"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CORRUPTOS E CLEPTOMANÍACOS

O filho que rouba o dinheiro da mãe guardado para o remédio dos irmãos mais novos; o rapaz que vende os objetos da mãe para conseguir a sua droga está doente. Não é apenas questão moral: tornou-se mental. Funcionário público, o juiz, o político, prefeito, deputado, senador, enfim homens públicos, mulheres a serviço do país, cidadãos que diante do dinheiro que lhes passa pela mão não resistem e roubam estão gravemente enfermos.
   É mais do que problema moral, vergonha na cara: é questão de tratamento com psiquiatra. Ninguém pode ser assim tão imoral. Sabe que rouba, sabe do mal que o roubo causará, entende o que sua corrupção e seus desvios vão causar a milhões de cidadãos, sabem das escolas, creches, asilos, orfanatos, hospitais, estradas que deixarão de ser construídas, e mesmo assim desviam milhões para si e para seu partido.
   Com o dinheiro que tiram do povo e mandam para o exterior ou puxa para sua família cometem ato de traição e lesa-pátria. Em outras nações são decapitados ou cometem suicídio. No Brasil recorrem dez vezes e passam anos em liberdade. Há casos em que o prazo expira… Não sentem remorso nem devolvem.
   Quem chega a esse ponto chegou a uma das piores formas de loucura, porque se convence que tem direito ao dinheiro que não é seu. Descoberto, nega-se a revelar onde o colocou, porque continua achando que aquele dinheiro é seu. É o ladrão que se nomeia proprietário. Por isso e por outras razões todo juiz deveria sentenciar alguém pego em corrupção e desvio de verba a um tratamento psiquiátrico. Talvez o psiquiatra conseguisse abrir uma brecha naquele cérebro irremediavelmente fechado para a moral e para a justiça. Por mais inteligente que seja um cidadão, se rouba e não se arrepende nem devolve ou quando chega a ponto e roubar a própria mãe e o próprio país, está perto da loucura. O verbo possuir enlouquece. O toxicômano é vitima dos tóxicos, o alcoólatra vitima do álcool e o corrupto vitima da riqueza. Dinheiro nele tem efeito semelhante à garrafa de pinga ao alcance do alcoólatra; basta o cheiro para ele perder o controle. No caso do corrupto, basta a chance de desviar algum dinheiro para ele perder o controle, esquecer que já foi condenado. Torna a roubar.
  É doença. Oremos por esses grandes enfermos nos quais o povo votou! Oremos pelos pequenos enfermos, porque tudo começa com dez reais ou com a pequena propina. Eduque seu filho para entender que até a moeda de dez centavos que é do outro deve ser devolvida. Se ele chegar ao poder ou perto do governo talvez se lembre que os milhões que passam por sua mão não são nem do seu partido nem da sua família…
POR PADRE ZEZINHO

Nenhum comentário: