"Sem medo da verdade."

domingo, 10 de abril de 2011

ESPAÇO ABERTO PARA O LEITOR: PUBLICIDADE ABUSIVA

PUBLICIDADE ABUSIVA
Reconheço a publicidade brasileira como muito criativa, imagino até que esteja entre as melhores do mundo, mas é necessário bom senso e cuidado com o que apresentamos aos consumidores. Nossa sociedade já é suficientemente violenta e encarna os preconceitos raciais, sociais, de gênero, entre outros, com muita propriedade, são inúmeros os exemplos que temos, assim, entendo que a publicidade precisa ser cuidadosa para não estimular praticas que condenamos.
Quando o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi elaborado, seus autores preocuparam-se em estabelecer limites para os apelos da publicidade. A Lei estabeleceu que “é considerado publicidade abusiva, dentre outras, a discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança”.
Tenho assistido uma publicidade da marca Renault com apreensão: uma pessoa com veiculo sem combustível pega carona e conhece as vantagens do veiculo Renault, na volta despeja a gasolina que comprou na lataria do seu carro, toca fogo e provoca uma grande explosão.
Na primeira vez que vi a publicidade achei de gosto discutível e imaginei que seria retirada pelos órgãos de fiscalização publicitária, para minha surpresa ela continua sendo veiculada.
Penso que tocar fogo no veiculo da outra marca, como apelo aos consumidores que não possuem veículos do anunciante, foi um equivoco. A discriminação veio acompanhada da incitação a violência e do desrespeito a valores ambientais.
Entendo que a publicidade ofende as pessoas que não possuem veículos da marca e literalmente sugere que se livrem deles, mesmo que seja necessário tocar fogo no seu patrimônio. A imagem é violenta e mostra uma grande explosão que pode ser vista a distancia, poluindo o ambiente. “Onde já se viu tocar fogo em carro?”.
Espero que os militantes da defesa dos consumidores avaliem a publicidade que a meu ver é abusiva e contraria direito básico dos cidadãos previsto no CDC.
*Sydnei Ulisses de Melo

Um comentário:

Eliézer disse...

Pertinente. Gostaria de saber qual a marca do veículo incendiado.