"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

TRANSPOSIÇÃO

Bispo retoma greve de fome

O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, de 61 anos, resolveu voltar a fazer greve de fome para protestar contra as obras de transposição do Rio São Francisco, que estão sendo realizadas por tropas do exército no Norte da Bahia. A manifestação, que começou às 10 horas de ontem, em Sobradinho (BA), 554 quilômetros a Noroeste de Salvador, localizada na margem do rio, ocorre dois anos e um mês depois que o religioso encerrou um jejum de 11 dias, pelo mesmo motivo.
"Naquela época, o governo e eu assinamos um acordo que previa o encerramento da transposição e o início de um grande debate da sociedade em torno do desenvolvimento das populações que vivem nas regiões abastecidas pelo rio", conta. "Este recomeço é um protesto desesperado porque o governo não cumpriu o acordo".
A greve de fome foi iniciada no momento em que Cappio protocolou uma carta para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, o bispo ressalta que há "propostas para garantir o abastecimento de água para toda a população do Semi-Árido com as ações previstas no Atlas do Nordeste apresentadas pela Agência Nacional das Águas (Ana) e as ações desenvolvidas pela Articulação do Semi-Árido (ASA)", fazendo com que a transposição seja desnecessária.
Cappio afirma que está disposto a morrer "pela vida do rio e a do povo". "Só há duas formas de eu interromper este protesto: se as tropas do Exército saírem dos locais onde estão sendo realizadas as obras ou se forem arquivados definitivamente os projetos de transposição", garante.

Nenhum comentário: