"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 31 de março de 2011

ESPAÇO ABERTO PARA O LEITOR: BEBIDA OU DIREÇÃO

Bebida ou direção
Há muito tempo nos programas policiais o crime mais abordado é do assassinato de pessoas por motoristas dirigindo embriagados ou bêbados. São famílias inteiras destruídas a todo instante. São tantos casos que dispensam citação, porém, há pouco mais de um ano, numa auto-estrada em Jarinu, estado de São Paulo, o empresário Marcelo Spadaro de Farias matou Ana Lúcia Ferreira de Souza Silva e quatro filhas, que vinham de uma igreja. O noticiário foi que o empresário fora indiciado por crime culposo. Figura que precisaria ser mais bem apreciada nos casos de crimes cometidos com carro. Dolo não é somente a intenção deliberada de matar, como noticia sempre a mídia nestes casos.
Dolo também é quando se assume o risco de cometer um crime. Quem dirige após beber, quem dirige acima da velocidade permitida em locais de grande movimento, como escolas e hospitais; quem disputa rachas nas avenidas, quem dispara uma arma no meio de uma multidão sabe que pode matar pessoas. Sabe tanto quanto não se importa em tirar a vida alheia, além de deixar muitos mortos-vivos. Os acidentes são apenas um mal, mas existem as brigas, as agressões aos companheiros, aos filhos; os incômodos diversos, inclusive com despesas gigantescas que são geradas para o Estado.
Depois de aprovada a lei de Tolerância Zero contra motoristas com dosagem alcoólica acima do permitido, uma enxurrada de autoridades se manifesta contra a lei sob o argumento simplista de inconstitucionalidade. Outras alegam que pode haver abuso nas fraudes. Toda fraude é abusiva por si; mas existe e precisa ser combatida em qualquer área e atividade humanas exatamente pelas autoridades responsáveis.
Essa defesa decocorre em função da lei atingir mais gente das classes média e alta. Nunca se ouviu a voz dessas mesmas autoridades, de diversas áreas, em defesa dos milhares de vidas que se perdiam, e ainda se perdem, nas ferragens das máquinas desse tipo de assassino. Com a benevolência duvidosa da polícia no enquadramento legal no inquérito, com atuação desinteressada do Ministério Público e da Justiça, esses boizinhos são premiados com penalização por crime culposo e o pagamento de vidas com cestas básicas.
Fica em segundo plano o sofrimento eterno e para sempre, de milhares de pais sem filhos ou de filhos sem pais, gerado de forma gratuita e apenas para saciar a diversão sádico-masoquista de boizinhos assassinos. A maioria alega o cerceamento do direito de ir e vir. Esquecem-se apenas de que a lei não proíbe nem a bebida, o tanto que cada um queira, nem a direção. Proíbe apenas direção e bebida. Ainda faltam campanhas e fotos de pedaços de pessoas nas garrafas de bebidas alcoólicas em geral, assim como se faz contra o cigarro. Este prejudica apenas a quem usa. E cabe a cada um exclusivamente decidir sobre sua vida. Já a direção por bebum mata inocente, sem nenhuma condição de defesa. Como diria Datena, pau neles! Simples. Bebeu, não dirija. Bebeu e dirigiu, cadeia neles. Tardiamente, mas enfim um basta nessa diversão assassina, cujo brinquedo são máquinas exuberantes. E são assassinatos previstos no Código Penal, como qualquer outro. O assassinato não se define pelo instrumento utilizado. É crime doloso contra a vida, tipificado como qualquer outro, senão pela intenção direta de matar, pelos riscos que o delinqüente assume deliberadamente. Trata-se do denominado dolo eventual, mesmo com toda a leveza desta palavra, conhecido de qualquer pessoa atuante na área jurídica. É inegável que o direito de ir e vir é um dos primordiais, mas nenhum direito está acima do direito à vida. Quem mata dolosamente não deveria ter o direito à liberdade jamais. Seria o mínimo.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
                             Bel. Direito

PRESA QUADRILHA QUE ASSALTAVA AGÊNCIAS LOTÉRICAS E DOS CORREIOS NO INTERIOR

A Polícia Civil apresenta nesta quinta-feira, 31, às 10 horas da manhã, integrantes de uma quadrilha que assaltou três vezes a mesma lotérica e uma agência dos Correios nos últimos seis meses na cidade de Santo Amaro das Brotas. As prisões foram executadas nesta terça-feira, 29, em uma operação da Delegacia de Santo Amaro e da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci). De acordo com a delegada Fabiana Melo, no último assalto realizado na casa lotérica, no dia 25 de janeiro deste ano, a quadrilha roubou celulares de clientes e R$ 2.200 do estabelecimento. Foram presos dois homens e apreendidos três adolescentes.

EM BRASÍLIA, GOVERNADOR RENDE ÚLTIMA HOMENAGEM A JOSÉ ALENCAR

O governador Marcelo Déda participou nesta quarta, 30, em Brasília, da última homenagem ao ex-vice-presidente da República, José Alencar, que morreu na terça, 29, vítima de câncer. O velório, no Palácio do Planalto, aberto à visitação pública, foi precedido de missa celebrada conjuntamente por Dom Dimas Barbosa, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Lorenzo Baldissiere, Núncio Apostólico, e Dom Waldemar Dalbelo, da Arquidiocese de Brasília.
Acompanharam o governador à capital da República o secretário de Planejamento, José de Oliveira Júnior, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

CINCO SÃO PRESOS POR SEQUESTROS RELÂMPAGO

A Polícia Civil apresenta nesta quinta-feira, 31, às 8h30, na Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) os detalhes de uma operação que resultou na prisão de cinco pessoas pertencentes a uma quadrilha especializada em sequestros relâmpagos, roubos e furtos de veículos e tráfico de drogas. O trabalho investigativo foi coordenado pelo delegado Marcelo Cardoso, diretor da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos, com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), de outras unidades da PC e do Comando de Operações Policiais da PM (COE).
Segundo a superintendente da PC, delegada Katarina Feitoza, as investigações foram deflagradas no dia 11 de fevereiro, quando um jovem foi abordado pelos assaltantes quando saia de um show na Orla da Atalaia, na capital. Foram presos no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, Devyson Robson Santos Silva, mais conhecido como Pato; Moisés de Melo Rodrigues, vulgo Boi; e Nilton César Alves Souza, o Careca. Na Barra dos Coqueiros, na região metropolitana, foram presos Lucas Artur Alves, mais conhecido como Luquinhas; e Everaldo Santos. 

PC DEFLAGRA “OPERAÇÃO CAPTURA” E PRENDE MAIS QUATRO PESSOAS EM MALHADOR

A Polícia Civil de Malhador, sob a coordenação da delegada Ana Paula Moreira, deflagrou uma nova operação policial e cumpriu mais cinco mandados judiciais expedidos pelo Poder Judiciário local. Na ocasião, foram presos preventivamente José Leandro da Silva, conhecido por "Zé de Preta", José Rogaciano dos Santos Silva, conhecido por "Vocaciano", e Tiago Oliveira da Paixão, além da apreensão de adolescente por envolvimento em uma quadrilha armada. Os trabalhos foram deflagrados na última segunda-feira, dia 28.
De acordo com informações passadas pela polícia, José Leandro estava sendo investigado pela polícia há algum tempo, desde quando surgiram as primeiras denúncias de que ele estava abusando sexualmente de crianças e adolescentes na cidade. Segundo a polícia, José Leandro se utilizava de falsos convites de aniversários para atrair as crianças que ele escolhia como vítima e, ao encontrá-las, sempre em local ermo e reservado, realizava diversos atos sexuais, a fim de satisfazer a própria lascívia. "além da prova testemunhal, os relatos de duas vítimas foram suficientes para que a Polícia concluísse a investigação, com o inequívoco indiciamento de José Leandro da Silva pela prática do crime de estupro de vulnerável, capitulado no Código Penal", acrescentou Ana Paula.
Já José Rogaciano é pessoa conhecida na prática de crimes, pois, segundo a polícia, ele já foi apontado como autor de diversos delitos contra o patrimônio na região do Agreste do Estado, desde o ano de 1999, quando foi denunciado por uma tentativa de assalto à mão armada, em companhia de outros dois comparsas. Ainda de acordo com informações, o mandado de prisão preventiva foi cumprido no final da tarde desta segunda-feira, 28, na cidade de Itabaiana/SE. Segundo Ana Paula, "Rogaciano, como é conhecido, invadiu uma residência no município de Malhador e, após se evadir do local, abandonou um veículo VW/Santana, de cor prata, utilizado no crime, dentro do qual havia diversas ferramentas típicas de assalto, a exemplo de pé-de-cabra, balaclavas, etc," informou a delegada. José Rogaciano responde a vários outros processos na Comarca de Itabaiana, Malhador e Monte Alegre.
Com relação a Tiago Oliveira da Paixão e o adolescente, ambos foram presos em decorrência de uma investigação que culminou na prisão de uma quadrilha armada que agia em Malhador, há cerca de cinco meses, a qual permanece presa à disposição da Justiça desde novembro de 2010. Segundo Ana Paula, Tiago foi o último integrante a ser preso em decorrência da Operação Argos deflagrada em 2010, e tem ligação direta com os demais componentes do bando, já que dele participava diretamente das ações criminosas, assim como o jovem apreendido será encaminhado à Unidade de Internação Provisória, em Aracaju/SE.
Mais prisões.
A operação continua e novas prisões serão informadas no decorrer da semana, pois novos mandados estão sendo cumpridos neste momento. 
"O objetivo da Operação Policial realizada esta semana é fazer com que a população perceba a força do Estado na preservação da ordem pública, fazendo-se afastar a falsa certeza da impunidade. O cumprimento de mandados expedidos pela Justiça demonstra que o sistema de combate à criminalidade está funcionando, e que as instituições que exercem esse controle estão prontas para garantir a paz a tranquilidade das pessoas", destacou a delegada do município Ana Paula Moreira.

quarta-feira, 30 de março de 2011

POLÍTICOS LAMENTAM MORTE DE JOSÉ ALENCAR

Senador Valadares manifesta pesar do PSB
O senador Valadares (PSB-SE), líder do PSB no Senado Federal, manifestou, da tribuna do Senado, o pesar da sua bancada pelo falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar. “Durante toda a sua vida, seja como empresário, seja como político, ele demonstrou qualidades excepcionais. Foi um homem dedicado ao trabalho, aos amigos e à vida pública e partidária. Foi um homem empreendedor, na vida privada, e um homem coerente, na vida política, equiparando-se a outros mineiros ilustres, como os ex-presidentes JK e Tancredo Neves”, disse o senador.
Para o líder do PSB, como candidato a vice na chapa de Lula, José Alencar reforçou as pretensões dos que queriam mudar o Brasil, trazendo a tranquilidade e a certeza de que os compromissos de Lula, do PT e dos partidos aliados, como o PSB, seriam cumpridos à risca.
Albano diz que Alencar é um exemplo singular de dignidade
 Já o ex-governador Albano Franco disse:  "José Alencar é um exemplo singular de dignidade. Nele a palavra encerra sua mais profunda acepção. Tive a felicidade de sua convivência, primeiro como meu vice-presidente na CNI e, depois, na amizade que construímos e mantivemos. Um ser humano diferenciado que marcou sua vida pelo permanente compromisso com o trabalho competente e obstinado para a construção de um Brasil economicamente mais forte e socialmente mais justo. Homem de fé em Deus, guerreiro que nunca renunciou a luta, exemplo de filho, pai, chefe de família, empresário e homem público. O Brasil perde um dos seus mais brilhantes filhos, e eu, um dos melhores amigos".

André Moura fica solidário com a família de José Alencar na Câmara
O deputado federal André Moura (PSC) ocupou a tribuna da Câmara, na tarde de hoje (29), para manifestar o sentimento de pesar e prestar sua solidariedade a família do ex-vice-presidente José Alencar, que faleceu nessa terça-feira. Para o deputado sergipano, Alencar serviu de exemplo para todos os brasileiros por sua perseverança e coragem de querer enfrentar o câncer.
Ao iniciar seu pronunciamento, André Moura destacou que “quero prestar a nossa solidariedade à família do ex-Vice-Presidente José Alencar, um político exemplar para o Brasil e um empresário bem sucedido, também um exemplo no ramo para a classe empresarial brasileira. No entanto, o principal exemplo dado por José Alencar foi o de luta pela vida, de perseverança, pois não se abateu, não se deixou levar pela doença e sempre se manteve firme e forte na sua luta”, enfatizou.
Em seguida, André Moura disse que “José Alencar serviu de exemplo para o País, para cada cidadão desta Terra, em especial, para todos os brasileiros que sofrem com o câncer. Trago, portanto, minha solidariedade, em nome do povo do meu Estado, Sergipe, a toda a família do ex-Vice-Presidente José Alencar pelo seu exemplo de luta e de perseverança”, completou.

ACIDENTE NA BR 101 EM SERGIPE MATA TRABALHADORES RURAIS ALAGOANOS

Um ônibus, que transportava trabalhadores rurais de Alagoas, se envolveu em um acidente por volta das 7 horas da manhã desta terça-feira (29 ). O veículo colidiu contra uma carreta no Km 39 da BR-101, povoado Pirunga, no município sergipano de Capela. Quatro pessoas morreram e 12 ficaram gravemente feridas.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe (PRF/SE), o ônibus que partiu de Alagoas com trabalhadores rurais, a maioria residentes no Povoado Botafogo, município de Coruripe, estourou um pneu, levando o motorista a perder o controle e bater de frente com uma carreta.
Após o choque entre os dois veículos, a carreta incendiou e matou carbonizado o motorista que ainda não teve sua identidade revelada. Três passageiros, todos alagoanos da comunidade rural situada entre Penedo e Coruripe, que seguiam no ônibus também morreram no local do acidente devido à gravidade dos ferimentos.
Com a chegada de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Unidades de Regate da Polícia Rodoviária Federal, os feridos foram encaminhados para hospitais da região, onde receberam os primeiros atendimentos e foram transferidos para o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).
Os corpos das vítimas fatais foram transladados para o Instituto Médico Legal de Aracaju, onde serão submetidos a necropsia e permanecerão até a chegada de familiares. O boletim geral sobre o trágico acontecimento será repassado pela PRF-SE ainda na manhã desta terça.
*Primeira Edição

DEPOIMENTO OFICIAL DO GOVERNADOR MARCELO DÉDA SOBRE O FALECIMENTO DO EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR

O Brasil sofreu hoje uma gigantesca perda. A morte de José Alencar abre um espaço difícil de ser preenchido na vida pública nacional.
Um dos maiores empresários do Brasil, José Alencar não hesitou diante do convite para ocupar a Vice-Presidência na chapa liderada por Lula,  um operário, líder de um partido de esquerda, com uma história construída nas lutas dos trabalhadores. Com visão estratégica e grande discernimento, ele compreendeu que ali se jogava o futuro do Brasil e que sua presença na chapa seria uma verdadeira âncora, estabilizando a disputa e ajudando a afastar preconceitos.
Eleito vice-presidente, José Alencar manteve-se fiel à sua biografia e leal ao projeto que abraçara. Nacionalista, defensor da produção, nunca deixou de criticar os juros altos, mas não permitiu que questões pontuais prejudicassem sua excelente relação com o presidente Lula. Nos momentos mais críticos do Governo Lula, diante de uma oposição enfurecida que apostava todas as suas fichas na desestabilização do governo, revelou o seu espírito público e a sua grandeza de caráter, mantendo incondicional apoio ao presidente e afastando o canto das sereias golpistas do seu gabinete. Foi, portanto, o grande parceiro de Lula, responsável também pelos extraordinários resultados alcançados pelo Brasil nos últimos oito anos.
Atingido por grave enfermidade, voltou a dar exemplo de fé na vida. Resistiu brava e dignamente ao câncer, lutando com todas as suas forças até o dia de hoje. Fez dezenas de cirurgias, atravessou momentos de grande sofrimento, mas jamais se ouviu um lamento da sua boca, só palavras de otimismo e coragem que serviram de inspiração e alento para todos nós.
Eu mesmo fui beneficiado pela sua solidariedade quando, internado no Hospital Sírio Libanês, recebi o alento da sua visita, portadora de estímulo e de esperança. Amigo de Sergipe, solidário à luta dos sergipanos e entusiasta do desenvolvimento do Nordeste, José Alencar será lembrado com saudades por todos nós.
Nesse momento de tristeza, dirijo-me à sua família para transmitir os meus sentimentos e as homenagens do povo sergipano.
A presença de José de Alencar na vida brasileira foi marcante e digna da tradição das Minas Gerais; sua ausência será sentida. Mas, nos conforta a presença imorredoura do seu exemplo de empreendedor vitorioso, político honrado, vice-presidente leal, ser humano bondoso, brasileiro apaixonado por sua pátria.
Que Deus o acolha e conforte a sua família.

Marcelo Déda
Governador do Estado de Sergipe

PRESO ACUSADO DE TENTAR ESTUPRAR CRIANÇA DE 09 ANOS EM ITABAIANINHA

A Polícia Civil do município de Umbaúba cumpriu um mandado de prisão preventiva na noite desta segunda-feira, 28, na cidade de Itabaianinha. Os agentes efetuaram a prisão de Gildevan Reis, popularmente conhecido por 'Chapolin', 30 anos, que responde aos delitos de furto e estupro de vulneráveis, crimes praticados em 2010.
De acordo com o delegado Paulo Cristiano, no segundo semestre de 2010, Chapolin entrou em uma residência de Itabaianinha e na posse de arma branca, tentou estuprar uma criança de 9 anos. “A criança estava sozinha em casa. No momento em que Gildevan tirou a roupa dela, a mãe da vítima chegou no local. Ele fugiu levando ainda uma televisão”, relata.
“Após uma determinação judicial, o acusado foi reconhecido pela mãe da vítima e preso na noite desta segunda-feira, 28, por volta das 19h, na residência de um parente, no município de Itabaianinha”, pontua o delegado. Gildevan Reis permanece custodiado em Umbaúba, aguardando pronunciamento da justiça.

PREFEITOS QUEREM DIALÓGO COM DEDA SOBRE A OBRA DE DUPLICAÇÃO DA BR-101

Em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem (29), na Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, em Aracaju, os prefeitos Anderson Fontes Farias (Umbaúba) e Raimundo da Silva Leal (Cristinápolis) voltaram a mostrar sua preocupação com a possibilidade da duplicação da BR-101, que corta as duas cidades, passar por fora da área urbana. De acordo com eles, o desvio prejudicaria centenas de famílias que hoje sobrevivem do comércio na rodovia federal. O presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul (Amurces) e prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea, também esteve presente.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura, através do secretário Valmor Barbosa, tem defendido, publicamente, o desvio, alegando maior comodidade para os motoristas e segurança para a população.
Anderson Farias deixou claro na coletiva que em nenhum momento procurou polemizar o tema junto a assessores do governo, mas disse que tem estranhado a forma como o secretário tem conduzido esse processo. “Em 2009, assim que soubemos da duplicação, estive com Padre Raimundo no DNIT que nos informou que aquele trecho, entre Estância e Cristinápolis, na divisa com a Bahia, não seria de sua responsabilidade. Procurarmos o DER na pessoa do ex-presidente Ézio Faro e agora Antônio Vasconcelos, e as informações sempre foram as mesmas, que a última palavra é do governador Marcelo Déda”, revelou.
O prefeito de Umbaúba lamentou que desde que o assunto se tornou público, Valmor Barbosa tenha mudado de discurso várias vezes. “A primeira justificativa para o desvio do secretário foi que o Ibama não aprovaria devido à poluição sonora na zona urbana. Depois veio à imprensa justificar o alto preço das desapropriações. Agora diz que está preocupado com os acidentes. E ontem mudou novamente afirmando que tem que fazer uma obra seguindo os padrões norte-americanos, europeus. Enfim, muda de discurso a partir do momento que a gente rebate cada colocação apresentada”, disse.
FALTA O PROJETOAnderson Farias garantiu que ainda não há nenhum projeto do governo estadual apontando a viabilidade técnica da obra por fora dos dois municípios. “Desafio o secretário a mostrar, com documentos, o valor exato das indenizações, os impactos ambiental, econômico e social da obra por fora de Umbaúba e Cristinápolis. Nosso desejo não é barrar o desenvolvimento da região, mas queremos, acima de tudo, o diálogo, que as pessoas sejam convidadas a discutir o projeto e que até sejam convencidas. Agora, não podemos aceitar a forma desastrada e arbitrária que essa discussão está sendo conduzida”, frisou.
Padre Raimundo reforçou a necessidade do diálogo afirmando que a população do seu município está apreensiva. “Ninguém sabe de nada. É algo que está sendo imposto distante do povo. Muitas pessoas já estão até desanimadas com essa possibilidade. Se tirar a BR, mais de 150 famílias não terão mais condições de sobrevivência. Queremos a criação de um grupo de trabalho formado por representantes das cidades e da Seinfra para que não haja essas informações desencontradas. A laranja está em crise e a situação em Cristinápolis já é extremamente difícil”, alertou.
Em relação a Umbaúba, o prefeito mostrou um cadastramento da Secretaria Municipal de Assistência Social apontando que 857 famílias sobrevivem graças ao comércio na BR 101. “Você coloque uma média de quatro pessoas por família, isso dá mais de 3.500 habitantes só em nosso município. É essa situação que nós precisamos de espaço para mostrar”, esclareceu.
PREJUÍZOSAs informações desencontradas já ocasionaram o primeiro prejuízo para Umbaúba. Na coletiva, Anderson Farias mostrou um documento assinado pelo empresário Joemir Gentil Mocellin, proprietário do posto de combustível Reforço 2, às margens da BR 101 e considerado o maior do Norte-Nordeste, que deixou claro que, por motivo do impasse sobre o roteiro exato da rodovia federal, estaria paralisando os investimentos previstos para este ano.
De acordo com o documento, o empresário determinou a paralisação da reforma do posto Reforço 2 avaliada em R$ 3 milhões e a suspensão das negociações para a construção de mais um posto, localizado às margens da BR 101 próximo ao acesso a Cristinápolis, orçado em mais de R$ 6 milhões, ambos em parceria com a Petrobras.
“O empresário deixou claro que, caso ocorra o desvio, ele deixará de investir R$ 9 milhões em Umbaúba e vários postos de trabalho deixarão de ser gerados. Isso é um prejuízo enorme para o município, que é pobre e necessita da parceria da iniciativa privada para a geração de empregos e renda”, advertiu o prefeito.
MAIS CARA
Outro dado apontado por Anderson Farias foi com relação ao custo da obra passando por fora dos dois municípios. Com base em um estudo de levantamento dos valores dos imóveis e dos terrenos localizados numa extensão de 3km em todo o lado direito da BR passando pela região urbana de Umbaúba, que seguiu os mesmos critérios adotados pela Caixa Econômica Federal, o prefeito revelou que as indenizações chegariam a pouco mais de R$ 7 milhões.
“O detalhe é que o próprio laudo que nós temos para atingir a largura necessária para a duplicação de 150 metros do lado direito, isso se nós colocarmos 30% em cima do valor previsto, daria um total máximo de R$ 2,5 milhões. Acredito que Cristinápolis não seria diferente. Ou seja, para desapropriar as duas áreas urbanas, seriam necessários R$ 5 milhões. Pelo modelo que está sendo proposto pela Seinfra, haveria necessidade de 6 viadutos, sendo 3 em Umbaúba e 3 em Cristinápolis. Colocando por baixo cada viaduto desse no valor de R$ 6 milhões, conforme já conversei com alguns engenheiros, só isso aí já daria mais de R$ 18 milhões. Sem contar com algumas pontes que serão necessárias. Deixar de gastar R$ 5 milhões para gastar R$ 18 milhões é uma conta que não fecha e não dá para entender”, questiona Anderson Farias.
Os gestores comunicaram que ainda essa semana estarão participando de reuniões públicas com a comunidade para informar sobre o andamento do processo de duplicação. Em Cristinápolis, o encontro será amanhã (quarta-feira), no Clube Municipal, a partir das 19h. Em Umbaúba, a população volta a se reunir na sexta-feira, 1º de abril, às 19h30, na praça de eventos. “Conheço o perfil democrático do governador Marcelo Déda, sou filiado ao PT, e por isso acredito que ele irá nos chamar para o diálogo. Precisamos tranquilizar a população da região para evitarmos o pior”, enfatizou Anderson Farias.

ALUNOS DA REDE PÚBLICA PARTICIPAM DE CONCURSO SOBRE PREVENÇÃO AS DROGAS

Alunos da rede pública de ensino podem participar dos concursos relacionados à prevenção do uso de drogas, promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Estão sendo realizados dois concursos: XII Concurso Nacional de Cartazes (para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e  o I Concurso de Vídeo (para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio). As inscrições podem ser feitas através do portal www.obid.senad.gov.br.
 Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, serão realizados também o I Concurso Nacional de Fotografia e o Concurso Nacional de Jingle. Os quatro concursos terão como tema "A Arte e a Cultura na Prevenção do Uso do Crack e Outras Drogas". Serão premiados os vencedores das cinco regiões do Brasil, e a entrega da premiação está prevista para ocorrer durante a comemoração da XII Semana Nacional Sobre Drogas, em Brasília. Todas as despesas com deslocamento e hospedagem dos ganhadores serão de responsabilidade da Senad.
 Concursos
 O IX Concurso Nacional de Jingle visa promover a produção de músicas que levem à reflexão sobre a prevenção das drogas. Podem participar músicos profissionais ou amadores, individualmente ou em grupo, com no máximo três integrantes. Os jingles devem ser inéditos e ter de 25 a 30 segundos. Os vencedores de cada região ganharão o prêmio de R$3 mil.
 Já o IX Concurso Nacional de Fotografia é destinado a fotógrafos profissionais ou amadores, e cada participante deverá concorrer com apenas um trabalho. A fotografia deverá ser inédita e ser ampliada no formato 20x25cm ou 20x30cm, com ou sem margem. A premiação para cada vencedor também será de R$3 mil.
 O XII Concurso Nacional de Cartazes tem como público-alvo estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país. O aluno deverá produzir um cartaz com o tema "A Arte e a Cultura na Prevenção do Uso do Crack e Outras Drogas", em cartolina ou papel cartão, no tamanho 66x50cm, e colar no verso a ficha de inscrição e a declaração de matrícula. O primeiro colocado ganhará R$2 mil, o segundo terá como prêmio R$1,5 mil e o terceiro colocado, R$1 mil.
Já o I Concurso Nacional de Vídeo é destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e a escola poderá participar com qualquer número de vídeos, que deverão ser produzidos individualmente ou em grupo, com limite máximo de três estudantes por grupo. O trabalho deve ser inédito e o vídeo pode ser feito em qualquer formato de tecnologia digital, inclusive de aparelhos celulares. Os vencedores serão premiados com R$3 mil.
 
 

HOMEM QUE ESTUPROU ESTUDANTE EM COLEGIO DE ARACAJU É PRESO

O Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil apresenta às 8h30 da manhã desta quarta-feira, 30, na sede do DAGV, o servente Fabiano Cardoso de Andrade, 26 anos, que é natural de Guarulhos (SP), acusado de estuprar uma estudante de 18 anos na Escola Marco Maciel, que fica na zona norte de Aracaju.
A estudante conta que quando foi abordada por Fabiano ainda se encontrava na quadra da Escola Marco Maciel. "Fabiano a ameaçou com uma faca e a levou para um terreno baldio, que fica no fundo da escola", afirma a delegada Thais Santiago.
A delegada acrescenta que a todo momento o autor ameaçava a estudante de morte caso ela  gritasse ou chamasse a atenção de alguém. A delegada conta que a menina era virgem quando foi violentada sexualmente.

terça-feira, 29 de março de 2011

MÃE DE PRESIDIARIO FLAGRADA COM MACONHA NA VAGINA

Na tarde do sábado, 27, a guarnição Leão 17 foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) para atender a um chamado na maternidade Santa Isabel. No local, foi informada pelo médico Renato Alessandro que uma senhora de nome Márcia chegara à unidade de saúde com fortes dores abdominais e, após procedimento cirúrgico, foi encontrado no interior da vagina da paciente um pacote com maconha.
As pessoas que haviam conduzido a mulher à maternidade já não estavam no local, mas, antes de saírem, informaram que Márcia era mãe de um presidiário e tentara adentrar o presídio com a droga. Diante do ocorrido, os policiais preencheram um Relatório de Ocorrências Policiais (ROP) e encaminharam o documento à Delegacia Plantonista, que deverá averiguar o caso após a saída de Márcia da maternidade, onde a suspeita encontra-se operada.

JUIZES FEDERAIS APROVAM PARALISAÇÃO DIA 27 DE ABRIL

A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) anunciou nesta segunda-feira (28) uma paralisação nacional da categoria no dia 27 de abril. A paralisação de um dia foi decidida em votação feita pela categoria na última sexta-feira (25).
As três principais reivindicações da categoria são simetria de direitos com o Ministério Público, revisão de 14,79% dos subsídios e a criação de uma política de segurança voltada para os magistrados federais.
Segundo o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, no dia 27 de abril os juízes federais só vão trabalhar em casos considerados emergenciais. Audiências marcadas para este dia deverão ser desmarcadas pela categoria.
Essa é a segunda vez que a categoria aprova uma paralisação. Em 2000, a manifestação chegou a ser aprovada, mas não aconteceu porque as negociações foram reabertas na véspera da data marcada. Este ano, os juízes esperam que as negociações sejam abertas até o dia 27 de abril.
"Nossa paralisação foi aprovada por 83% da carreira. Vamos atender aos pedidos de urgência. Não vamos fechar as portas para a população. Teremos a responsabilidade de manter os serviços de urgência, como medicamentos, habeas corpus e prisões. A população pode ficar tranquila que estes serviços serão mantidos", disse o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy.
Uma das principais reivindicações dos magistrados é a igualdade de direitos com os servidores do Ministério Público, entre elas, o auxílio-alimentação, que não é pago para os juízes federais. A categoria também pede o direito a licença-prêmio, que é concedida aos membros do MP.
"Este pleito visa resgatar a dignidade do juiz. Se a Constituição diz que magistrados e Ministério Público são iguais, não podemos deixar que esta diferença aconteça", afirmou o presidente da Ajufe.
Quanto à questão salarial, os magistrados pedem uma revisão dos subsídios de 14,79%. Segundo a Ajufe, em seis anos, a categoria recebeu 8% de reajuste salarial. Pelos cálculos da Ajufe, se o reajuste for concedido, o salário líquido do magistrado em início de carreira passaria de cerca de R$ 12 mil para R$ 13,4 mil. No caso do presidente do Supremo Tribunal Federal, o salário passaria para R$ 30,1 mil.
"Nós lutamos para implementar o teto do funcionalismo do país. Mas em seis anos, recebemos apenas uma revisão de 8%. Os parlamentares, no último ano, que também estavam sem reajuste, se concederam um reajuste de 64%. O magistrado não tem como fazer isso", disse o presidente da associação.
Outra reivindicação da categoria é quanto à criação de uma política de segurança para os magistrados. Casos recentes de violência contra juízes motivaram a categoria a pedir a criação de uma polícia especializada na segurança de juízes federais.
Um projeto já tramita no Congresso para a criação de uma guarda especializada para esse tipo de segurança. "A Polícia Federal até tenta, mas não tem estrutura para dar segurança aos juízes ameaçados no país. Falta pessoal para a Polícia Federal", diz o presidente da Ajufe.
Fonte:G1

MARIA MENDONÇA DESTACA A IMPLANTAÇÃO DE CONSÓRCIO PARA ADMINISTRAR LIXÕES

A deputada Maria Mendonça (PSB) fez pronunciamento na sessão de ontem dia 28, da Assembleia Legislativa, para falar sobre a instalação do consórcio público que vai cuidar dos lixões de municípos do agreste central do Estado. Ela informou que a reunião de instalação aconteceu na última sexta-feira, dia 25, na cidade de Macambira, no centro comunitário. “Dezessete prefeitos do alto sertão aderiram ao consórcio público que vai cuidar dos lixões da região. Isso é muito importante e a gente louva a atitude do governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, disse.
Segundo a deputada, na solenidade foi escolhida a diretoria do consórcio e a presidência ficou com a prefeita do município de Ribeirópolis, Uita Barreto. Maria Mendonça disse que espera que a partir de agora a situação dos lixões nas cidades do agreste central, a exemplo da lixeira da Terra Dura, no município de Itabaiana, seja de pronto resolvida e todos possam trabalhar na implantação desse projeto que é tão imprescindível para a saúde da população e o meio ambiente. “Fico muito feliz e aproveito para saudar os prefeitos participantes, desejar sucesso e que de fato com esse aterro sanitário os problemas das lixeiras existentes na região possam ser resolvidos a partir desse consórcio”, acrescentou.
*Alese

APÓS O PARTO MULHER MATA FILHAS GÊMEAS

Uma jovem identificada como Josefa Alexandra de Jesus de 28 anos é acusada de assassinar as duas filhas recém nascidas, logo após o parto. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 28, no povoado Candeia Grande, no município de Simão Dias, distante 105 Km da capital Sergipana.
De acordo com populares, a jovem, que estava grávida de nove meses e morava com o filho de 10 anos, aparentava ter problemas psicológicos. Alexandra teria se trancado no banheiro, onde provavelmente deu à luz, e em seguida teria colocado as duas meninas gêmeas dentro de um saco plástico e em seguida escondido dentro do guarda-roupa.
Crime
As informações dão conta que durante a manhã de hoje, a cunhada de Josefa Alexandra, que estava dormindo na casa no momento do parto, teria percebido a barriga da jovem um pouco menor. “A cunhada contou que notou a barriga de Josefa estava menor e percebeu que ela estava com as chaves do guarda-roupa na mão, pedindo que ninguém mexesse nas coisas dela. Quando ela saiu o cunhado foi lá, abriu o guarda- roupa e achou as duas meninas dentro dos sacos, escondida embaixo das roupas”, relata uma vizinha, que preferiu não ser identificada.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito das meninas. “Depois a polícia chegou e ela foi encaminhada para Aracaju, para um hospital, já que estava muito agressiva”, relata a vizinha.
Histórico
As informações ainda dão conta de que essa não é a primeira vez que Josefa Alexandra comete um crime como esse. “Quando ela era casada, ela teve um menino e todo mundo aqui comenta que ela matou e enterrou no quintal. Na época o marido 'colocou o advogado' e a coisa foi esquecida”, revela outra vizinha.
As vizinhas também denunciaram que a jovem sofre maus tratos. “Ela não parece ter problemas mentais. Na verdade quando ela perdeu o marido em um acidente de trânsito, a família do marido tomou conta de tudo, até da pensão dela. Para você ter uma idéia, ela tava grávida e não tinha enxoval, nem mesmo frauda para esperar a criança. Sem contar que ela deveria estar recebendo acompanhamento médico. Ela vive dentro dessa casa numa situação miserável, sem nada, enquanto a família dele recebe o dinheiro da pensão dela”, denunciam as vizinhas.
Delegado
De acordo com o delegado de Simão Dias, Fábio Pimentel, a jovem responderá pelo crime. “Após o parto a mulher passa por um período chamado de puerpério, onde existe uma variação no comportamento, podendo levar a mãe a matar o filho. Ela foi encaminhada para um hospital em Aracaju, onde passará por exames que comprovem o estado mental e físico”, explica  Fábio.
Ainda segundo o delegado, se for comprovado que ela estava em estado puerpério, ela responderá pelo crime de infanticídio. “Está previsto no artigo 123 do código penal, que se a mulher matar sob influência puerperal, ela responderá por infanticídio e não homicídio. Mas caso os exames não comprovem esse estado, ela vai responder por homicídio”, acrescenta o delegado.
Quando questionado em relação às acusações feitas pelos vizinho de que a jovem já teria assassinado outro filho, o delegado revelou que também tomou conhecimento dessas informações. “Nós vamos investigar e tudo fará parte do inquérito que será  encaminhado a justiça”, explica.
Puerpério
Segundo informações publicadas no site Jusbrasil, Estado Puerperal é definido das seguintes formas:
Estado puerperal -  O estado puerperal é um momento de influência por uma situação específica pós-parto, interessando somente minutos ou horas após o parto. A medicina-legal tenta provar se a mulher era física ou psiquicamente normal, durante toda a sua vida, ou se a reação ocorreu somente naquele momento. O estado puerperal está relacionado ao crime de infanticídio - art. 123, do Código Penal.
Estado puerperal -  Circunstância psicológica de qualidade de mães que passaram por processo de parto recentemente. É a circunstância pessoal do crime de infanticídio. 
*Infonet

PREFEITOS ANDERSON E Pe. RAIMUNDO‏ PARTICIPAM DE COLETIVA

Os prefeitos de Cristinápolis, Raimundo da Silva Leal, e de Umbaúba, Anderson Fontes Farias, convocam os profissionais da imprensa de Sergipe para uma coletiva a ser realizada hoje (terça-feira, 29), às 7h30, na Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, localizada na rua Campo do Brito, 181, próximo à DESO. Os prefeitos falarão sobre o encaminhamento, por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura, das obras de duplicação da BR-101 no trecho que compreende os dois municípios. Ambos irão mostrar dados técnicos que contrariam as recentes informações do Governo Estadual, além de apresentar o calendário de mobilização contra o desvio da BR nas duas cidades. 

segunda-feira, 28 de março de 2011

FOTOS DIVERTIDAS: AVISOS IMPORTANTES

HOMEM É ASSASSINADO DENTRO DA SUA PROPRIA RESIDENCIA EM LAGARTO

Foi assassinado na madrugada deste sábado (26), José Alves Terto Filho,  25 anos, mais conhecido como "Zé Filho". O crime aconteceu dentro da própria residência da vítima, por volta das 4h da manhã, no Bairro Loiola em Lagarto.
Segundo informações, um homem arrombou a porta do apartamento com um chute, foi até o quarto onde Zé Filho estava e  fez os disparos. O corpo de Zé Filho foi encontrado deitado no chão ao lado da cama, por volta das 7h da manhã de hoje por uma empregada.
O rapaz era solteiro e morava com seu patrão, que é comerciante de veículos. Ele era natural de Pernambuco, passou um tempo em São Paulo e há dois anos e meio residia em Lagarto.  Informações contam que ele era um rapaz calmo e alegre.
Na rua do crime ninguém diz ter visto sinal do assassino, só foram ouvidos os disparos.
A polícia técnica disse terem sido feitos dezesseis disparos de pistola 9mm e que os documentos da vítima foram levados pelo(s) assassino(s).
O corpo foi levado pelo Instituto Médico Legal ( IML ) por volta das 11h30.

*Portal Lagartense

ACUSADO DE ESTRUPRAR CRIANÇAS EM ALAGOAS É PRESO EM SERGIPE

Robson Barbosa da Silva, conhecido como Binho, de 23 anos, foi preso neste final de semana, em Canindé do São Francisco, em Sergipe. Ele é acusado de estuprar duas crianças em Santana do Ipanema, em Alagoas.
A prisão foi efetuada por policiais militares que integram a equipe da 4ª Rádio Patrulha (RP) do 4ª BPM de Sergipe. A polícia chegou até o acusado – que responde a processo judicial em Alagoas – por meio de uma denúncia anônima.
Robson foi preso em um veículo de transporte alternativo interestadual, que fazia o percurso de Canindé a Paulo Afonso, na Bahia.
O acusado foi conduzido à Delegacia de Canindé do São Francisco, de onde deve ser transferido preso para Alagoas.

ITABAIANA NA HORA DO PLANETA

O apagar de luzes na Praça General João Pereira, em Itabaiana (SE), foi saudado com palmas e gritos num dos pontos mais frequentados durante os fins de semana na cidade serrana. Várias pessoas se fizeram presentes para acompanhar a ação-símbolo da Hora do Planeta, a campanha mundial do WWF que busca conscientizar as pessoas para os riscos do aquecimento global e o perigo das mudanças climáticas.
  A deputada Maria Mendonça abraçou a bandeira deflagrada mundialmente pela ONG e, como educadora, buscou fazer a sua parte. "É preciso que os cidadãos se conscientizem e busquem mudar alguns hábitos a exemplo de fechar a torneira quando se ensaboam; evitar jogar lixo no chão ou em local inapropriado; não realizar o desmatamento florestal. Do contrário, em alguns anos teremos sérios problemas. É necessário acordar enquanto há tempo", disse Maria Mendonça.
"Pedimos hoje a todos que aproveitem essa oportunidade para questionar como podem contribuir para um planeta vivo, fazendo pequenas mudanças em seu estilo de vida e nos hábitos", disse o Professor de Ecologia da UFS Paulo Sérgio Maroti.
Ao final do ato a deputada Maria Mendonça manifestou sua alegria dizendo que estava imensamente feliz, pois a sua atitude despertou em alguns jovens universitários do seu município, o interesse e a adesão pela causa que mais uma vez a parlamentar fez questão de frisar "não se tratou de um ato político partidário, ao contrário, foi um ato social e humanitário em favor da vida. Sou grata aos amigos que participaram com seu apoio patrocinando as velas; aos professores; aos cidadãos; aos ambientalistas que se fizeram presentes e, em especial, aos universitários que conseguiram enxergar a grandiosidade desta ação e solicitaram do prefeito o espaço para este ato, às emissoras de rádio da cidade e ao Portal Itnet".

ESPAÇO ABERTO PARA O LEITOR: A FALTA DE ESPAÇOS ESPORTIVOS EM ITABAIANA

A FALTA DE ESPAÇOS ESPORTIVOS EM ITABAIANA

Atualmente não há dúvida da importância da prática esportiva, seja ela na escola ou na comunidade. Para que ela ocorra há necessidade de espaços esportivos para os alunos e para a população, principalmente para as crianças e os jovens.
Infelizmente em Itabaiana há poucos espaços esportivos públicos e os que já existem estão em péssimo estado de conservação, precisando urgentemente de reformas ou até a construção de outros que venham a beneficiar os bairros e povoados mais importantes do município, com destinação ao lazer e a prática esportiva pela população.
Na década de 60, os espaços esportivos que existiam eram: o Estádio Etelvino Mendonça da AOI, atualmente o Módulo Esportivo; a Quadra do GLEI, que no local foi construída uma loja comercial e que desenvolvia a prática do futsal; as duas quadras de cimento do CEMB que serviam para os alunos da instituição, que foi construído no local o Ginásio Esportivo Miltão; e os campos de pelada, principalmente o do Cantagalo, hoje Praça da Juventude e o 13 de Maio, atualmente a Praça de Eventos ao lado do Estádio de Presidente Médici, utilizado principalmente pelo futebol profissional.
Em 1977, o Governo do Estado inaugurou o Módulo Esportivo. Este possuía duas quadras de cimento, um campo de futebol e uma pista de atletismo que serviu durante quase 20 anos para as aulas de educação física das escolas estaduais, principalmente ao Murilo Braga. Entretanto, as quadras não mais existem e se a população quiser jogar futebol tem que pagar. A pista de atletismo está aberta ao povo para as caminhadas.
Em 1987, a AOI construiu a Vila Olímpica José Queiroz da Costa com uma quadra coberta e outra de cimento, um campo soçaite e uma piscina, que foi utilizada nas aulas de natação pelos alunos do CEMB. Atualmente os espaços não estão sendo utilizados pelos sócios e muito menos pela comunidade.
Em meados da década de 90 a Prefeitura Municipal inaugurou a Praça de Eventos e nela foi construída uma quadra poli esportiva e um campo soçaite, mas com o passar dos tempos e das festas ali realizadas, estes espaços esportivos foram extintos e a população ficou sem eles para a prática esportiva.
Em 1994, o Governo do Estado inaugurou o Ginásio de Esportes do Murilo Braga, uma conquista dos estudantes e dos professores que consagraram o esporte do Colégio nos Jogos da Primavera por duas décadas. Mas, infelizmente, já faz quase um ano e meio que o referido ginásio está fechado e sem haver reforma, prejudicando as aulas de educação física que são realizadas na quadra coberta externa por 3 ou 4 professores no mesmo horário e com centenas de alunos. É inadmissível que o maior colégio estadual e com a história que tem no esporte estudantil, passe por esta situação de descaso da administração pública.
Os clubes sociais que tem suas piscinas e quadras esportivas estão acessíveis para os sócios, convidados ou para quem pague a fim de utilizá-los para a prática esportiva. O ginásio do SESI está aberto para os participantes dos campeonatos promovidos pela instituição ou para quem aluga; a quadra coberta de João de Inácio é particular e só tem acesso também quem paga; o Ginásio do Colégio Dom Bosco é utilizado com as aulas de educação física da escola.
Ao longo dos anos, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal constroem escolas, mas não edifica a sala de aula para a educação física, que é a quadra esportiva. Com isto, a grande maioria das escolas públicas não tem este espaço para o desenvolvimento de suas atividades físicas e promovendo a saúde física, mental e social dos alunos.
Com a história esportiva que tem Itabaiana através do basquete, futsal, futebol, handebol, voleibol e demais esportes, o nosso município já deveria ter um ginásio esportivo para servir a população há muito tempo atrás, construído pela prefeitura ou pelo Governo do Estado, tanto faz, porque a maioria dos municípios sergipanos já tem, sem ter a mesma tradição do esporte itabaianense.
Os estudantes clamam pela construção de quadra esportiva nas escolas e a população, por campos de peladas, campos soçiates e quadras esportivas nos bairros e povoados, e também por competições municipais.
De vez em quando escuto algumas autoridades perguntando o porquê de ter tantos jovens usando droga, álcool, fumo e entrando na marginalidade, a resposta é simples, a falta de lazer e esporte em suas vidas, para poder ocupar os horários ociosos e ensinar-lhes valores morais e sociais como: respeito, disciplina, responsabilidade, justiça, honestidade e amor ao próximo.
*José Costa
Professor de Educação Física

domingo, 27 de março de 2011

QUADRILHA QUE FURTAVA ANIMAIS É PRESA EM LAGARTO

Policiais civis de Itabaiana prenderam  através de comprimento de mandado de prisão, quatro homens que integravam uma quadrilha de furto de animais que agiam na região de Lagarto. Eles foram identificados como Anderson Souza dos Santos, vulgo 'Dú', 19 anos, Riclécio de Araújo Santos, 24, Joanesson Souza dos Santos, o 'Jaminho', 24, e Edielson Faustino, mais conhecido como 'Cuzcuz', 24, e apontado como líder da quadrilha.
De acordo informações da polícia, a quadrilha agia praticando furto em fazendas nos povoados Brasília e Jenipapo, e de lá furtavam cabeças de gado, ovelhas e outros animais. Ainda de acordo com a polícia, tudo que era furtado, era levado em um caminhão para o sertão do Estado, onde era dado um destino final.
Os homens foram presos em suas respectivas residências, no povoado Jenipapo. Participaram da operação de captura agentes da Delegacia de Lagarto, coordenados pelos delegados Marcelo Hercos, André Davi e Dernival Eloi.

ESPAÇO ABERTO PARA O LEITOR: A FALTA QUE FARÁ OS “PARDAIS”

A FALTA QUE FARÁ OS “PARDAIS”
O mês de março foi marcado pela polêmica dos radares em Aracaju. Com a recomendação do Tribunal de Contas temos ouvido que os radares da cidade estão desativados, logo as multas por excesso de velocidade não serão processadas, o que para muitos é um grande alivio.
Penso que a medida divide opiniões. Eu, por exemplo, entendo que os radares são necessários para inibir os menos preocupados com a vida, sobretudo a dos outros, que andam em velocidades inadequadas causando acidentes e ceifando vidas.
Segundo estatística do IML, pelo menos 500 pessoas perdem a vida no transito sergipano todos os anos, sendo 20% deles na grande Aracaju. Não houvesse outros motivos a estatística seria suficiente para justificar a manutenção dos “pardais”, ao menos até que se comprove irregularidade na aferição e funcionamento destes equipamentos.
A falta de controle da velocidade vai agravar a vulnerabilidade dos já frágeis pedestres. Todos sabem que excetuando a travessia do calçadão da João Pessoa e dos dois Shoppings Centers da cidade, onde os motoristas se condicionaram a permitir a passagem de pedestres, ou as pessoas correm para atravessar em segurança, mesmo na faixa própria, ou são atropeladas.  
Os ciclomotores, aqueles vendidos em supermercados, que transitam irregularmente nas vias da cidade, desrespeitando semáforos, conduzido por pessoas sem habilitação e quase sempre sem capacetes (equipamento de segurança elementar para quem se dispõe a estar na via em um veiculo de duas ou três rodas) serão presa fácil dos mais velozes, hoje inibidos pelos equipamentos redutores de velocidade.
Os motociclistas também devem passar aperto nestes dias de “liberdade de velocidade”, primeiro porque o comportamento normalmente já é discutível vez que há indícios de que a maioria dos motociclistas não são habilitados, (60% deles segundo pesquisa ibope de 2007), logo, transitam sem noção dos cuidados e comportamento defensivo para este tipo de veiculo, o que justifica o grande número de acidentes com motocicletas (60%) mesmo com os controladores de velocidade funcionando regularmente.
Infelizmente acredito que enquanto durar a decisão de manter os radares fora de funcionamento e tão logo os condutores infratores percebam isso, sofreremos com o aumento do numero de acidentes que já é bastante significativo na cidade (mais de 5000 ao ano), e por certo também teremos vidas ceifadas como conseqüência.
Quero estar equivocado em minha opinião, afinal sabemos que das vitimas 60% são jovens motociclistas e 70% deles com menos de trinta anos. Deus nos guarde e proteja nossos jovens.
*Sydnei Ulisses de Melo é instrutor de trânsito

sexta-feira, 25 de março de 2011

MÉDICO É PRESO SUSPEITO DE MANDAR MATAR A PRÓPRIA ESPOSA


O trabalho coordenado pelo delegado Jeferson Alvarenga, da 4ª Delegacia Metropolitana, com apoio das 12ª e 6 ª DMs e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), resultou na prisão do médico Vanderlei Gomes Santos, 54 anos, e o amigo, José Crizanto Valério, 55. Vanderlei é esposo da enfermeira Silvana Góis, que no último dia 13 de fevereiro foi alvejada com um tiro na boca, enquanto fazia uma caminhada matinal na Aruana.
Detalhes da investigação policial serão repassados à imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 25, na sede da Superintendência da Polícia Civil. As equipes policiais envolvidas na investigação cumpriram os mandados de prisão no final da tarde desta quinta-feira, no bairro Atalaia, na capital.
Segundo o delegado Jeferson Alvarenga, as investigações, unidas à ação da Dipol e de imagens registradas pelas câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e da Superintendência Municipal de Transportes e trânsito (SMTT) foram cruciais para a prisão da dupla. Mais detalhes serão repassados pelo delegado Jeferson Alvarenga, durante a coletiva. 

PRESIDENTE DO SERGIPE DESMENTE PEDIDO DE RENÚNCIA


O presidente do Sergipe, Carlos Alberto de Mendonça, ratificou nesta quinta-feira à assessoria de imprensa do clube que continua normalmente no cargo e não vai renunciar. "Não tem nada disso. Irei continuar", afirmou taxativamente. A declaração põe fim às dúvidas dos órgãos de imprensa que não tinham certeza da permanência ou não de Carlos Alberto à frente do time alvirrubro, por conta do cenário adverso passado na primeira fase.
Reuniões foram feitas esta semana para direcionar a partir de agora o clube. Na medida do possível e, no momento certo, toda a imprensa e torcedores saberão das novidades. "Não temos medido esforços para resolver os problemas do Sergipe", disse Carlos Hora, diretor de futebol e financeiro do clube.
Fonte: Assessoria/ Sergipe