"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MPE FORMA LISTA TRÍPLICE PARA ESCOLHA DE PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA

Está formada a lista tríplice que será entregue ao Governador do Estado, Marcelo Déda, para a escolha do Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe que atuará no comando da Instituição durante os próximos dois anos. O pleito foi realizado das 8h às 12h da segunda-feira, 20 de outubro.
A lista tríplice foi formada com os nomes dos 3 Procuradores mais votados: na ordem, Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, Maria Luiza Vieira Cruz e Josenias França do Nascimento. Segundo a Comissão Eleitoral do MPE, integrada pelos Procuradores de Justiça Ana Christina Brandi, José Luiz Melo e Maria Creuza Figueiredo, todo o processo foi realizado obedecendo às determinações legais dispostas na Lei Orgânica do Ministério Público. O voto é secreto, obrigatório e plurinominal. Para a Comissão, essas eleições se constituem no aperfeiçoamento do processo democrático, na medida em que Procuradores e Promotores podem escolher aqueles que figuram na lista tríplice, a ser submetida ao Poder Executivo.
O Procurador Josenias França do Nascimento considera o processo eleitoral no MPE de uma importância singular, já que leva em conta a vontade dos componentes da classe para a formação da lista tríplice. Por sua vez, a Procuradora Cristina Mendonça, atual ocupante do cargo, vê a eleição como a oportunidade em que são definidos os rumos da Instituição, através da apresentação de novas propostas que enriquecem o debate. “A eleição significa, também, a valorização de cada membro do MPE, já que, democraticamente, os votos de todos têm o mesmo valor, e demonstram a aprovação ou não da atual gestão”, afirmou a Dra. Cristina. Para a Dra. Maria Luiza, “as eleições do MPE representam um processo democrático que se renova bienalmente, possibilitando uma alternância de poder muito saudável para a Instituição”. O Dr. Rodomarques Nascimento, atual Coordenador Geral do MPE que também candidato, afirmou que é “homenageando o Princípio do Estado Democrático de Direito que os membros do Parquet Sergipano elegem a lista tríplice para a escolha daquele que representará a Instituição nos próximos dois anos

Nenhum comentário: