"Sem medo da verdade."

terça-feira, 28 de julho de 2009

MPF/SE REQUER QUE GROTA DO ANGICOS SE TORNE PAISAGEM CULTURAL

Nesta terça-feira, 28 de julho, dia em que se lembra os 71 anos da morte de Lampião, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) encaminhou um requerimento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que este instaure procedimento administrativo a fim de conceder a chancela de Paisagem Cultural Brasileira à Grota de Angico.
O local fica na Fazenda Angicos, no município sergipano de Poço Redondo, e foi o palco do massacre de Virgulino Ferreira e mais nove cangaceiros de seu grupo. No requerimento, a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco argumenta que o fenômeno do cangaço e principalmente a história de Lampião ocupam espaço importante no imaginário popular. Prova disso é o fato de a Grota de Angico ter se tornado um ponto turístico do Estado de Sergipe.
“A Grota de Angico, assim, é uma paisagem que, ao revelar um contexto cultural complexo e estimular a dimensão afetiva entre homem, natureza e cultura, deve ser preservada diante da sua importância para as tradições locais, regionais e mesmo nacionais”, afirma a procuradora. O requerimento ainda destaca a importância da concessão da chancela para o desenvolvimento da economia do sertão sergipano e alagoano.
Paisagem Cultural – A chancela de Paisagem Cultural Brasileira foi estabelecida pelo Iphan em abril de 2009, através da Portaria nº 127. Esse conceito é utilizado pela Unesco desde a Convenção de 1972 e tem como objetivo o reconhecimento de porções singulares dos territórios, onde a inter-relação entre a cultura humana e o ambiente natural confere à paisagem uma identidade singular.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Sergipe

Nenhum comentário: