"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 6 de março de 2009

AUGUSTO MARCA POSIÇÃO E CIRO ATACA SERGIPE

Como já havia prometido no início da semana, o vice-líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), viajou com um grupo de parlamentares sergipanos para o Rio Grande do Norte onde, à convite da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), participa do Encontro Regional do Nordeste, e ontem marcou a posição da grande maioria dos sergipanos que é contrária ao projeto do governo federal que visa transpor parte das águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Augusto Bezerra defende, em um primeiro momento, uma grande e eficiente revitalização do Velho Chico.

Com o afastamento do professor e pesquisador João Abner (Rio Grande do Norte) do debate, Augusto Bezerra questionou a legalidade de uma discussão sem a existência de um contraponto às declarações a serem proferidas pelo ex-ministro da Integração Nacional e deputado federal, Ciro Gomes (PSB/CE), que é defensor do projeto de transposição. Como o socialista topou, Augusto Bezerra assumiu a responsabilidade de defender as teses contrárias à transposição e a favor da revitalização.

Em seu discurso, Ciro Gomes foi bastante ofensivo aos opositores do projeto do governo federal, chegando a usar termos duros como “oportunistas”, “estúpidos”, “abestalhados”, “canalhice”, “mentes pobres” e “interesses políticos safados” para criticar as ações dos opositores do projeto.

Dom Cappio – O ex-ministro não se conteve ao se referir ao bispo de Barra (BA), D. Flávio Cappio, aquele mesmo que fez greve de fome para tentar impedir a transposição. “Aquele padreco meteu um moralismo estúpido contra o agronegócio”, disse, acusando o religioso de usar argumentos falsos perante a opinião pública.

João Abner – Sobrou também para o professor e pesquisador João Abner. Ciro disse que Abner, um dos “contras”, aproveitou o debate sobre a transposição para trocar o “anonimato acadêmico da mediocridade por holofote”. O deputado José Dias também criticou o professor da UFRN: “Durante os debates sobre a construção das adutoras no Rio Grande do Norte, o Dr. Abner chegou a prever que a Lagoa do Bonfim iria secar. Pelo contrário. A lagoa hoje tem mais água do que antes das adutoras”.

João Alves Filho – As críticas de Ciro Gomes sobraram até para o ex-governador sergipano, João Alves Filho (DEM), quando disse que o Democrata cometeu uma “canalhice” ao dizer que a transposição “secaria” o São Francisco. “Os projetos, mais inviáveis, mais antiecológicos, mais estúpidos, são feitos em Sergipe”, atacou Ciro Gomes, sendo agressivo com todo o povo sergipano.

Augusto Bezerra – O representante de Sergipe (e de todos que são contrários ao projeto de transposição) no debate afirmou que o Rio São Francisco está debilitado, que não se pode pensar em Transposição se o próprio rio não tem condições de se sustentar. Para ele, o governo federal não pode executar a transposição do rio, sem antes fazer a revitalização do mesmo. “Você não pode pedir para uma pessoa com anemia doar sangue, pois ela está debilitada. O mesmo serve para o rio, que está em situação precária. Além disso, esta água irá para o agronegócio e não para a boca do povo do sertão”.

Ciro Gomes rebateu o parlamentar sergipano: “O rio está ‘ferrado’ por causa exatamente dos estados opositores, que poluem e desmatam as margens do São Francisco. O problema é este, e não a vazão de água, que é a mesma desde que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil”. Apesar de fazer crítica aos opositores da transposição, o deputado do Ceará disse que a qualidade das críticas que o projeto recebeu foi muito importante. “Este projeto, graças à qualidade das críticas que recebeu, e à boa intenção do governo federal, vai beneficiar 12 milhões de pessoas, sem prejudicar nenhum cidadão sequer”, enfatizou.

Paraíba – Logo depois, ao declarar que a transposição em nada ajudaria a Paraíba porque lá não se constroem adutoras, Augusto Bezerra provocou o protesto do presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, Artur Cunha Lima, que abandonou o auditório. O deputado e ex-secretário de infra-estrutura da Paraíba, Francisco de Assis Quintans, tomou as dores de Lima e partiu para cima de Bezerra. Foi contido pela turma do “deixa disso”.

Flora – O deputado Augusto Bezerra, depois de apresentar a posição de Sergipe sobre a transposição brincou com Ciro. Dirigindo-se à platéia perguntou: Vocês sabem porque ele é mais inteligente do que todos nós? Porque ele é feliz vivendo com Flora”. Era uma referência à personagem de Patrícia Pillar (mulher de Ciro) na novela “A Favorita”, da Rede Globo.

Da Assessoria de Imprensa *

Nenhum comentário: