No último dia 24 de outubro se reuniu em Fórum um grupo de Conselheiros e torcedores rubros com o propósito de Pensar o Sergipe. Foi uma manhã de muito trabalho exclusivamente dedicado ao Club Sportivo Sergipe. O “Fórum Pensar o Sergipe” teve a coordenação do Conselheiro Lailson e do consultor Wellington de Santana como moderador do processo de construção do planejamento estratégico do clube, que esteve na ordem do dia.
Inicialmente foi aplicada entre os presentes uma pesquisa de clima sobre o Sergipe e a relação entre o futebol sergipano e o nacional, tendo-se a triste constatação, mas prevista, de que o Estado de Sergipe está numa ilha longínqua do Brasil e dos grandes centros futebolísticos do mundo, graças à cartolagem jurássica que insiste ainda em “mandar” nos clubes e na entidade de administração do futebol. Segundo a pesquisa demonstrou, o torcedor está ávido por organização e qualidade dos clubes, condena a ditadura implantada no Sergipe e a falta de transparência da gestão alvirrubra, e também está disposta a contribuir financeiramente como sócio torcedor. Seria importante que o atual comando do Club Sportivo Sergipe tomasse conhecimento do resultado da pesquisa, replicasse num universo maior e assumisse o compromisso de pôr em prática.
O ponto alto do Fórum foi a discussão e a elaboração do planejamento. Com a transformação do futebol em atividade empresarial não se concebe mais as organizações esportivas sem essa ferramenta essencial para uma gestão de resultados.
Para se chegar ao Plano Estratégico – que em breve estará sendo apresentado em detalhes à imensa galera vermelhinha e à imprensa – foram vencidas algumas etapas, como por exemplo:
· definição da identidade institucional do clube, em termos de Missão, Visão de Futuro e dos Valores. Um clube centenário e de glórias como é o Sergipe não pode prescindir de uma Missão ampla e duradoura que individualize e distinga sua razão de ser; de uma Visão de Futuro desafiadora, inspiradora e motivante, que se traduza como um sonho a ser realizado; e de Valores que sirvam de base de comportamento para os dirigentes e colaboradores no cumprimento da missão e na busca da visão de futuro;
· realização de diagnóstico, quando foram identificados inúmeros pontos considerados como forças e fraquezas (problemas) dentro do cenário interno do Clube, e igualmente algumas oportunidades e ameaças, vislumbradas num cenário externo ao Clube; e
· formulação dos objetivos estratégicos, ou seja a definição de: onde queremos que o Sergipe chegue e por onde ele deve chegar.
Nesse aspecto foram definidos alguns objetivos estratégicos, a exemplo de “Adequar o marco legal do clube à modernidade jurídica vigente”; “Buscar a sustentabilidade financeira do clube”: e de “Fortalecer o Departamento de Futebol”, e estabelecidas algumas Ações necessariamente a serem implementadas de imediato, como:
1. Reformulação do Estatuto do clube e readequação da estrutura de organização;
2. Levantamento histórico do instrumental jurídico do CSSergipe (estatutos, regimentos, atos e atas do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, registros de associados, balanços contábeis, etc);
3. Implementação de gestão de marketing com foco no faturamento (implantar loja do torcedor e virtual com disposição de uniforme oficial e tudo que diz respeito ao clube; explorar a marca do clube, o estádio e a mídia; buscar parcerias);
4. Reestruturar e aumentar o quadro de sócios do clube;
5. Recuperação imediata da hegemonia do futebol sergipano como passo para o acesso à Série C do futebol brasileiro (melhoria do posicionamento do clube no ranking nacional).
O horizonte temporal trabalho no planejamento foi de 7 anos, ou seja até 2016 – ano do Brasil olímpico.
Inicialmente foi aplicada entre os presentes uma pesquisa de clima sobre o Sergipe e a relação entre o futebol sergipano e o nacional, tendo-se a triste constatação, mas prevista, de que o Estado de Sergipe está numa ilha longínqua do Brasil e dos grandes centros futebolísticos do mundo, graças à cartolagem jurássica que insiste ainda em “mandar” nos clubes e na entidade de administração do futebol. Segundo a pesquisa demonstrou, o torcedor está ávido por organização e qualidade dos clubes, condena a ditadura implantada no Sergipe e a falta de transparência da gestão alvirrubra, e também está disposta a contribuir financeiramente como sócio torcedor. Seria importante que o atual comando do Club Sportivo Sergipe tomasse conhecimento do resultado da pesquisa, replicasse num universo maior e assumisse o compromisso de pôr em prática.
O ponto alto do Fórum foi a discussão e a elaboração do planejamento. Com a transformação do futebol em atividade empresarial não se concebe mais as organizações esportivas sem essa ferramenta essencial para uma gestão de resultados.
Para se chegar ao Plano Estratégico – que em breve estará sendo apresentado em detalhes à imensa galera vermelhinha e à imprensa – foram vencidas algumas etapas, como por exemplo:
· definição da identidade institucional do clube, em termos de Missão, Visão de Futuro e dos Valores. Um clube centenário e de glórias como é o Sergipe não pode prescindir de uma Missão ampla e duradoura que individualize e distinga sua razão de ser; de uma Visão de Futuro desafiadora, inspiradora e motivante, que se traduza como um sonho a ser realizado; e de Valores que sirvam de base de comportamento para os dirigentes e colaboradores no cumprimento da missão e na busca da visão de futuro;
· realização de diagnóstico, quando foram identificados inúmeros pontos considerados como forças e fraquezas (problemas) dentro do cenário interno do Clube, e igualmente algumas oportunidades e ameaças, vislumbradas num cenário externo ao Clube; e
· formulação dos objetivos estratégicos, ou seja a definição de: onde queremos que o Sergipe chegue e por onde ele deve chegar.
Nesse aspecto foram definidos alguns objetivos estratégicos, a exemplo de “Adequar o marco legal do clube à modernidade jurídica vigente”; “Buscar a sustentabilidade financeira do clube”: e de “Fortalecer o Departamento de Futebol”, e estabelecidas algumas Ações necessariamente a serem implementadas de imediato, como:
1. Reformulação do Estatuto do clube e readequação da estrutura de organização;
2. Levantamento histórico do instrumental jurídico do CSSergipe (estatutos, regimentos, atos e atas do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, registros de associados, balanços contábeis, etc);
3. Implementação de gestão de marketing com foco no faturamento (implantar loja do torcedor e virtual com disposição de uniforme oficial e tudo que diz respeito ao clube; explorar a marca do clube, o estádio e a mídia; buscar parcerias);
4. Reestruturar e aumentar o quadro de sócios do clube;
5. Recuperação imediata da hegemonia do futebol sergipano como passo para o acesso à Série C do futebol brasileiro (melhoria do posicionamento do clube no ranking nacional).
O horizonte temporal trabalho no planejamento foi de 7 anos, ou seja até 2016 – ano do Brasil olímpico.
2 comentários:
Matéria sobre a agressão dos policiais em serra do machdo, veja no blog http://barsombradamangueira.spaceblog.com.br/
Matéria sobre a agressão dos policiais em serra do machdo, veja no blog http://barsombradamangueira.spaceblog.com.br/
A moça que fez a gravação no programa sobe falar por alto entreviste a dona da pizzaria, foi uma sena horrivel.
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