"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 20 de março de 2013

Crime da Caixa: júri decide por absolvição de acusado

André da Silva Lopes, acusado de envolvimento no caso conhecido como “Crime da Caixa”, foi declarado inocente após julgamento no início da noite desta terça-feira, 19. Por 4 votos a 3, o júri absolveu André de todas as acusações, entendendo que o jovem não teve qualquer participação na ação que levou à morte de Fernanda Andrade Santos, 16. A sentença foi apresentada pelo juiz Marcelo Cerveira Gurgel.
O julgamento iniciou-se às 9h no fórum Graccho Cardoso, município de Itabaiana. “O julgamento transcorreu com tranqüilidade, e não houve demora para que o júri chegasse à decisão. No interrogatório, o acusado disse que atuou como acompanhante durante o ato, e que não teve participação direta no crime. A mãe do réu se emocionou bastante durante a leitura da sentença”, descreve Marcelo Gurgel.
Para José Ronaldo Santos, pai de Fernanda, o resultado foi motivo de surpresa entre a família da vítima. “Ficamos chocados. É a prova de que a justiça quer fazer a coisa certa, mas nem sempre é possível. O delegado e a promotoria se empenharam, mas o júri preferiu absolver. Para mim é claro que tanto o acusado quanto a menor que estava com ele são criminosos e mataram minha filha”, declara.
José Ronaldo questiona ainda a sentença fixada para a adolescente de 15 anos que teria participado do crime. “Ela deveria ter sido julgada de igual para igual, mas no Brasil a justiça protege menor mesmo que ele seja culpado”, diz. Após julgamento, a adolescente cumpre medidas socioeducativas. “Só queria deixar uma pergunta para os jurados: será que vocês não tem filhos?”, conclui o pai de Fernanda.
*Infonet

Nenhum comentário: