O secretário de Estado da Educação de Sergipe, Belivaldo Chagas, foi eleito o primeiro vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), durante a 1º reunião extraordinária de 2011 da entidade, realizada na manhã desta quarta-feira (16), quando foi escolhida a nova diretoria para o biênio 2011/2012. O evento está ocorrendo em Brasília, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Os novos secretários também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho e os objetivos do CONSED que, em 2011, completará 25 anos. Durante a reunião foi lançado o Prêmio Gestão Escolar - Ano-Base 2010, que tem o objetivo de valorizar as escolas públicas que se destacam pela gestão competente e por iniciativas e experiências inovadoras na melhoria da aprendizagem dos alunos. A ex-presidente do CONSED, Yvelise Arco-Verde, apresentou o prêmio aos secretários.
Eleição
A secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul, professora Maria Nilene Badeca da Costa, foi eleita presidente do CONSED, juntamente com as vice-presidências divididas por região. O secretário de Sergipe, Belivaldo Chagas Silva, é o primeiro vice-presidente; Klinger Marcos Barbosa Alves, secretário de Educação do Espírito Santo, o segundo vice-presidente; Danilo de Melo Souza, secretário de Educação do Tocantins, terceiro vice-presidente; e Marco Antonio Tebaldi, secretário de Educação de Santa Catarina, foi eleito o quarto vice-presidente do CONSED.
Na oportunidade também foi composto o Conselho Fiscal que será formado pelos titulares: Miriam Correa, do Amapá; Regina Vinhaes, do Distrito Federal, e Jorge Alberto Canto, de Rondônia. Os secretários de Goiás, Thiago Peixoto; do Rio Grande do Sul, José Clóvis de Azevedo e do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, são os suplentes.
Apresentação
A reunião extraordinária serviu ainda para os secretários se apresentarem e comentarem sobre os desafios e perspectivas para os próximos quatro anos. Eles receberam do CONSED um material com as informações e ferramentas necessárias para atuarem à frente da Educação em seus Estados.
Também foi apresentado aos novos gestores da Educação nos estados o trabalho que o Conselho vem desenvolvendo nos últimos 25 anos. A presidente interina do CONSED, Maria Correa da Silva, deu as boas-vindas aos novos secretários estaduais e destacou a maturidade da entidade na discussão das políticas nacionais educacionais. "Aqui há necessidade de construir consensos, além das cores partidárias", afirmou. Em seguida, a ex-presidente do CONSED, Yvelise Arco-Verde, falou sobre o trabalho do Conselho e seus princípios.
Parlamentares
Para encerrar o dia, os secretários participarão de um jantar em comemoração à eleição da nova diretoria. A nova presidente do CONSED fará uma homenagem aos secretários de Educação que foram eleitos para uma vaga no Congresso Nacional nas últimas eleições. Entre eles estão os ex-presidentes do Conselho, professora Dorinha (TO) e Gabriel Chalita (SP), e os ex-secretários de Educação Ságuas Moraes (MT), Danilo Cabral (PE), Luciano Moreira (RO), Cezar Pires (MA) eleitos deputados federais, e Paulo Bauer (SC) eleito senador da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário