"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

LUCIANO BISPO X IRMÃOS AMORIM

Luciano Bispo X Irmãos Amorim

Embora estivesse com a atenção voltada exclusivamente para o orquestrado movimento de entrega das 150 mil assinaturas ao ministro da Saúde, cujo estardalhaço, foi providencial para responder publicamente às declarações de Déda e Jackson, que, segundo aos comunicadores, tentaram roubar a paternidade do Hospital do Câncer, o senador Eduardo Amorim (PSC) conseguiu parar para ouvir o “eco” do discurso proferido pelo prefeito de Itabaiana Luciano Bispo (PMDB).
Numa solenidade pública de inauguração de obras patrocinada pelo governo de Sergipe, o governador Marcelo Deda (PT) também orquestrou ao acomodar em seu palanque a sua aliada Maria Mendonça (PSB) e o seu grande rival Luciano Bispo. Sendo que num dado momento, surpreendendo aos itabaianenses que acompanhavam a solenidade, o prefeito Bispo, depois de rasgar elogios ao governador Déda, o lançou para o Senado Federal numa chapa encabeçada por Jackson Barreto (PMDB).
O lançamento soou como uma bomba e surpreendeu a muitos, menos a Déda e a Jackson, que já sabiam antecipadamente qual o objetivo final da montagem daquele cenário.
A declaração de Bispo é surpreendente por vários motivos: Primeiro porque nos últimos dois pleitos estaduais, Déda teve em Luciano um dos adversários mais ferrenhos, pelas críticas duras ao PT, e pelas avaliações negativas ao político Deda. Em segundo lugar é preciso lembrar que a dedicação de Luciano para derrotar os aliados do governador, chegou a repercutir nacionalmente, quando Serra fez referencia ao desempenho do prefeito de Itabaiana.
Mas para Luciano isso é coisa do passado. Assim como é coisa do passado a sua irmandade com o deputado José Carlos Machado e sua incontida paixão com o ex-governador João Alves Filho. Mas quem acompanha a política de Sergipe, sabe também da admiração pessoal de Luciano pelo político Jackson Barreto, que nos idos de 80, quando Jackson peitava quase que de forma isolada a elite política de Sergipe, sempre contou com a ajuda estruturante de Luciano Bispo para disputar a Prefeitura de Aracaju.
Vários são os estragos criados pelas declarações de Bispo em apoio à chapa Deda/Jackson, mais o estrago maior será sem dúvida alguma o promovido nas hostes dos irmãos Amorim. Embora firmando compromisso público com outra candidatura, todos em Itabaiana têm conhecimento que a irrigação efetiva, feita pelos irmãos Amorim, sempre foram direcionadas para o terreno político de Bispo.
Nos últimos pleitos municipais, a vitória de Luciano só foi possível pela sustentação política advinda dos Amorim, porém, daqui pra frente, o que aconteceu em Itabaiana deve se repetir em outros municípios. Será uma forma do governador mostrar através de Jackson que a base construída pelos irmãos sob um grande estardalhaço, não foram feitas em alicerces tão sólidos. A repercussão, no entanto, ficará por conta de que pela primeira vez Amorim enfrentará como adversário, o irrequieto e destemido Jackson Barreto. E por outro lado, em Itabaiana, será a primeira vez que Luciano terá a família Amorim como adversária.
Sergipe sempre foi assim, um lugar diferente do resto do mundo, e é exatamente aqui, onde a campanha eleitoral de 2014, será realizada antes mesmo da 2012.
 * Coluna de Claudio Nunes

Nenhum comentário: