"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Rosário do Catete: descaso com o dinheiro público

O município de Rosário do Catete, com uma das maiores receitas de royalties do Estado, sendo o 5º na escala dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) sergipanos, é um exemplo de descaso com o dinheiro público. Falta compromisso por parte da gestão municipal. Com tanto dinheiro entrando nos caixas da prefeitura, a expectativa é que a população, ao menos, seja beneficiada com investimentos, sempre no sentido de garantir uma melhor qualidade de vida para os munícipes.
Preocupado com a realidade de abandono em que se encontra o município, o ex-prefeito Laércio Passos (PSD) tem percorrido Rosário do Catete acompanhado de sua assessoria, tem ouvido críticas e sugestões da população agora começar a externar as mazelas, os sintomas de abandono e descaso do poder público, seja na sede, seja nos povoados. “Fui prefeito por oito anos desse município e tenho um carinho enorme por essa gente. Não posso silenciar diante deste estado de caos”.
Na sede do município Laércio, logo na entrada da cidade, o visitante já tem uma má impressão do desleixo da administração. No calçadão principal os bancos, exclusivamente por falta de manutenção da secretaria de obras da prefeitura, estão destruídos e/ou danificados. “A comunidade tem me reclamado que desse jeito fica complicado você sentar a noite e bater um papo descontraído. Sequer há onde se sentar”, reclama o ex-prefeito.
Chegando ao Conjunto “Morada do Sol” a situação também é caótica. Lá tem sido normal a cena clássica com as mães de famílias carregando latas de água na cabeça. Crianças tomam banho e as mulheres lavam roupas e levam água potável para cozinharem. “Isso é inadmissível nos dias de hoje e logo em um município que possui uma receita extraordinária, como acontece em Rosário do Catete. É um trabalho repetitivo e pesado dessas bravas mulheres”.
Em seguida, Laércio Passos revela um dado ainda mais grave. “O povo desse Conjunto só tem água graças a caridade do amigo, o senhor Ronaldo. É um morador da região que doa sua própria água para atender a comunidade. Cadê o saneamento básico do município? Cadê a rede de esgoto? Quantas crianças e adultos não estão correndo riscos de contaminação? É puro descaso da prefeitura de Rosário do Catete”.
Por fim, Laércio Passos e sua assessoria foram conduzidos por moradores para o povoado Tamandaré, mais precisamente na “Rua da Palha”. Lá o ex-prefeito constatou o estado de abandono em que se encontra a Escola Municipal Cônego Serapião Machado. O acúmulo de lixo na área interna da instituição e nos arredores da escola pode contribuir com a proliferação de doenças e entupimento de esgotos.
“Recebemos a informação e com tristeza viemos conferir de perto o desprezo do poder público municipal com a Escola Serapião Machado. O teto está desabando, há muito tempo que a unidade não vê uma reforma, existem goteiras na escola e os banheiros estão em péssima condição de uso. Não dá se sentir confortado diante de tantas mazelas, e logo comprometidas pelo poder público”, encerrou Laércio Passos.
Da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: