"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MARCOS AURÉLIO - MAQUIAVEL E O CINISMO‏

Na Política, os fins justificam os meios, mesmo quando o Secretário de Comunicação Marcos Aurélio vai para o rádio mentir.

Já dizia o famoso e tão atual filósofo Nicolau Maquiavel (1469-1527) em sua obra O Príncipe "os fins justificam os meios". Este filósofo transformou o olhar sobre a política. Ao meu ver enxergou uma política técnica e eficiente em relação a manutenção do poder.

Para Maquiavel, a importância política se consolida na potencialidade de garantir a unidade, a ordem, a segurança e a prosperidade de uma comunidade. Se para conseguir isso o político precisa ser tirano, ganancioso ou imoral, Maquiavel defende esses atributos. Dessa forma podemos ver que Maquiavel não defende necessariamente um governante imoral. Para ele, se esse atributo contribuir para a unidade política, é importante que continue, como também, se numa determinado governo, para garantir a unidade política o governante precise ser moral, continue sendo moral. Não importa como se chega nessa unidade política, desde que se chegue nela (os fins justificam os meios).

Os métodos de Maquiavel é livro de cabeceira de muitos políticos. A diferença é que o objetivo proposto por Maquiavel na qual consiste na unidade política de uma comunidade, é mudado para uma busca totalmente voltada para o alcance do poder, ou seja, se para que que eu consiga o poder eu precise fazer coisas (boas ou más), eu farei (os fins justificam os meios).

Existem políticos que para conseguir ou manter o poder rompem com amizades que um dia foram verdadeiras; mudam de caráter como se mudassem de roupas; criam "fachadas" permanecendo com as esposas para garantir a imagem de uma pessoa de família; carregam bebês que nunca mais voltaram a vê-las; tomam café na feira; abraçam pobres e consola os aflitos. Vão para o rádio mentir, como o porta-voz de Luciano Bispo, o Sr. Marcos Aurélio fez, abolindo o princípio da ética, quando anunciou que Valmir de Francisquinho almejava ser o candidato a vice prefeito de Luciano. Como o Sr. Marcos Aurélio está mais apagado que pavio de candeeiro sem querosene,. Marcos foi excluído da FM Itabaiana e seu blog, a última matéria que o mesmo publicou foi no mês de junho, talvez essa foi uma tentativa de sair do ostracismo que ele está envolto. O Secretário Marcos Aurélio pejorativamente lembra a Escola Filosófica do Cinismo, O Cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, cujo maior nome foi Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava essencialmente o desapego aos bens materiais e externos. Para os Cínicos, a vida virtuosa consiste na independência obtida através do domínio dos desejos e necessidades. para encorajar as pessoas a renunciar aos desejos criados pela civilização e pelas convenções, os Cínicos empreenderam uma cruzada de escárnio anti-social, na esperança de mostrar, pelo seu próprio exemplo, as frivolidades da vida social. Sem vislumbrar o cinismo Maquiavel dizia que o político não precisa ser bom, mas apenas parecer bom. Dessa maneira as qualidades morais se tornam simples instrumentos na luta pelo poder e no sucesso político. E a mentira, e o subterfúgio para tentar enganar o povo faz parte disso.

Veja o que o secretário Marcos Aurelio disse no site NE NOTÌCIAS em 2006 a respeito do então e atual Prefeito Luciano Bispo.

Fonte: http://www.nenoticias.com.br/lery.php?var=1166698223

Publicado em 21/12/2006 às 07:50 h

SITUAÇÃO REAL:

A justiça anulou o concurso público realizado de forma fraudulenta por Luciano Bispo de Lima, e nenhum dos atuais trabalhadores, a exceção dos que ingressaram antes de 1983 (direito assegurado pela Constituição Federal), os professores e aqueles que foram aprovados nos concursos realizados pela atual gestão, tem direito a permanecerem nos cargos da prefeitura.

SOLUÇÃO 1:

Pela exigência da Justiça, qualquer pessoa para ingressar no serviço público precisa passar pelo processo de seleção, através de concurso público, sério, honesto e transparente. Não há outra forma de efetivação do servidor público!

ALTERNATIVA LEGAL:

Para evitar que as pessoas idosas, que trabalham nas áreas, que serão extintas (garis, margaridas, serventes, merendeiras, etc) sejam demitidas e fiquem na rua da amargura, apenas as terceirizações destes serviços, permitirá a contratação direta destas pessoas, sem que haja ilegalidade e muito menos prejuízo na renda delas.

Finalizando, este é o verdadeiro quadro da situação das pessoas que trabalham na prefeitura de Itabaiana e que foram enganadas com promessas mentirosas e irresponsáveis feitas por alguém que nunca teve compromisso com a moralidade na gestão pública. Pessoa essa que achou que a prefeitura lhe pertencia, assim como ter a posse de uma fazenda, onde ele fazia o que bem queria, sem a menor preocupação com as questões legais. E hoje, infelizmente, aqueles que foram enganados estão enfrentando esta situação desesperadora.

E o que é pior! O próprio ex-prefeito e seus aliados, são os primeiros a criar a onda de terrorismo, amedrontando os trabalhadores, criando uma cortina de fumaça para que a sociedade não possa enxergar os seus crimes, reconduzindo-o ao comando do executivo municipal em 2008, e tentando confundir a cabeça dos vereadores que terão a responsabilidade de resolver a situação.

Com a palavra os vereadores de Itabaiana!

Hélio Dutra

Nenhum comentário: