"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A INÉPCIA DA ADMNISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ITABAIANA

O slogan da administração do ex-presidente da República Velha, Washington Luís           ( 1869 – 1957 ) era:  “ Governar é abrir estradas. “  Mas toda estrada que se abre requer sazonalmente serviço de manutenção.  Em Itabaiana, serviço de manutenção das estradas vicinais e estradas dos povoados, transformaram-se em exemplo de abandono e desprezo pelo atual gestor municipal. Causando a ira e a revolta do agricultor que precisa transportar suas hortaliças e  hortifrutigranjeiros para a zona urbana. A máquina patrol nessa gestão raramente se fez presente  nos povoados de Itabaiana. Há alguns meses atrás houve até denúncias de que a máquina estaria fazendo serviço de terraplanagem em um município baiano. Então durante esse 3 anos da administração Luciano Bispo, a estradas foram tratadas com desdém, desprezo  e quase todas elas, abandonadas.
     Quando o Prefeito Luciano Bispo assumiu seu 4.º mandato gerou no comércio uma série de dúvidas e incertezas quanto ao tratamento que ele daria ao servidor público na pontualidade com o pagamento, pois na gestão anterior, um cartão de crédito fornecido pelo lojista a um servidor municipal, era certeza e garantia de pagamento de débito em dia. Voltou em 2009, Luciano ao poder e hoje o lojista, olha pro servidor de soslaio  e  não tem mais interesse em vender a prazo ao servidor municipal. Até para os professores que sabem que as verbas do Fundeb, nunca atrasam um dia sequer, abarrotando os  cofres municipais, pegaram dias de atrasos  de pagamento. Enquanto que o professor quando vê o fim do mês chegando, paira em sua mente a dúvida  de que no mês que entra, vai receber até o 5º dia útil.  Imagine se o servidor não tivesse sindicato. Se não houvesse o Ministério Público, o quadro caótico e ditatorial que se estabeleceria nas prefeituras de todo o país.
       Outro fato interessante da administração Luciano Bispo é o critério para pagamento de fornecedores. Não existe critério, e todos reclamam do atraso de pagamento por parte da PMI. Alguns comentam que até existe o drible do celular. Quando um fornecedor vai a prefeitura tentar receber o débito, alguém coloca o celular no ouvido, finge estar conversando ao celular  e escapa como um foguete pela tangente, deixando o fornecedor a ver navios. Alguns comentam que outra metodologia  para a prefeitura de Itabaiana fazer pagamento a fornecedor, é através de enviados especiais. Copiou da Rede Globo. A Globo para fazer matérias jornalísticas de grande  repercussão  mundial, envia seus jornalistas, enviados especiais. Segundo alguns informantes, A PMI de Itabaiana envia alguns enviados especiais para fazer pagamento a alguns fornecedores mais exaltados.
     Quando a ex-gestora do município enviou para câmara municipal um projeto de terceirização do município para a contratação de merendeira, vigilante, gari, o grupo liderado por Luciano Bispo fizeram a maior algaravia e espalhafatos na frente da câmara contra o projeto do executivo municipal.  Depois que retornou ao poder, Luciano Bispo contradizendo o que disseminava, terceirizou, e contratou uma empresa de serviço de limpeza urbana, afastando a chefia do comando,  o servidor Heleno de Duca,  e delegando o serviço da limpeza pública a essa renomada empresa que  decepcionada com a inadimplência do município, foi embora para nunca mais voltar. E hoje o que se vê, são ilhas de lixões espalhadas por toda cidade, sem força de dar vencimento a toda a demanda que o serviço de limpeza necessita. 
     Certa feita um promotor de justiça da Comarca de Aquidabã, firmou um termo de ajuste e conduta com todos os municípios circunscritos àquela vara judicial para  que todos os prefeitos daquela região,   fizessem  festas ou realização de eventos, se estivessem adimplentes com os servidores e todas as obrigações constitucionais. Esse TAC seria importante ser feito em Itabaiana, porque existe gestor que dá mais importância às festas, folguedos, exibicionismo,  ilustração, shows pirotecnicos e  propaganda enganosa, em detrimento de ser dado atenção ao servidor.  Demonstrando insensatez, desprezo e despreocupação com fornecedor e funcionário,  que vivem constantemente  com pagamento e  salários atrasados.
                                
Por Hélio Dutra

Nenhum comentário: