou que um policial militar de 41 anos, que dirigia o carro, também chegou a ser atingido e foi encaminhado a um hospital em estado grave. Em nota, o Hospital de Urgência de Sergipe afirma que o motorista foi atingido por uma bala na cabeça e será submetido a uma tomografia para avaliar a extensão do ferimento. O estado de saúde do paciente é considerado gravíssimo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, a polícia faz buscas na região para localizar os suspeitos, que fugiram após efetuar os disparos. O carro usado na fuga foi encontrado queimado a cerca de 300 metros do local do crime. A polícia suspeita que os criminosos tenham utilizado um segundo carro para continuar a fuga. Pontes e regiões de divisa do estado estão sendo monitoradas.

Nenhum comentário: