"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 14 de março de 2013

Valadares Filho quer intensificar a fiscalização sobre as ações de organização da Copa das Confederações

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) aprovou três requerimentos de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE); dois deles destinados a fiscalizar as ações de preparação para Copa das Confederações a ser realizada no Brasil no período de 15 a 30 de junho deste ano.
O primeiro requerimento propõe que a Comissão de Turismo e Desporto realize visitas às cidades-sedes da Copa das Confederações: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
O objetivo das visitas, segundo o deputado é que, com a proximidade da realização da Copa das Confederações, faz-se necessário realizar um acompanhamento mais de perto do andamento das obras dos estádios e de todas as demais ações de preparação para realização dos eventos esportivos.
“Lembramos que é imperioso assegurar o sucesso na organização da Copa das Confederações, pois esta servirá como preparação para a Copa do Mundo de Futebol em 2014”, esclareceu.
Valadares Filho destacou ainda que a principal importância das visitas às cidades-sedes é cumprir o papel de fiscalização que cabe aos parlamentares. “Durante essas visitas, além de verificar o estágio das obras dos estádios, de mobilidade urbana e dos aeroportos, também serão realizadas reuniões com todos os segmentos envolvidos no trade turístico para assegurar um padrão de qualidade na organização dos eventos esportivos e no atendimento aos visitantes.”
Para o deputado sergipano, é preciso assegurar que a realização dos megaeventos esportivos deixe um legado positivo para o turismo brasileiro e, consequentemente, para a população.
Outro requerimento, apresentado por Valadares Filho, propõe a realização de audiência pública com autoridades do setor de aviação e representantes das operadores de transporte aéreo. A finalidade dessa audiência é para que a CTD possa tomar conhecimento das providências que estão em curso para assegurar a qualidade no atendimento aos passageiros no período da Copa das Confederações.
O deputado disse que está preocupado com o desempenho das empresas aéreas com o aumento do fluxo de passageiros. “Queremos saber quais as providências que as empresas aéreas estão planejando para atender com qualidade o intenso fluxo de turistas, atletas e autoridades internacionais que visitarão o Brasil, por ocasião da Copa”.
Segundo Valadares Filho, para se ter uma ideia da dimensão do se espera no período dos eventos esportivos, basta tomar como parâmetro os constantes problemas que os passageiros têm enfrentados nos aeroportos brasileiros nos períodos de alta estação. “Dá para imaginar o impacto que se terá com a Copa das Confederações”, alertou o parlamentar sergipano.
Além da Agência Nacional de Aviação Civil e a Infraero, também serão convidados para audiência pública, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representam as cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP .
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Romário, sugeriu que nessa audiência pública também fosse indagado à ABEAR sobre as razões para os constante aumentos das passagens aéreas, que vem inibindo a expansão do turismo nacional.
O último requerimento convida o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes de Almeida, para comparecer a Comissão de Turismo e Desporto a fim prestar informações sobre os Planos, Programas e preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016, a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: