"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ranking da VEJA classifica Eduardo Amorim como melhor senador de SE

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) é o único parlamentar sergipano classificado pela revista VEJA e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, pela sua atuação no Congresso Nacional. A pesquisa avaliou os parlamentares brasileiros (deputados federais e senadores), aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas. Líder do Partido Social Cristão no Senado, Amorim, está em seu segundo mandato e já figura entre os principais políticos do País.
"Estou no meu segundo mandato, e tenho responsabilidade com o que idealizo. Estive presente nos principais debates das comissões e realizei como vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e da Subcomissão Do Nordeste visitas pelas cidades, aprofundando os debates e conhecendo as realidades dos diversos locais",informou o senador.
Segundo a publicação da VEJA, dessa semana, o ranking de parlamentares realizado com a colaboração do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro será feito anuamente. Proposições que melhor classificaram os parlamentares. Ganhou pontos o parlamentar cuja atuação favoreceu a aprovação da lei que determinou a fixação do salário mínimo (SM) por decreto presidencial. "Abstraindo outras considerações secundárias, a nova lei permite ao Executivo um controle mais efetivo sobre sua gestão do gasto público, dado o impacto do valor do SM no déficit da Previdência e, por conseqüência, nas contas públicas", disse Amorim.
A VEJA aplicou uma "cláusula de ética", expurgando previamente da análise os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa. "Trabalho com o regimento da ética e do que seja o melhor para o maior número de pessoas. Fui eleito para representar, para ser a voz ativa de quem clama por dias melhores e pela justiça. Exemplo maior foram nossos inúmeros discursos enaltecendo programas que favoreceram a Saúde, a Educação e a Infraestrura do nosso País", completou Eduardo Amorim.
Destaques do Senador Eduardo Amorim
Participou dos debates da divisão dos royalties. Segundo ele Sergipe teria perda, com um artigo no PLS, que mudaria o mapa dos royalties. Segundo o IBGE há um cálculo para definir onde os poços de petróleo estão produzindo e para qual Estado eles produzem. "Observei o problema e de imediato contestei. A área do mar que pertence a Sergipe teria diminuído, para efeito de arrecadação de royalties estava reduzido", disse.
Defesa da Saúde
O SUS é considerado um modelo universal de assistência, conhecido no mundo inteiro, mas ainda padece pela ineficiência dos seus serviços aos usuários. Para o senador Eduardo Amorim, que é um dos médicos no parlamento federal, o SUS não pode ser comparado com a iniciativa privada. "A comparação do SUS com a iniciativa privada é um equívoco, pois o outro lado é elitista e o sistema único é universal. Antes de qualquer coisa é preciso garantir os recursos necessários para o exercício das suas atividades. Temos o maior sistema de atenção à saúde do mundo, entre aqueles países que oferecem um sistema gratuito, o Brasil é o que mais abrange o maior número de pessoas", comunicou Amorim.
Direitos Humanos e Legislação Participativa
O trabalho parlamentar de Amorim, também, foi aferido pela sua atuação positiva na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Ele teve projetos relevantes aprovados e que irão melhorar a mobilidade das pessoas a exemplo das causas judiciais e administrativas que tenham pessoas com deficiência como parte interveniente poderá contar com prioridade na tramitação e outro dará prioridade de atendimento às pessoas que especifica para determinar a reserva de assentos especiais nos sistemas de transporte para as pessoas com obesidade mórbida.
A listagem completa do ranking de deputados e senadores pode ser consultada em VEJA.com

Nenhum comentário: