Depois de passar boa parte da madrugada desta sexta-feira (4) às escuras, grande parte da região Nordeste do país começa a ter o fornecimento de energia restabelecido. Pelo menos nove Estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Piauí – foram atingidos por um apagão, que começou por volta das 23h20 desta quinta-feira (3) e foi causado pelo desligamento de linhas de transmissão da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco).
O presidente da Chesf, Dilton da Conti Oliveira, confirmou durante a madrugada que a causa do problema ainda é desconhecida, mas que todas as equipes disponíveis da companhia foram acionadas para trabalhar na retomada do fornecimento de energia.
- Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos Estados. Todo o pessoal da Chesf foi acionado. Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência.
Durante o período de escuridão e poucas informações, as redes sociais ajudaram na divulgação de informações em vários pontos do Nordeste. Ao mesmo tempo que faltou energia nas principais capitais da região e em muitos municípios do interior, a luz foi voltando gradativamente, por volta da 0h30 desta sexta, porém de maneira lenta e ainda sofrendo interrupções, relatadas por muitas pessoas através do Twitter.
O próprio presidente da Chesf sofreu com o apagão e prometeu não medir esforços para esclarecer as razões do problema enfrentado pela população nordestina.
- O mais importante agora é que a causa do problema não está impedindo o restabelecimento da energia. Acredito que nas próximas horas tudo esteja normalizado. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou.
Queda de linha de transmissão dá início a efeito cascata
As primeiras informações indicam que, possivelmente, uma linha de transmissão da Chesf entre Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE) saiu de operação, causando problemas no fornecimento de energia no Nordeste. Pelo menos três das nove usinas comandadas pela companhia teriam saído de operação durante o apagão: Xingó, Paulo Afonso e Luís Gonzaga.
A Chesf não informou quanto tempo as usinas ficaram paralisadas, mas o religamento foi feito de maneira gradativa, de maneira preventiva contra a possibilidade de acidentes. Tão logo a energia voltou ao sistema as diversas subestações espalhadas pelo Nordeste voltaram a operar e levar energia. Contudo, oscilações ainda foram sentidas durante a madrugada, causando novas quedas no período em cidades como Salvador e Recife.
Muitos internautas informaram seus problemas com a falta de luz pelo Twitter. O tag #apagao tornou-se, durante a madrugada, o mais comentado do país e o 2º do mundo, atrás apenas de um tag patrocinado por uma montadora de carros. O problema no Nordeste também foi atrelados a outras tags, como #blecaute e #chesf.
Há quase um ano, no dia 10 de fevereiro de 2010, a região Nordeste também ficou às escuras durante cerca de 30 minutos. Na ocasião, a Chesf informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica para nove Estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) foi causada por um problema nas linhas de transmissão que cortam as regiões Norte e Sudeste.
Outro apagão recente foi testemunhado pela população de 18 Estados do país em novembro de 2009, quando três linhas de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, foram desligadas e interromperam o fornecimento. Condições meteorológicas, segundo as autoridades na época, ocasionaram o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário