"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AÇÃO CONJUNTA PREVINE VIOLÊNCIA E FLAGRA PROSTITUIÇÃO DE MENORES EM BARRA DOS COQUEIROS

Começou na última sexta-feira, dia 3, o programa 'Proteção Integral' na cidade da Barra dos Coqueiros. A iniciativa visa agrupar esforços no sentindo de ampliar a proteção social e reforçar a prevenção e a repressão ao crime e à violência.
As ações contam com a participação das Polícias Civil e Militar, do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Poder Executivo e Legislativo Municipal, do Conselho Tutelar, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Centros de Referência em Assistência Social (Creas) e Assistência Social Especializada (Creas).
O Programa tem características multidisciplinares e multi-institucionais e consiste em ações diversas tendentes a diminuir os índices de criminalidade da Barra dos Coqueiros pela integração das políticas e instituições responsáveis pelo controle da violência urbana, utilizando-se da prevenção individual, comunitária, situacional e da justiça criminal.
De acordo com o delegado Werner Azevedo, as ações iniciadas não têm data para acabar. "O que se viu na cidade da Barra dos Coqueiros nas noites de sexta-feira e sábado, bem como na tarde de domingo, foram os diversos órgãos e instituições locais de mãos dadas na busca da paz social, focando nos jovens em situação risco", disse o titular da 11ª Delegacia Metropolitana.
Ainda de acordo com o delegado Werner Azevedo, antes do início do Programa, foram tomadas algumas medidas que ajudam o trabalho das polícias:
- Foi firmado um ajustamento de conduta entre o Ministério Público local e os donos de bares a fim de estipular o horário de fechamento dos referidos estabelecimentos às 22 horas, de domingo a quinta-feira, e à meia-noite das sextas-feiras e sábados.
- Também foi lavrada a portaria 001/2010 pelo Judiciário local disciplinando a autorização para entrada e participação de crianças e adolescentes em eventos públicos, dentre outras providências.]
"Assim, as Polícias Civil e Militar, o Conselho Tutelar e demais órgãos foram para as ruas assegurar o cumprimento de tais medidas", reiterou Werner.

Reforço
Fora o efetivo local, a Polícia Civil da Barra dos Coqueiros contou com o apoio de agentes e delegados do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DEAGV), da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital e do Grupamento Especial de Rondas e Blitz (Gerb), totalizando, em média, trinta policiais civis em atividade por dia.

Ocorrências
O saldo do final de semana foi uma prisão em flagrante de Edvania Maria da Silva por exploração sexual de menor, pelo fato de ter trazido de Alagoas uma adolescente de 13 anos para trabalhar como prostituta em um bar. Ressalte-se que Edvania ainda tentou ludibriar os policiais apresentando uma certidão de nascimento falsa da adolescente. O dono do bar também será indiciado por manter casa de prostituição no estabelecimento.
Dois bares foram fechados por estarem vendendo bebidas alcoólicas a adolescentes, sendo que seus proprietários estão sob investigação. Foi preso também Reginaldo Batista dos Santos Junior, vulgo 'Júnior Bandido', em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido em seu desfavor pela prática de homicídio contra James Pablo no dia 23 de novembro, o que resultou numa rápida elucidação do crime.
“O melhor de tudo foi a aceitação social das ações, com compreensão de que para se atingir um objetivo maior, certas condutas devem ser melhor disciplinadas. Frise-se que só houve um registro de ocorrência na Barra dos Coqueiros durante todo o final de semana, sendo este um crime de menor potencial ofensivo”, finalizou o delegado.

Nenhum comentário: