"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 30 de abril de 2010

SSP DESARTICULA QUADRILHA DE ASSALTANTES QUE AGIA EM MUNICÍPIOS SERGIPANOS E BAIANOS

Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através das polícias Civil e Militar, prestou detalhes na tarde desta sexta-feira, 30, de uma operação que culminou com a desarticulação de uma quadrilha de assaltantes que vinha agindo em propriedades rurais e casas de municípios baianos e sergipanos. Foi preso o líder da gang, Thialy Santos Costa, 22 anos, conhecido como “Boris”, além de seu irmão Tiago Santos Costa, 24 anos, e as irmãs Crisalva de Jesus Araújo, 29 anos, e Adeilde de Jesus Araújo, 32 anos. Um menor de 17 anos envolvido com o grupo foi apreendido.
Os componentes do bando moravam na cidade baiana de Rio Real e agia em municípios do Centro Sul sergipano e cidades do nordeste da Bahia. “O grupo criminoso era responsável por invadir propriedades rurais e roubar pertences da população. Uma das características do grupo era agir com muita violência, tendo como costume prender as vítimas após as ações criminosas”, explicou o delegado de Lagarto, Hildemar Rios.
Boa parte de objetos roubados pelo grupo criminoso foi recuperado pela polícia. Jóias, aparelhos celulares, três revólveres, duas espingardas, munições e cerca de 150 gramas de maconha foram apreendidos com os integrantes. “Quando invadiam os locais escolhidos eles procuravam logo armas de fogo e dinheiro. Além dos assaltos, o bando agia também no tráfico de drogas e cometia homicídios”, destacou Rios.
Só nos últimos trinta dias, a quadrilha roubou duas caminhonetes de luxo, 12 motocicletas e diversos aparelhos eletroeletrônicos. As mulheres não participavam diretamente da execução dos roubos, mas cuidavam da venda do material subtraído e ainda da parte logística. Eles serão indiciados por formação de quadrilha e roubo qualificado. “Outra característica do bando era de agir quase sempre nos finais de semana. Após as ações eles costumavam abandonar os veículos roubados no estado da Bahia. É importante salientar que a população contribuiu muito com a investigação nos municiando com informações importantes”, salientou a delegada da cidade de Estância, Mayra Fernanda.
De acordo com a polícia, o bando agiu nas cidades sergipanas de Riachão do Dantas, Boquim, Arauá, Umbaúba,Cristinápolis, Santa Luzia do Itanhy e outras cidades da região. Os trabalhos da Secretaria da Segurança Pública (SSP) envolveram várias unidades policiais. Atuaram nas investigações e prisões policiais das delegacias da região, a Regional de Lagarto, a Regional de Estância, o Grupamento Tático Aéreo (GTA), a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), o Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati), o Complexo de Operações Especiais Policiais (Cope), o Comando de Operações Especiais (COE) e o Batalhão de Choque.
Além dos delegados Hildemar Rios e Mayra Fernandes, o delegado do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), André Baronto, e o tenente do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), Cristiano Almeida, participaram da coletiva à imprensa realizada na tarde de hoje.
SSP/SE

VEREADORA DE ROSARIO DIZ QUE OPOSIÇÃO ESTÁ DESESPERADA POR QUE DEIXOU DE MAMAR

A vereadora Maura Cecília (PDT) defendeu na sessão da Câmara Municipal de Rosário a administração interina do prefeito Helhinho. A parlamentar afirmou que o grupo ligado ao ex-prefeito Laércio Passos está desesperado por ter perdido as mordomias. “As pessoas que estão criticando o atual prefeito estão desesperadas e desequilibradas por que deixaram de mamar nas tetas. Hoje o povo está feliz por que tem um prefeito que é do povo, que trabalha para o povo e que respeita o dinheiro público”, afirmou a parlamentar.
A vereadora questionou o desaparecimento de uma moto pertencente à prefeitura e que ninguém sabe do seu paradeiro. Ela alertou que o Ministério Público precisa tomar conhecimento deste fato.
Maura Cecília defendeu o prefeito Helhinho por ter demitido secretários e diretores da administração Vino e nomeado novos técnicos para as devidas pastas. A vereadora afirmou que a oposição mente ao afirmar que o prefeito estaria demitindo todos da administração passada. “Quanto à dispensa de funcionários, Laércio quando assumiu colocou todos na rua. Já o prefeito Helhinho está demitindo somente os que não querem trabalhar por que todos são pagos com o dinheiro do povo. O prefeito está certo em tomar essa medida, é uma nova administração e precisa de técnicos, profissionais que tenham compromisso com a mudança e com o bem estar do nosso povo”, enfatizou Maura.
A parlamentar defendeu punição para os responsáveis por supostas irregularidades na administração passada, classificou Laércio Passos de corrupto e cobrou do povo consciência na hora de votar. “Laércio Passos é um homem corrupto. Hoje o povo tem acesso à prefeitura, está na prefeitura, hoje não há quadrilha, mas antes sim”, afirmou a vereadora, acrescentando que na casa de um motorista e de secretários da gestão passada tinha secretárias pagas com dinheiro da prefeitura.
Maura Cecília também elogiou a iniciativa do Ministério Público e da Justiça em afastar do cargo o prefeito Etelvino Barreto (PMDB). Ela afirmou em seu discurso que esta é a primeira vez na história política de Rosário em que um prefeito é afastado do cargo.
Os vereadores do PSB, Delson Leão e Maria José também se pronunciaram defendendo o atual prefeito e criticando o grupo liderado pelo ex-prefeito Laércio Passos.
Empauta

MÃE ACUSA HOMEM DE MOLESTAR SEUS DOIS FILHOS

No município de Itaporanga D`Ajuda, distante 32 quilômetros de Aracaju, uma mãe denunciou um homem por ter molestado os dois filhos, um menino de seis e outro de cinco anos. De acordo com a dona de casa Jaqueline, ela voltava do chafariz, que fica a 50 metros de sua casa, onde costuma pegar água quando flagrou o ato de pedofilia. "Meus meninos estavam chorando e depois me contaram que foram obrigados a acariciar as partes intimas dele", afirmou.
As duas crianças foram na manhã desta sexta-feira (30) ao Instituto Médico Legal (IML) para que fosse realizado o exame do corpo de delito. Revoltada com a cena que presenciou, Jaqueline conta que tentou reagir. "Eu ainda joguei o balde de água e tentei ir para cima dele, ele conseguiu fugir, mas eu reconheci", desabafou.
De acordo com a mãe dos meninos essa não é a primeira vez que o homem foi denunciado a polícia por crime de pedofilia. "A vizinhança comentava que ele costumava fazer essas coisas, algumas pessoas dizem que ele abusa até dos irmãos", revelou. A Polícia tem a identidade do suspeito e já iniciou buscas por todo Estado.
*Atalaiaagora

ACUSADO DE HOMICÍDIO E PORTE ILEGAL É PRESO EM ITABAIANA

Foi preso na manhã desta sexta-feira, dia 30, no município de Itabaiana, o mecânico Rodomarques Nascimento Santos, mais conhecido como ‘Galego ou Manga Rosa’, acusado de homicídio e porte ilegal.
De acordo com o delegado Marcelo Hercus, o acusado foi preso após a Justiça expedir contra ele um mandado de prisão preventiva. No momento em que foi detido, ‘Galego’ estava indo para o trabalho. Ele está preso na Delegacia aguardando transferência para o sistema prisional.
SSP/SE

quinta-feira, 29 de abril de 2010

PF DESARTICULA QUADRILHA QUE DESVIAVA MEDICAMENTOS DO SUS EM SERGIPE E EM MAIS CINCO ESTADOS

A Polícia Federal e Ministério Público Federal com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desencadearam hoje, 29, em Recife a “OPERAÇÃO DESVIO” com o objetivo de desarticular organização criminosa que desviava medicamentos e materiais hospitalares de unidades mantidas pelo Sistema Único de Saúde-SUS.
Estão sendo cumpridos 11 Mandados de Prisão Preventiva, 44 de Mandados de Condução Coercitiva, além de 74 Mandados de Busca e Apreensão. Ao todo participam da operação 300 policiais federais mobilizados de seis estados da federação (Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). As investigações deram conta da existência de uma quadrilha formada por grupos de pessoas com funções definidas, tais como: captadores - funcionários e prestadores de serviços de grandes hospitais públicos, que trabalhavam diretamente com medicamentos e materiais hospitalares (técnicos em enfermagem, maqueiros, seguranças, faxineiros e atendentes), os quais desviavam produtos em pequena quantidade para uma rede de atravessadores – que repassavam, com algum lucro, para empresas do ramo de venda de medicamentos e revendedores (distribuidores de medicamentos hospitalares, farmácias, hospitais e clínicas particulares) os quais conseguiam agregar maior valor aos produtos desviados, negociando-os para o consumidor final.Alguns investigados, adquirentes dos produtos cuja procedência ilegal lhes é conhecida, costumavam “maquiar” tais transações comerciais com a cobertura de notas fiscais falsas. A retirada ilícita de medicamentos das unidades hospitalares e farmácias públicas costumava ocorrer de forma pulverizada, em pequenas quantidades por vez, cuidado que é justificado para não chamar atenção para os pequenos furtos. Outra forma comum de se camuflar o crime era a retirada de apenas parte do medicamento, desprovido das embalagens.
As informações angariadas no inquérito identificaram, entre os hospitais integrantes do SUS vitimados pela ação dos criminosos, os seguintes: Hospital Agamenon Magalhães, Hospital da Restauração, Hospital Oswaldo Cruz, PROCAPE – Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Getúlio Vargas, Hospital das Cínicas e, ainda, a Farmácia do Estado de Pernambuco.
Em decorrência das investigações, que ganharam fôlego nos últimos seis meses, foi possível a realização de duas prisões pela Polícia Federal no último mês de dezembro, em que foram flagrados desvios de medicamentos públicos, bem como de ulteriores ações controladas (consistentes no retardo da interdição policial, mantida sob observação e acompanhamento, para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz do ponto de vista da formação de provas e fornecimento de informações).
Dentre os diversos tipos de medicamentos desviados dos hospitais, encontram-se fármacos integrantes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, listados na Portaria nº 2.048 do Ministério da Saúde, de 3/9/2009, que são adquiridos com recursos do Ministério da Saúde, tais como LIPITOR (Atorvastatina), CIPRO (Ciprofloxacina), FORMOCAPS (Formoterol), PULMICORT (Budesonida), REBIF e AVONEX (Betainterferona). Os medicamentos eventualmente apreendidos serão devolvidos, com brevidade, aos hospitais dos quais foram desviados, de forma a minimizar os prejuízos já causados ao funcionamento do Sistema Único de Saúde.
Os crimes atribuídos a esta organização criminosa são: Peculato (art. 312 do CP) – comunicável nos termos do art. 30 do CP, Formação de quadrilha (art. 288 do CP); Receptação qualificada (art. 180 §§ 1º e 6º); Falsidade ideológica (art. 299 do CP); Uso de Documento Falso (art. 304 do CP);Tráfico e Associação para o Tráfico de Drogas (arts. 33 e 35 da Lei 11.343/06).
A Polícia Federal terá quinze dias, prorrogáveis por mais quinze, para concluir as investigações em relação aos investigados presos (art. 66 da Lei nº 5.010/66), e o Ministério Público Federal disporá de cinco dias para oferecer denúncia, contados da data de recebimento do inquérito policial relatado (art. 46 do Código de Processo Penal).
O caso será também encaminhado para o Procurador da República vinculado ao ofício de tutela coletiva, a fim de que sejam adotadas as providências cabíveis pelo Ministério Público Federal quanto a eventual prática de ato de improbidade administrativa.
As investigações policiais, que tramitam sob segredo de justiça, continuarão não apenas em relação aos investigados em liberdade, como também a fim de abranger outros autores de crimes idênticos que ainda não tenham sido indiciados.
* Fonte: PF.

DEFRAUDAÇÕES APREENDE MAIS DE 10 MIL MÍDIAS PIRATEADAS


A diretora do Departamento de Falsificações e Defraudações, delegada Viviane Pessoa, detalhou na tarde desta quinta-feira, 29, a operação realizada na tarde desta quarta-feira que culminou com a prisão de dez pessoas envolvidas com a pirataria, a apreensão de um menor e de mais de 10.000 mídias falsificadas, entre DVDs e CDs.Foi preso o distribuidor Sérgio Antônio de França, que já foi condenado anteriormente pela prática do mesmo crime. Foram detidos, ainda, Islan de Pinheiro Santos, Josafá de Galvão dos Santos, Francisco Bispo dos Santos, Paulo Robério dos Santos Nascimento, Hugo César Brito Santos, Raimundo José da Paixão, Nilma Costa da Silva Xavier, José Maciel Messias dos Santos e Alisson Messias dos Santos, todos acusados de comercialização de produtos pirateados. Um menor foi apreendido.A operação, que aconteceu nos conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco, contou com a participação de cerca de 40 policiais, entre agentes, escrivães e delegados. A ação foi acompanhada por um perito do Instituto de Criminalística. “Recebemos informação de que nas localidades o crime de pirataria estava muito intenso. Após levantamentos chegamos a identidade do distribuidor da região. Montamos a operação e conseguimos prender dez pessoas e aprender milhares de mídias piratas”, explicou Viviane.Há quatro meses a Polícia Civil realizou uma operação onde foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Na oportunidade, a autoridade policial informou que haveria uma intensificação na fiscalização. “Na ação que fizemos anteriormente cumprimos os mandados de busca e apreensão e focamos nos locais de fabricação. Ontem nós direcionamos o nosso trabalho para os pontos de vendas localizados em via pública”, disse Pessoa. A delegada lembrou, ainda, a importância de se combater esta ação criminosa. “O departamento tem a preocupação de combater a pirataria por se tratar de uma das ramificações de organizações criminosas”, finalizou a delegada.

SSP/SE

GUALBERTO DIZ QUE NÃO HÁ PRIVATIZAÇÃO NO HUSE

“Não existe nenhum tipo de privatização no hospital João Alves Filho”. Essa foi a afirmação feita pelo líder da situação na Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto (PT), após denúncias sem comprovação apresentadas pelo deputado oposicionista Augusto Bezerra (DEM). Gualberto diz não ter dificuldade alguma em debater questões que envolvam o atual governo, seja discordâncias ou concordâncias, “mas o que nós queremos é prezar pela verdade”.
Durante a semana, Bezerra afirmou na tribuna da Assembleia que a Ala Azul do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) estaria privatizada, mas sequer mostrou documento, apesar de citar o nome de um médico que seria o responsável pela privatização. “Busquei informações na Secretaria de Saúde e constatei que isso não é verdade. Mas já que ele disse que tem provas, peço que me empreste a documentação, pois além dele, mais ninguém possui”, cobra Gualberto.
O líder governista voltou a dizer que as mentiras contadas no parlamento não ajudam no debate que interessa à sociedade. “Não custa nada ele me emprestar o contrato que diz ter em mãos. Só para eu ficar convencido da denúncia”, ironizou Gualberto, confirmando apenas que existem sim contratações de pessoas físicas para suprir as demandas no hospital.
“A lei garante essas contratações, principalmente no caso de postos de trabalho que não estavam previstos no concurso público, como telefonista e limpeza, por exemplo. Além disso, apenas os anestesistas são contratados através de cooperativas”, informou o petista. “Portanto, ele (Bezerra) pode estar sendo mal informado ou recebendo informações equivocadas, mas não está traduzindo a verdade na Assembleia”, disse.
Assessoria de Imprensa

PRF APREENDE CARGA DE ELETRÔNICOS NA BR 235

Policiais Rodoviários Federais abordaram o veículo Fiesta/Sedan, de placa MUZ 2759/AL, que trafegava pelo Km 10 da BR 235 em Nossa Senhora do Socorro (SE) e encontraram vários produtos eletrônicos transportados sem a documentação fiscal necessária. A carga, avaliada em R$ 5 mil, continha cinco aparelhos Playstation Sony 2, duas câmeras fotográficas digitais Sony, três aparelhos de cd players automotivos Pioneer, dois celulares Powerpack, um celular Maxcelular e um cartão de memória de 2Gb. Os produtos foram apreendidos na tarde desta quarta-feira, 28, e encaminhados à Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (SEFAZ).

FALECEU O MENINO QUE COMEU O BOMBOM ENVENENADO

O garoto A.J.O., de seis anos de idade, faleceu por volta das 07h30 desta quinta-feira, 29 de abril, após sofrer uma parada cardiorespiratória. O menino ficou internado em estado de coma durante 19 dias no CTI Pediátrico do Huse após ingerir um bombom envenenado no município de Itabaiana, onde residia.
O garoto foi submetido a exames médicos, que diagnosticaram hemorragia, isquemia e edema cerebral, um quadro muito grave, segundo a equipe médica do CTI. Durante sua estadia no Huse, o garoto recebeu o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar composta por pediatras, cardiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, dentre outros profissionais de saúde.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

LIBERTADA EM BOQUIM MULHER QUE ERA MANTIDA EM CÁRCERE PRIVADO PELO PRÓPRIO MARIDO

Cerca de mais de um ano presa pelo próprio marido sem poder sair de casa. Esse foi o tempo de sofrimento da senhora Josefa Neves Fontes, 40 anos, que foi cessado na manhã desta quarta-feira, 28, após uma ação da Polícia Civil da cidade de Boquim. De acordo com o delegado do município, Dernival Eloi, a vítima vinha sendo mantida em cárcere privado e só foi solta depois que sua filha de 19 anos foi até a delegacia para denunciar o caso. Após a informação, imediatamente os policias se deslocaram até o bairro Miguel dos Anjos e lá prenderam, em flagrante, Damião Santos, 40 anos. A vítima foi encontrada muito debilitada dentro de um quarto com hematomas pelo corpo. “Há a informação de que além de manter a esposa em cárcere privado Damião ainda a espancava quase todos os dias. Um dos filhos do casal, de seis anos, também era agredido constantemente pelo acusado”, explicou Eloi. “Casos como esse devem ser denunciados para que a polícia tome as providências. Neste caso específico, a filha do casal não agüentava mais o sofrimento das vítimas e resolveu denunciar, apesar de ter sido ameaçada de morte caso contasse para alguém”, complementou o delegado. Damião foi encaminhado para a delegacia de Boquim e foi indiciado pelos crimes de lesão corporal e cárcere privado qualificado.
SSP/SE

CUT QUER QUE SERGIPANOS SEJAM RESSARCIDOS POR COBRANÇA INDEVIDA DE ENERGIA ELÉTRICA

Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe estiveram hoje, 28/04, pela manhã, no Ministério Público Federal, onde protocolaram ação requerendo do MPF que busque saber se os consumidores sergipanos também foram lesados com a cobrança indevida, nas contas de energia elétrica, sobre reajuste tarifário aplicados de 2002 até hoje.
Análises do Tribunal de Contas da União apontam que os consumidores brasileiros pagam R$ 1 bilhão a mais por ano pela energia elétrica devido a um erro no cálculo das tarifas aplicadas nas contas de luz. A falha se repete desde 2002, quando, por pressão das concessionárias de energia elétrica e em face da crise econômica, o governo federal resolveu conceder reajuste tarifário sobre a demanda atrelada ao dólar, que naquela época estava em alta.
Entretanto, nos anos posteriores à crise e ao acordo, as tarifas continuaram a aumentar mesmo com o dólar em baixa, e o cálculo continuou sendo feito da mesma maneira, com erro, sobre a demanda passada. No período, o TCU calcula que pode ter sido sacado do bolso do consumidor uma cifra estimada em R$ 7 bilhões.

Todos pagam
O valor indevido é cobrado de todos os consumidores regulares das concessionárias de energia elétrica. Hoje, são 63 milhões de ligações existentes no território nacional, distribuídas em 63 companhias no país – a maior parte são empresas privadas. Por amostragem, o TCU detectou que em oito estados analisados pelos técnicos, todas as concessionárias faziam a cobrança indevidamente. No Nordeste, o Estado analisado foi Alagoas.
“Muito provavelmente, Sergipe não está de fora. Temos a Energisa e a Sulgipe
que devem estar entre as concessionárias que fizeram a cobrança ilegal nas tarifas de energia desde 2002. É isso que queremos que o Ministério Público Federal investigue, e sendo comprovada a cobrança indevida, que os sergipanos sejam ressarcidos ou que recebam créditos para abater nas tarifas futuras, e que o valor atual a tarifa seja revisto”, afirmou o presidente da CUT/SE, Rubens Marques de Sousa, o Dudu.
Ele também destacou que pelo modelo de cobrança equivocado, o consumidor brasileiro paga mais do que devia para a distribuidora custear os 11 encargos setoriais embutidos na tarifa de energia, que financiam do programa federal para a baixa renda ‘Luz para Todos’ às pesquisas para novas matrizes energéticas.
“Essa conta é rateada todos os anos para as distribuidoras, que a repassam aos consumidores. Ou seja, nós, consumidores, estamos pagando duas vezes pelos encargos”, ressalta Dudu.
Segundo ele, a CUT deu entrada na ação por entender que a luta da Central vai muito além da pauta imediata da classe trabalhadora. “Nossa luta é por melhores salários e condições de trabalho para a classe trabalhadora, mas reduzir os gastos do trabalhador também é importante, ainda mais quando ele está sendo lesado, como é o caso da cobrança de energia elétrica”, enfatiza.

Cartilha
Ainda de acordo com o sindicalista, a CUT/SE vai estar elaborando uma cartilha para mostrar à população, de forma detalhada, todos os encargos que os trabalhadores pagam nas várias tarifas existentes, de energia, telefonia, água etc.

terça-feira, 27 de abril de 2010

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO GROTA DO ANGICO

Nesta quarta-feira, 28, Dia Nacional da Caatinga, o governador Marcelo Déda inaugura, às 9h40, o Monumento Natural Grota do Angico, área situada na divisa dos municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Durante a solenidade, serão assinados os seguintes atos: sanção da Política Estadual de Educação Ambiental e o termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Serviço Florestal Brasileiro/MMA para execução do Inventário Florestal Nacional em Sergipe.O Monumento Natural Grota do Angico é uma unidade de conservação da natureza sancionada pelo governador Marcelo Déda, em 21 de dezembro 2007, para proteção de 2.138.000 hectares de Caatinga. Com um investimento de R$ 563.405,12, a infraestrutura do Monumento Natural Grota do Angico contempla um conjunto de edificações com Pórtico, sede administrativa, escritório, mirante, laboratório e alojamento para técnicos e pesquisadores

OPERAÇÃO INVASÃO PRENDE TRAFICANTE DE DROGAS EM ITABAIANA

A Polícia Civil prendeu neste final de semana no bairro Invasão, na cidade de Itabaiana, um homem identificado como Marcos Antonio de Souza, conhecido como Tonhão das Sete Casas, 19 anos, acusado pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
A prisão de Marcos Antônio foi realizada durante a Operação Invasão desencadeada pela Polícia Civil no agreste do Estado. Segundo o delegado Regional Marcelo Hercos, 24 pessoas foram presas pela Operação Invasão, que foi encerrada na noite deste domingo.
SSP/SE

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CARTÓRIOS ELEITORAIS FUNCIONARÃO NOS DIAS 1º E 2 DE MAIO

Em virtude da proximidade do término do prazo para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio, 5 de maio, os Cartórios Eleitorais e a Central de Atendimento funcionarão em sistema de plantão, nos dias 1º e 2 de maio. Os Cartórios do interior funcionarão das 8 às 14 horas e os Cartórios da Capital, juntamente com a Central de Atendimento, das 8 às 18 horas. Até o dia 5 os eleitores poderão: tirar ou transferir o título de eleitor; fazer atualizações cadastrais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de alistamento para voto e transferência de títulos para cidadãos que moram no exterior.Processo
De acordo com o TSE, o cidadão pode adiantar o processo por meio da internet, pedindo o título e atualizando seus dados no site do tribunal, por meio do Título Net. É necessário preencher o fomulário virtual com todas as informações solicitadas. Depois, num prazo de cinco dias corridos, a pessoa deve comparecer a um cartório eleitoral, munido de original e cópia dos documentos solicitados e número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online para finalizar o processo.
Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso). Os homens também devem apresentar comprovante de quitação militar.
Quem mora no exterior, segundo o TSE, é obrigado a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar fora do país, o cidadão deve se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro em qualquer cartório no Brasil.
O descumprimento da obrigação impede a obtenção de passaporte ou carteira de identidade. Além disso, o cidadão ficar impossibilitado de requerer qualquer documento em repartições diplomáticas no exterior.

ACUSADO DE ESTUPRAR CRIANÇA DE CINCO ANOS É PRESO EM ITABAIANA

No último sábado, 24, foi preso em Itabaiana José Carlos da Silva, 24 anos, mais conhecido como “Alagoano”. Ele é acusado de estuprar uma criança de apenas cinco anos. De acordo com investigações da policia, o acusado conhece o padrasto da criança e usou esse artifício para retirá-la de casa e levá-la até um local afastado, onde havia uma casa em construção, na região conhecida como Moita Formosa.A vítima o acompanhou inocentemente e lá foi enforcada e despida. Ele a manteve enforcada enquanto a estuprava deitada ao chão e depois a abandonou no local. Os pais perceberam a ausência da garota e já a procuravam há quase duas horas quando a encontraram andando em local ermo suja de sangue, com o órgão genital dilacerado.Após o crime, José Carlos fugiu do local mas à noite retornou e foi rendido pela população que o linchou quase até a morte. A Polícia Militar foi acionada e o conduziu até a Delegacia, onde confessou o fato e alegou que havia bebido muito. A criança, que se encontra com sérios traumas, foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) e já foi medicada e prevenida contra doenças sexualmente transmissíveis. Será também encaminhada para a assistência social da Cidade para acompanhamento psicológico.De acordo com a delegada Juliana Alcoforado, o local do crime é uma área onde vem acontecendo a maioria dos crimes sexuais de Itabaiana. Na semana passada foi preso um acusado de estupro com espancamento contra uma senhora de 44 anos “A Delegacia da Mulher tem atuado fortemente naquela região e todos os crimes sexuais ocorridos em Itabaiana nos últimos três anos foram elucidados, com os acusados presos”, ressaltou a delegada Juliana Alcoforado.
SSP/SE

MPE AJUIZA AÇÃO CONTRA EDVALDO NOGUEIRA E SAMARONE

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Serviços de Relevância Pública, através dos Promotores de Justiça, Renê Antônio Erba e Carlos Henrique Siqueira Ribeiro, ajuizou Ação Civil Pública por ato de Improbidade Administrativa contra o atual Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e contra o então Superintendente de Trânsito e Transporte – SMTT, Antônio Samarone.
A Ação tem por base Inquérito Civil Público instaurado em vista de Representação Popular que noticiava irregularidades na SMTT da Capital.
Apurou-se na investigação, que o Superintendente da SMTT, utilizou dinheiro público para promover pessoalmente o Prefeito Municipal, em periódico de responsabilidade da SMTT, estampando sua fotografia em matéria intitulada “Prefeito determina renovação da frota”.
Na Ação, o Ministério Público do Estado de Sergipe, exije que os valores públicos sejam devolvidos, e, busca ainda, sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa por quebra do Princípio da Impessoalidade e Moralidade Administrativas.
Ascom MP/SE

PRESO HOMEM QUE MATOU EX-COMPANHEIRA NA FRENTE DOS FILHOS EM SÃO DOMINGOS

A Polícia Civil prendeu na noite do último sábado, dia 24, no povoado ‘Inferninho’, município de Lagarto, Ilário Bento dos Santos, 37 anos, acusado de matar a ex-companheira Rosicleide dos Santos Reis, 23 anos, na última quinta-feira, dia 22, no povoado Mulungu, município de São Domingos. O crime foi motivado porque a vítima se negou a reatar o relacionamento que havia rompido há cerca de oito meses.
Inconformado com a negativa da mulher, com quem conviveu cinco anos, o acusado retirou uma faca peixeira da cintura e desferiu vários golpes no pescoço da vítima. O crime foi presenciado pela cunhada de Rosicleide e pelo filho de 3 anos, que estava dormindo e acordou no momento em que a mãe agonizava. Após o assassinato, Ilário fugiu e deixou para trás os próprios filhos. O crime revoltou a comunidade já que o acusado maltratava a vítima quando era casado.
Segundo a delegada, no momento da prisão, Ilário reagiu partiu com uma faca, provavelmente a mesma que matou Rosicleide, para cima de um policial. No entanto, acabou atingido com um tiro na perna para ser contido. Ilário foi socorrido e levado ao Hospital de Urgência João Alves Filho, em Aracaju, onde ficou internado na noite de sábado e liberado no final da tarde deste domingo. Ele já se encontra em São Domingos e sua prisão foi autorizada ainda no final de semana pela Juíza Plantonista do município de Simão Dias.
“Talvez, ele tenha ficado mais enfurecido pelo fato de a ex-mulher ter demonstrado independência e ter voltado a São Domingos para buscar os filhos para viver com ela em Aracaju”, explicou a delegada Gisele Theodoro Martins.
Para a delegada, o crime traz à tona uma séria questão que diuturnamente mulheres de diversas faixas etárias e de todas as camadas sociais vivenciam no Estado de Sergipe. Ela explica que horas antes de morrer a vítima solicitou à guarda dos filhos a Justiça já que planejava morar em Aracaju, onde estava trabalhando.
SSP/SE

C0NCURSO PUBLICO EM ITABAIANA

A prefeitura de Itabaiana, através da empresa especializada em realização de concursos públicos no Brasil, CONSULPLAN, abrirá a partir do próximo dia 03 de maio (internet) e 06 de maio (presencial), as inscrições para o preenchimento de mais de 251 vagas nas diversas áreas do serviço público municipal.De acordo com o secretário da administração, Romualdo Menezes, "as inscrições poderão ser realizadas através da internet, no site www.consulplan.net a partir do dia 03 de maio, ou de forma presencial, na Associação Atlética de Itabaiana, localizada na Av. Dr. Luiz Magalhães, no centro da cidade no horário compreendido entre as 9h e as 16h". Romualdo informou ainda que o período das inscrições será encerrado no dia 28 de maio.O valor da taxa de inscrição para os cargos que exigem nível superior é de R$ 70,00 e para os cargos com exigência do nível médio, ou técnico, o valor é de R$ 35,00. Para os casos onde a exigência for o nível fundamental, o valor é de R$ 25,00.Os cargos oferecidos são das áreas do magistério, Professor da Educação Básica II; na área da saúde, entre médicos, enfermeiros, cirurgião dentista, fisioterapeuta, psicólogo e demais profissões da área que deverão ser consultadas no edital. Também estão sendo oferecidas vagas para a área de assistência social e demais áreas da administração, a exemplo de advogados, arquitetos, analista de políticas públicas e gestão governamental e contabilista, dentre outras profissões. O concurso também oferecerá vagas para diversos empregos de nível médio, técnico e fundamental.
Acesse o edital do concurso:
Click aqui:

TÁ NA COLUNA DE CLAUDIO NUNES

Micarana
Na noite deste sábado, 24, o governador Marcelo Déda prestigiou a tradicional micareta da cidade de Itabaiana, a 57 km da capital. A Micarana, que é um evento que integra o calendário festivo do estado, reúne anualmente foliões de diversos municípios sergipanos e de estados vizinhos que são animados por atrações locais e renomados artistas nacionais. O governador estava acompanhado do senador Antônio Carlos Valadares, do deputado federal Valadares Filho e do deputado federal Eduardo Amorim, da prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto, da ex-prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, do ex-deputado federal José Teles de Mendonça, do vereador Olivier do secretário de Estado da Articulação política e Relações Institucionais, Chico Buchinho, dentre outras lideranças e correligionários

Carinho
Ao lado de lideranças e correligionários, o governador Marcelo Déda assistiu à festa com o desfile de blocos e trios elétricos na avenida Luís de Magalhães, uma das principais vias da cidade. “É uma alegria muito grande estar aqui, pois tenho grandes amigos e muita consideração e carinho pelo povo de Itabaiana. Aproveitando o evento, venho rever amigos que sempre nos ofereceram sua amizade, companheirismo e luta na nossa trajetória política”, contextualizou o governador.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

SEFAZ DE ALAGOAS APREENDE CAMINHÃO DE ITABAIANA COM 140 CAIXAS DE CIGARROS SEM NOTA FISCAL

Fiscais da Secretaria da Fazenda de Alagoas apreenderam no final da noite desta quinta-feira (22), um caminhão com 140 caixas de cigarros contrabandeadas. Parte da mercadoria estava no caminhão, L 1620, de placa IAB 3925, de Itabaiana Sergipe, e outra parte, dentro de casa.
Apreensão se deu durante uma ronda de rotina dos Fiscais da Sefaz, eles estavam passando pelo Parque Miramar, no Sítio São Jorge, quando se depararam com o caminhão, sendo descarregado, “Nós pedimos a nota fiscal e não foi apresentada”, disse um Fiscal, que pediu para não ser identificado.
Com o apoio da PM e da Polícia
Civil, os fiscais entraram na casa e encontram mais caixas de cigarros, algumas com o rótulo indicando, que a mercadoria tem origem no Paraguai. A única pessoa que estava no local, era um homem, que não se identificou, e disse apenas que foi contratado para descarregar a mercadoria.
Ao todo foram apreendidas 140 caixas de cigarros. No mercado oficial com nota fiscal, cada caixa de cigarro custa em torno de 1.000 mil reais.
A mercadoria será encaminhada para a Delegacia dos Crimes Contra a Ordem Tributária e Patrimônio (Decotap).

GOVERNADOR MARCELO DÉDA GARANTE LIBERAÇÃO DE R$ 30 MILHÕES PARA SERGIPE

O ministro da Integração Nacional, João Santana, assegurou ao governador Marcelo Déda nesta quinta, 22, em Brasília, a liberação de R$ 30 milhões que serão destinados aos municípios sergipanos atingidos pelas chuvas da semana anterior. Como forma de agilizar a liberação destes recursos, o governador chamou imediatamente à capital da República secretários e técnicos do Governo de Sergipe.
Com isto, o governador pretende desencadear o processo de elaboração de plano de trabalho "para garantir o mais rápido possível os recursos para o estado, em especial os de socorro emergencial". Por orientação do ministro e determinação do governador, já nesta quinta, o coordenador especial da Defesa Civil do estado, José Erivaldo Mendes, reuniu-se com técnicos do Ministério. Mendes também participou da audiência no Ministério.
As garantias do ministro foram repassadas logo depois que o governador detalhou as consequências e os prejuízos das chuvas que caíram sobre o estado na semana anterior. O relato de Déda complementou as informações que o ministro obteve pessoalmente ao visitar Sergipe
no último sábado, 17.
Estado de emergência
Déda destacou que os recursos do ministério serão destinados aos 10 municípios com estado de emergência decretado – São Cristóvão, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores, Laranjeiras, Brejo Grande e Barra dos Coqueiros, além de Aracaju. Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, cidade mais atingida pelas cheias, também acompanhou a audiência ministerial.
Além das demandas comuns às cidades atingidas, Nogueira encaminhou pleitos específicos da capital em tramitação no Ministério. O montante de recursos que será liberado pela União terá três destinos delimitados: atendimento de emergência, reconstrução dos locais atingidos e obras de prevenção.
Na audiência ministerial, o governador foi também assessorado pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
ASN

ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS E ASSALTO É PRESO EM ITABAIANA

Policiais da Delegacia Regional da cidade de Itabaiana, sob a coordenação do delegado Paulo Cristiano, prenderam William Moura da Paz, 21 anos, conhecido como "William Cruel". Ele responde pelo crime de tráfico de drogas e assalto no bairro São Critóvão. Contra ele já havia um mandado de prisão temporária. Com essa prisão, a Polícia Civil do município chega ao número de 23 detenções relativas a Operação Invasão, iniciada na última terça-feira, 20.
SSP/SE

CONSELHEIRO DO TCE RELATAIRREGULARIDADES NA PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO

Ao final da sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada na manhã desta quinta-feira (22), o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo apresentou protocolo onde indica a presença de diversas irregularidades na administração pública do município de São Cristóvão, no período de 2007 a 2009.
Após a leitura do relatório, o colegiado acatou o voto do conselheiro pela autuação como denúncia, determinando-se liminarmente a adoção de algumas medidas cautelares, até o julgamento definitivo. O levantamento foi elaborado após solicitação de inspeção feita pelo juiz de Direito Manoel Costa Neto, da comarca do município.
As medidas a serem adotadas irão implicar na emissão de determinação ao município de São Cristóvão, para que de forma imediata se abstenha de transferir para o caixa valores superiores a R$1mil. O município não poderá realizar saques na boca do caixa ou emitir cheques nominais à própria prefeitura e terá que abster-se de efetuar qualquer pagamento à empresa Torre Empreendimentos Rural e Construções Ltda.
Outra medida consiste na notificação dos gestores Jadiel Campos e Alexsander Oliveira de Andrade, em função das irregularidades constatadas. A decisão pede ainda que o Banese e o Banco do Brasil sejam informados sobre a determinação. As informações seguirão ainda para a Comarca de São Cristóvão, com a observação de que os interessados terão o direito de contraditar o apurado. Quem também terá esse direito será a empresa Torre.
Entre as falhas apontadas por Clóvis Barbosa estão saques aleatórios, transferências indevidas, saques na boca do caixa e ausência de rescisão formal de contrato, além de pagamentos irregulares em valores que totalizam mais de R$300mil. "Desta forma, denota-se a existência de indícios de grave dano ao erário, uma vez que os gestores responsáveis feriram diversos dispositivos", aponta o conselheiro em seu relatório.
Fonte: TCE

MENOR INFRATOR QUE VINHA AGINDO EM AREIA BRANCA É APREENDIDO

Em uma operação conjunta que contou com policiais civis e militares do município de Areia Branca foi dado cumprimento a um mandado de internação. O adolescente apreendido responde a diversos procedimentos pelo crime de furto no município e desde outubro do ano passado foi expedida a ordem judicial.Ele encontrava-se foragido e na manhã desta quinta-feira, 22, os policiais obtiveram a informação de que ele estaria nas proximidades de um Bar na região da Lagoa Seca. “Com o apoio dos policiais militares da 1ª Companhia do 3º Batalhão fomos até o local mencionado e conseguimos apreender o menor. Após a comunicação ao Poder Judiciário, o jovem será encaminhado para o Centro de Atendimento ao Menor”, destacou a delegada Mariana Amorim.
SSP/SE

terça-feira, 20 de abril de 2010

HOEME É PRESO EM ITABAIANA POR ESTUPRAR MULHER DE 44 ANOS

Na manhã de segunda-feira, 19, policiais da Delegacia da Mulher da cidade de Itabaiana prenderam José Júnior dos Santos, 19 anos, sob a acusação da prática de estupro que teve como vítima uma senhora de 44 anos. O crime ocorreu na madrugada de hoje e a vítima voltava das festividades da prévia carnavalesca Micarana. De acordo com a polícia, a vítima foi abordada pelo acusado que já a conhecia, pois os dois moram em uma localidade conhecida como Moita Formosa.“O crime ocorreu na localidade conhecida como Inferninho e a vítima foi submetida a muita violência durante o ato. Ela conta que chegou a expelir sangue pelo ânus durante o coito anal, e ainda teve seu rosto quase desfigurado por socos que tomou. Em seu corpo ainda é possível ver muitos hematomas e feridas decorrentes de mordidas que o autor efetuou. A vítima procurou a delegacia hoje pela manhã e imediatamente nossa equipe efetuou a prisão do criminoso que andava tranquilamente pelas ruas como se nada tivesse acontecido”, destacou a delegada Juliana Alcoforado.Ainda de acordo com a delegada, José Júnior inicialmente negou a prática do crime e ainda afirmou que tinha raiva de homens que batem em mulheres, mas durante o interrogatório ele confessou toda a prática do crime, confirmando que espancou a a vítima porque ela o xingou durante o estupro.
SSP/SE

ESPOSA DO PREFEITO DE ROSÁRIO TINHA SALÁRIO DE QUASE R$ 5 MIL

Deve ser julgado hoje (20), o recurso da defesa do prefeito afastado de Rosário do Catete, Etelvino Barreto, pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Mas enquanto Vino permanece fora da administração, alguns privilégios começam a ser revelados, como o salário da primeira-dama, Maria das Graças Barreto.
Professora efetiva, ela recebe em seu contracheque a generosa gratificação de 200%, o que eleva seu salário para R$ 4,8 mil. Além disso, a ‘professora’ fica à disposição do gabinete do marido e nem precisa aparecer por lá para receber o salário todos os meses. Situação bem diferente da maioria dos professores.Enquanto isso, a oposição, que hoje comanda a administração municipal, está espantada com o desleixo encontrado na prefeitura. Com o afastamento do prefeito de Rosário por decisão da Justiça Eleitoral (ele é acusado de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008), a caixa preta da administração começou a ser aberta.
Além da questão envolvendo sua mulher, outras situações mais graves estão sendo reveladas. Mesmo com uma arrecadação média de R$ 4 milhões por mês, a prefeitura está com o FPM bloqueado por conta de atrasos no repasse do INSS. A quantia bloqueada já chega a quase R$ 1,9 milhão. Rosário também está sem três certidões negativas e, por isso, impedido de realizar convênios com os governos estadual e federal.
*EMPAUTA

domingo, 18 de abril de 2010

ONIBUS QUE IA DE RECIFE PARA ARACAJU É ASSALTADO

Um ônibus da empresa Progresso que seguia do Recife para Aracaju, em Sergipe, foi assaltado na madrugada deste sábado (17) na BR-101, próximo ao trevo de acesso ao município de Joaquim Nabuco, na Mata Sul do Estado.
De acordo com a polícia, o ônibus com 42 passageiros seguia pela BR-101 quando foi abordado por volta das 4h da manhã por oito homens em dois carros nas proximidades do acesso ao município de Joaquim Nabuco.
O motorista do ônibus Martinho Menezes de Lima, de 44 anos, foi obrigado a dirigir o veículo até um canavial, onde os bandidos assaltaram todos que estavam no ônibus.
Os homens fugiram levando dinheiro e pertences dos passageiros. A quantia roubada não foi informada. Policiais militares fizeram buscas na área, mas não conseguiram localizar os suspeitos.
#Alagoas24horas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CAPELA DISPONIBILIZA CARGO DE SECRETÁRIO DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Capela mais uma vez sai na frente. Pela primeira vez na história de Sergipe, um município disponibiliza o cargo de secretário municipal de saúde, para toda sociedade civil. A seleção acontecerá de 19 à 22 de abril, das 08 às 13h30, na sede da prefeitura. Os interessados a ocupar este cargo, como também de engenheiro civil, devem apresentar-se para entrevista munidos de currículo profissional.
A iniciativa é uma demonstração de que o secretariado em Capela não é formado por indicação política, mas pela qualificação técnica do profissional. “Somos empregados do povo e como tal trabalhamos com o que há de melhor em material humano para assim oferecermos ao cidadão o melhor serviço público. O resultado de tudo isso é uma administração premiada que está entre as melhores do Brasil”, enfatiza o prefeito Manoel Messias Sukita Santos (PSB).

quinta-feira, 15 de abril de 2010

POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUERITO SOBRE O "JOGO DO BICHO" E INDICIA 15 BICHEIROS DO ESTADO ESTADO

A Polícia Civil de Sergipe, através do Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), apresenta às 9 horas da manhã desta quinta-feira, dia 15, a conclusão de um inquérito que indiciou 15 bicheiros que movimentavam o jogo do bicho na cidade de Itabaiana e em várias partes do Estado. As investigações também mapearam o funcionamento das bancas de apostas, bem como quem são os diretores, gerentes e laranjas que movimentam a jogatina em Sergipe.
A primeira operação contra a jogatina foi registrada na cidade de Itabaiana no dia 17 de dezembro do ano passado. Na época, a Polícia Civil apreendeu cerca de R$ 690 mil com os bicheiros e 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Uma das pessoas indiciadas pela Polícia Civil foi o vereador de Itabaiana Vardo da Lotérica.
SSP/SE

FISCAL DE TRIBUTOS DA PREFEITURA DE ESTÂNCIA FOI PRESO EM ARACAJU

O fiscal de tributos da Prefeitura Municipal de Estância, Miguel Valério, que também é presidente do Estanciano Esporte Clube, foi preso na manhã desta quarta-feira, 16, em Aracaju.
De acordo com Paulo César dos Santos, conhecido como Tancredinho, que atualmente trabalha em Aracaju e possui uma empresa no ramo de gráfica em Estância, o fiscal tentou lhe extorquir, alegando que sua empresa estava em débito com a Prefeitura Municipal.
Paulo César informou ao repórter Magno de Jesus, que pediu para seu contador, Pierre Arcieri, realizar um relatório sobre a situação da empresa, depois passou o problema para Miguel, que pediu a ele o valor de R$ 1.000,00 para resolver a situação.
O empresário informou que marcou com o fiscal, para que ele fosse receber o dinheiro em Aracaju, onde Paulo César trabalha com o irmão, Marcos Antônio, proprietário da Laser Graf. Então Paulo separou o dinheiro e colocou em dois envelopes, e depois marcou o local para o fiscal pegar a quantia em dinheiro, Nisso, o empresário já tinha informado ao delegado, foi quando Miguel chegou ao local para pegar o valor e foi surpreendido com a polícia que o pegou em flagrante.
A notícia foi passada para o repórter da Tribuna online pela própria vítima por volta das 13h00, dando conta que Miguel teria sido preso.
*A Tribuna cultural

quarta-feira, 14 de abril de 2010

21 PRESOS POR TRÁFICO E ROUBO EM ITABAIANA

A Polícia Militar e a Polícia Civil já prenderam 21 pessoas em Itabaiana, durante a operação Invasão. A maior parte dos detidos é acusada de assaltos e tráfico de entorpecentes. Durante as abordagens foram apreendidas frascos de lança-perfume, papelotes de maconha, crack e cocaína, além de uma espingarda, R$ 5 mil e objetos roubados, incluindo eletrodomésticos e uma motocicleta.Entre os presos estãoo 19 homens e duas mulheres. Três deles foram identificados como Hebert Sacramento, 33 (considerado um dos maiores traficantes da região), a esposa dele, Ana Paula Souza Nascimento, 27, e Valdir Alves de Oliveira, 33, que fazia a entrega de drogas aos usuários. Todos foram detidos em cumprimento a mandado de prisão, no bairro Campo Grande.Outros cinco presos, detidos em locais diferentes, também foram identificados: Max Yuri de Jesus, 18, detido por assalto e tráfico de entorpecentes, José Cleverton dos Santos Teixeira, 21, e Genidice Aurora da Silva, 26, denunciados por tráfico de drogas, e Fernando Silva Santos, 18, e Jonata Souza Melo, 20, por assalto à mão armada. Todo tiveram prisão temporária decretada pela justiça.Participaram da operação equipes da Delegacia Regional da Polícia Civil de Itabaiana e Coordenadoria da Polícia Civil do Interior (Copci), 3º Batalhão da Polícia Militar, Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), totalizando 60 policiais militares e civis. As ações preventivas visam inibir a ação de assaltantes e traficantes durante a prévia carnavalesca Miracana, que movimenta a cidade a partir do dia 17.
SSP/SE

terça-feira, 13 de abril de 2010

POSTO EM ITABAIANA É PROCESSADO PELO MPF/SE POR VENDA DE COMBUSTÍVEL ADULTERADO

O posto de combustível J. Alves & Cia., localizado em Itabaiana, está sendo processado pelo Ministério Público Federal em Sergipe por venda de combustível adulterado. Uma fiscalização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) apontou que a empresa vendia gasolina com adição de álcool acima do permitido pelas normas da agência reguladora.
A fiscalização foi feita em dois tanques, que, somados, armazenavam mais de 10 mil litros de combustível. O posto foi processado administrativamente pela própria ANP e, em fevereiro deste ano, condenado a pagar multa de R$ 62 mil. Agora, os responsáveis pela empresa responderão a ação civil na Justiça Federal em Sergipe.
Na ação, o procurador da República Pablo Coutinho Barreto pede que o posto seja condenado a ressarcir todos os consumidores que, através de nota fiscal, comprovem que adquiriram combustível adulterado naquela empresa. A Justiça Federal poderá ainda condená-lo a custear a reparação de danos que a gasolina adulterada tenha causado nos veículos dos clientes.
Além disso, a ação pede que a empresa promova campanha publicitária educativa para conscientizar os consumidores sobre a importância da fiscalização da qualidade dos combustíveis. O MPF requer também que os responsáveis pelo posto sejam obrigados a pagar multa de R$ 120 mil, a título de reparação ao dano causado ao meio ambiente pela utilização do combustível adulterado.
Outros casos – Este é o terceiro processo movido este ano pelo MPF em Sergipe contra postos de combustíveis do Estado acusados de adulterar combustíveis. Todas as ações foram iniciadas a partir de fiscalização da ANP e após as empresas terem sido processadas e condenadas administrativamente pela agência reguladora.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Sergipe

MP/SE PLEITEIA JUDICIALMENTE INTERVENÇÃO COM PEDIDO SUCESSIVO DE DISSOLUÇÃO NA SOCIEDADE EUNICE WEAVER

O Ministério Público do Estado de Sergipe, através dos Promotores de Justiça Ana Paula Machado Costa Meneses da Promotoria do Terceiro Setor, Alexandro Sampaio Santana e Eduardo D'Avila Fontes da Promotoria do Patrimônio Público e Luís Fausto Valois dos Santos da Promotoria da Educação, ajuizaram Ação Civil Pública de Destituição de Diretoria e Intervenção e Pedido Sucessivo de Dissolução da Entidade, em razão de diversas irregularidades.
Conforme documentação encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, constatou-se que, através de diversos convênios, o repasse de recursos públicos pelo Município de Aracaju para a referida Sociedade, totaliza um valor de R$ 29.588.838,75 ( vinte e nove milhões, quinhentos e oitenta e oito mil e oitocentos e trinta e oito reais e setenta e cinco centavos).
A ausência de capacidade financeira para auto-sustentar-se, estampada na ausência de associados e no recebimento exclusivo de recursos públicos para execução de convênios; descumprimento estatutário que desponta da não manutenção do Educandário São José, atualmente transformado de fato em escola pública estadual; desatualização do estatuto em face do novo Código Civil, inclusive importando em maior dificuldade na prestação de contas; omissão dos órgãos administrativos e de fiscalização; desvio de finalidade consistente em contratar irregularmente pessoas para laborar no Município de Aracaju e descontrole na gestão patrimonial, inclusive no que atine a bens adquiridos com recursos públicos, foram causas identificadas durante investigação realizada por maio de Inquérito Civil e que concorrem para a necessidade da Intervenção.
O Ministério Público espera que a Intervenção porventura determinada pelo Juízo competente seja medida suficiente e apta a sanar as irregularidades existentes na Sociedade Eunice Weaver de Aracaju. O Município de Aracaju firmou Termo de Ajustamento de Conduta em 23 de setembro de 2009 perante o Ministério Público de Sergipe e o Ministério Público Especial e junto ao Tribunal de Contas, com o intuito de eliminar as contratações irregulares de pessoal através de organizações não governamentais, com prazo até 31 de julho de 2010.
Finalmente, foi requerida a intimação do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e do Tribunal de Contas da União, no intuito de obter informações sobre a conclusão dos trabalhos de fiscalização da aplicação dos recursos públicos repassados para a Sociedade Eunice Weaver de Aracaju, com apresentação de relatórios técnicos.
Fonte: Ascom MPE

POLÍCIA CIVIL PRENDE EM GLÓRIA SEQÜESTRADOR E HOMICIDA DE PERNAMBUCO


A Polícia Civil prendeu no final da tarde desta segunda-feira, dia 12, em Nossa Senhora da Glória, um homem acusado de homicídios e um seqüestro no interior de Pernambuco. O pernambucano Adinaldo Neposiano dos Santos, 33 anos, seqüestrou no município de Águas Belas, durante a Semana Santa, o adolescente de 16 anos Josimário Pereira Barbosa cujo autor do crime suspeitava que fosse amante de sua esposa.
De acordo com o coordenador regional de Glória, delegado Ataide Alves, o acusado colocou a vítima dentro de um veículo Voyage, de placa policial KSP-6712, da cidade de Abreu e Lima (PE) e o trouxe até o povoado Vaca Serrada, município de Porto Folha, onde o matou a golpes de faca. Após cometer o assassinato, ele abandonou o corpo nas imediações do povoado e foi passar uns dias no município de Nossa Senhora da Glória de onde pretendia fugir esta semana para o Estado de São Paulo.
“Além desse crime, Adinaldo também responde por outro homicídio praticado no interior de Pernambuco no ano de 2001”, disse o delegado, detalhando a crueldade do acusado. “Antes de matá-lo ele cortou a orelha direita da vítima, torturando-o por muito tempo”, reforçou.O corpo do jovem foi encontrado no sábado de Aleluia e conduzido ao Instituto Médico Legal (IML), em Aracaju, onde foi realizada a necropsia. Nesse mesmo dia, os policiais colheram informações que acabaram levando a polícia até o acusado. Adinaldo prestou depoimento ao delegado de Porto da Folha, Hilton Paulo, nesta segunda-feira. “Embora tenha sido preso por policiais de Glória, o acusado foi ouvido em Porto da Folha, município onde o crime foi praticado”, explicou Ataíde Alves.
Adinaldo será levado para Pernambuco onde ficará à disposição da Justiça daquele Estado. O carro encontrado com Adinaldo também foi apreendido e encontra-se no pátio da Delegacia de Nossa Glória com restrições administrativas.
SSP/SE

MUNICÍPIO DE LAGARTO É PROCESSADO PELO MPF/SE

O município de Lagarto está sendo processado pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) por extração ilegal de minério e retirada de coberta vegetal. A área localizada dentro do Município de Lagarto foi explorada sem as devidas licenças pela Secretaria Municipal de Obras, Transporte, Meio Ambiente e Urbanismo.
De acordo com fiscalização realizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo menos 4.250m³ de cascalho foram retirados do local.
Na ação, o procurador da República Pablo Coutinho Barreto requer, em caráter liminar, que a prefeitura repare os danos causados ao meio ambiente em razão da atividade de extração ilegal de minério. Segundo o procurador, a eventual demora na recuperação da área degradada poderá causar um dano maior ao meio ambiente. Ele ainda ressalta que a área atingida possui risco grave de erosão. Caso o pedido liminar seja acatado pela Justiça Federal, mas não seja cumprido, o réu poderá pagar multa diária no valor de mil reais.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Sergipe

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PRÉ-CANDIDATO AO SENADO ANTÔNIO LEITE É PROCESSADO POR PROPAGANDA ANTECIPADA

O pré-candidato ao Senado Antônio Leite está sendo processado pelo Ministério Público Eleitoral em Sergipe (MPE/SE) por propaganda antecipada. As duas empresas de outdoors, responsáveis pela afixação das propagandas, também estão sendo processadas.
A ação pede, liminarmente, que Antônio Leite e as empresas sejam obrigadas a retirar a propaganda no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de 2 mil reais para cada um. A procuradora Eleitoral Auxiliar Lívia Nascimento Tinôco, que assina ação, pede ainda que, ao final do processo, o pré-candidato seja condenado ao pagamento de multa, que pode variar de 5 mil a 25 mil reais, ou valor igual ao gasto na propaganda, caso esta tenha tido valor superior.
Os outdoors trazem uma foto de Antônio Leite com os dizeres: “Cuidar do planeta só traz alegria”. Para a procuradora, tal propaganda tem o objetivo de conquistar o eleitorado para o pleito deste ano. “A frase contida nos outdoors em tudo se alinha ao programa do Partido Verde, agremiação política ao qual Antônio Leite é filiado”, observa na ação.
A propaganda eleitoral para 2010 só estará autorizada a partir do dia 5 de julho. Além disso, os outdoors não poderão ser utilizados como veículo de propaganda eleitoral nem mesmo a partir desta data. Na ação, a procuradora esclarece que o objetivo do MPE/SE é coibir o abuso de poder econômico.
“Haja vista que vários candidatos não têm recursos suficientes para, já nesse momento, começarem a efetuar gastos de tamanha monta, os quais sequer irão constar dos gastos de campanha e passaram ao largo do controle da Justiça Eleitoral”, acrescenta.
MPF/SE

POLÍCIA CIVIL DE ITABAIANA APREENDE LANÇA-PERFUME QUE SERIA NEGOCIADO DURANTE A MICARANA

A Polícia Civil da cidade de Itabaiana, coordenada pelos delegados Marcelo Hercos e Paulo Cristiano, efetuaram uma operação na última sexta-feira, 9, que acabou com a prisão de Valdineide dos Santos, 33 anos, conhecida como “Val”. Com ela os policiais encontraram 42 frascos da substância entorpecente lança perfume, dez gramas de cocaína e dezenas de pequenos frascos.A prisão aconteceu após denúncia efetuada através no disque-denúncia (08000 79-0147) e contou com apoio de informações levantadas por policiais da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci). A droga estava sendo vendida para foliões do carnaval fora de época Micarana, que acontece a partir do próximo sábado, 17. “Outras pessoas que participaram do crime, também vão responder por sua conduta. A pessoa que trouxe a droga do estado de São Paulo já foi identificada e será responsabilizada. Acreditamos que se trata de uma quadrilha que vinha praticando este tipo de crime”, informou o delegado Marcelo Hercos.
SSP/SE

VEREADORES CRITICAM ATUAÇÃO DO DTTU DE LAGARTO

A atuação dos agentes de trânsito do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU) de Lagarto voltou à pauta da sessão da Câmara Municipal de Lagarto. Em pronunciamento, o vereador Joselmo Fontes Alves (PSC), criticou o que ele chama de “atitudes deploráveis dos agentes”. O parlamentar denunciou que um veículo chegou a ser multado quatro vezes no mesmo dia e horário. “Lagarto não precisa ter DTTU para perseguir ninguém, mas de um departamento que oriente o povo”, sugeriu.As palavras do vereador foram reforçadas pelo colega Gildásio Pereira, o “Baiano do 13” (PSB). “Já presenciamos algumas atitudes covardes de agentes de trânsito que foram para o povoado Colônia 13 só para multar as pessoas”, denunciou.
O vereador Bruno Vieira (PSDB) ressaltou que a função dos agentes é cumprir a lei, “mas eles poderiam educar mais os motoristas, do que multar por multar”. VETOOs vereadores discutiram ainda o veto do prefeito Valmir Monteiro ao projeto de Gustinho Ribeiro (PV), que dispõe o direito do funcionário escolher ou não para o dia do pagamento do 13º terceiro na data em que comemora o seu aniversário. Os parlamentares não chegaram a votar pela manutenção ou rejeição do veto, o que deve acontecer na sessão da próxima terça-feira (13). Ficou acertado que a assessoria jurídica da Câmara iria analisar as razões do veto, uma vez que o prefeito Valmir Monteiro (PSC) considerou o projeto de lei inconstitucional.

TÁ NA COLUNA DE CLAÚDIO NUNES

Do laranja em Itabaiana
Tem gente jurando que por trás da declaração do secretário-adjunto da Secom, Chiquinho Ferreira, de que o prefeito de Itabaiana, em um ano e quatro meses não fez nada mais do que padronizar os prédios públicos com a cor laranja, tem algo que pode ser revelador e destruidor”. Luciano disse que tem alergia do PT. E Chiquinho rebateu “ele tem alergia ao vermelho porque gosta do laranja”. Epâ!

domingo, 11 de abril de 2010

RIO DAS TRAGÉDIAS

Retirar pessoas de debaixo de escombros tornou-se cena corriqueira nas imagens da televisão brasileira. Os gritos de desespero, as lágrimas da resignação total, as indecisões quanto ao futuro, e a demonstração de solidariedade fecham a parte do ciclo dos comuns, que apenas passam a ser número, ou de desaparecidos, de mortos, de desabrigados, onde exatamente começa o outro lado do terror, que são as explicações, as justificativas, as providências imediatas das autoridades. Elas abrem a boca e a cena desse filme de horror se fecha. Daí é só aguardar novas chuvas para rodar o mesmo filme.
Nada de novo ocorreu no desastre do Rio de Janeiro, a não ser o Carandiru de mortos num único dia de chuva e alguns posicionamentos das autoridades envolvidas, a começar pelo sempre simpático governador.
Alegou que não se poderia fazer uso político da tragédia. Óbvio, mas nunca se deve fazer esse tipo de uso em nenhuma tragédia. Mas uma avaliação independente não significa uso venha de quem vier. Omissão e cumplicidade com negligência e incompetência podem significar maior uso do que uma posição justa, mesma que não seja de acordo com o que pretendem os ouvidos das autoridades responsáveis. Tratou-se de fato de uma defesa prévia, igual à daqueles jogadores de futebol que levantam o braço para indicar impedimento, exatamente ele que legitima a condição do adversário.
Depois, a bizarrice ficou por conta dos sempre muito bem preparados secretários. O estadual de Obras afirmou que as construções foram feitas em locais de super-risco, em função da descoberta de que o local do maior desabamento, até o momento, foi num local onde havia um “lixão” em Niterói, afirmação corroborada com muita ênfase pelo secretário municipal de Obras do município, que acrescentou ter sido “atípico” este deslizamento. Não poderia existir pérola maior! Por essa visão de atribuir a culpa pelos desabamentos ao prazer suicida das vítimas por conta das construções irregulares, que já se tornou recorrente, os dois secretários ficaram com as expressões muito tranqüilas. Faltou apenas o toc toc toc de felicidade de Marco Aurélio Garcia quando, ainda sobre as brasas de duas centenas de corpos, descobriu-se que o governo federal não tinha responsabilidade pela queda do avião da TAM em 2007.
Nem a imprensa nem as autoridades, ninguém menciona quem define quando e como uma construção é irregular e quem seria o responsável por impedir essas construções que ceifam milhares de vidas todos os anos no Brasil. As autoridades de hoje culpam as de outrora pela negligência; mas só como exemplo, em São Paulo, o governo do Partido da Social Democracia Brasileira e o próprio prefeito de Niterói estão no poder há 16 anos. No Maranhão, os Sarney estão há mais de quarenta anos. Como não existem medidas relevantes de prevenção, o papel fica restrito a arrastar e contar corpos enlameados. É só guardar as imagens porque, possivelmente, as mesmas levas de terra que cobrem corpos hoje voltarão a ser cobertas por casas e desculpas. Por isso, esse ciclo de autoridades de mentirinha nunca se fecha, nem chega o voto facultativo. Ah, estou escrevendo uma resposta ao presidente Lula lhe informando quem é o leviano nessa tragédia.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bel. Direito

FAMILIAS DO COSTA DO SOL SERÃO ALOJADAS EM HOTÉIS

Atendendo a um pedido dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado de Sergipe (MP/SE), a Justiça Federal determinou na noite deste sábado, 10 de abril, que a Prefeitura de Aracaju e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) providenciem imediatamente o alojamento em hotéis das famílias que residem no conjunto Costa do Sol e foram desabrigadas pelas chuvas.
Após essa acomadação emergencial, Prefeitura e Emurb poderão providenciar o aluguel de imóveis para acomodar os desabrigados até que eles possam retornar às suas residências. O descumprimento de tais decisões implicará em multa diária de mil reais por unidade habitacional.
Após as chuvas deste sábado, cerca de 350 pessoas que moram no conjunto ficaram desalojadas por conta das enchentes. A água invadiu as casas e chegou a atingir mais de um metro de altura. Por motivos de segurança técnica, a Energisa cortou o fornecimento de energia para o local.
Temendo que, com isto, os bens das famílias fiquem vulneráveis, a juíza da 1ª Vara Federal em Aracaju, Telma Maria Santos, determinou ainda que a Guarda Municipal e a Secretaria de Estado da Segurança Pública tomem providências para evitar saques e atos de violência na localidade. Caso descumpram esta decisão, estarão sujeitos a pagamento de multa diária de 50 mil reais. Prefeitura e Emurb terão prazo de cinco dias para comprovar à Justiça Federal que cumpriram a decisão.
Asfalto – Na audiência realizada na noite do sábado, o MPF e o MP/SE informaram à juíza Federal que o asfaltamento de ruas no bairro Atalaia em fevereiro deste ano contribuíram ainda mais para as enchentes desta semana. Isto porque, além de hipermeabilizar o solo na área, as águas da chuva foram canalizadas para o conjunto Costa do Sol. Os Ministérios Públicos alegam que houve descumprimento, por parte da Emurb, de decisão anterior da Justiça Federal, que a proibia de adotar medidas que potencializassem o risco de enchentes na Zona de Expansão.
A juíza Telma Santos esclareceu que a Justiça Federal não foi informada pela Prefeitura ou Emurb sobre as obras na Atalaia e que, este fato será posteriomente apurado. “O fato é que houve visível piora da situação enfrentada pelos moradores na enchente de 2009”, observa em sua decisão.
Histórico – Em maio de 2009, o MPF ingressou com uma ação contra o município de Aracaju, Estado de Sergipe, União, Emurb, Caixa Econômica Federal, Petrobras, Administração Estadual do Meio Ambiente
(Adema) e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) visando a solucionar os problemas de drenagem e esgotamento sanitário na Zona de Expansão de Aracaju.
Desde então, a Justiça Federal emitiu decisões liminares com o objetivo de obrigar os réus a realizarem medidas no sentido de solucionar, ainda que paliativamente, tais problemas. O MPF e o MP/SE recordaram, durante a audiência, que foi a omissão do município que levou as famílias do Costa do Sol a tal situação.
Desde 2005, o MPF já vinha tentando, extrajudicialmente, realizar acordos com a prefeitura para que o problema fosse solucionado. Desde então, o município estava ciente de que o licenciamento de obras na Zona de Expansão, com a consequente hipermeabilização do solo e sem um projeto de macrodrenagem para a região, levariam a tal situação de enchentes constantes.
*Da Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Sergipe

sexta-feira, 9 de abril de 2010

FOTO DIVERTIDA: ESSA BANDA É SUCESSO!!!

RATINHO SE IRRITA COM GUILHERME DE PÁDUA E SAI DO PALCO


Contrariando a vontade de Gloria Perez, Ratinho esteve no final da tarde desta quinta (8) ao vivo no palco de seu programa com o assassino da filha da autora da Globo.Ratinho abriu a conversa dizendo que o entrevistado exigiu que não houvesse plateia para ele ir ao programa.
O apresentador rebateu as críticas de Gloria Perez, falou que até a Globo entrevistou Guilherme de Pádua, e ainda exibiu trecho de conversa do ex-ator com a apresentadora Glória Maria.- Não trabalho para a Globo e tenho direito a liberdade de expressão.

Ratinho insistiu duas vezes na pergunta: “Por que você matou Daniella Perez?”.
Guilherme disse que foi ameaçado no Twitter de Ratinho que seria processado por Gloria Perez, caso falasse algo contra Daniella Perez. E ficou o tempo todo em cima do muro, dizendo que não quer ser processado, pois não será Ratinho que irá pagar seus advogados.Ratinho começou a se estressar.
- Guilherme, você está me enrolando, Guilherme. Você é ator.
Guilherme de Pádua disse que Ratinho também é ator.
Ratinho ficou nervoso.- Se eu fosse a Gloria Perez também não te perdoaria.
E encerrou a entrevista, deixando o ex-ator sozinho no palco.
No primeiro bloco do Programa, Ratinho, que tem média de cinco pontos, chegou a picos de 10,5, segundo a prévia do Ibope.

*R7

MPF/SE EMITE PARECER SOBRE COTAS NA UFS

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) mais uma vez se manifestou favoravelmente à manutenção do sistema de cotas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desta vez, o procurador da República Pablo Coutinho Barreto emitiu um parecer em um processo movido por candidato no vestibular de 2010 que não foi aprovado e se sentiu prejudicado pelo sistema de cotas.
Na ação, o estudante pede que o sistema adotado pela UFS seja declarado inconstitucional. O procurador Pablo Barreto, porém, requer em seu parecer que o pedido do aluno seja negado pela Justiça Federal. Como já tinha se manifestado anteriormente no pedido de arquivamento de um procedimento administrativo, o procurador argumenta pela legalidade das cotas na UFS.
No parecer, como no pedido de arquivamento, o procurador lembrou que a autonomia universitária ampara formalmente a escolha da UFS pela política de cotas. Além disso, a implantação do sistema foi precedido por cinco anos de discussão e amadurecimento do programa, em um processo que envolveu toda a comunidade acadêmica.
O procurador Pablo Barreto argumenta ainda que o sistema não fere o princípio constitucional da igualdade, mas sim o promove em seu aspecto material. “É sabido que o princípio da igualdade ordena o tratamento igualitário daqueles que se encontram em uma situação idêntica, bem como determina o tratamento diferenciado daqueles que estão em situações distintas”, esclarece.
“A toda prova, é possível afirmar que existe um oceano de desigualdade entre brancos e negros no Brasil e entre estudantes de escolas públicas e os de escolas particulares”, acrescenta ainda em seu parecer. Para o MPF, a existência de tais desigualdades autorizam a UFS a adotar um tratamento diferenciado para estudantes oriundos de escolas públicas, negros, pardos e índios.
“Ante a realidade social que se apresenta, não adotar ação afirmativa significa aceitar a reprodução das desigualdades já existentes e alargar a distância que separa os brancos e alunos de escolas particulares dos negros e alunos de escolas públicas”, acredita.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Sergipe

HOMEM É PRESO EM ESTÂNCIA COM MAIS DE 600 PEDRAS DE CRACK

Policiais da Delegacia Regional de Estância prenderam em flagrante na noite desta quarta-feira, dia 7, Antônio José Santos da Conceição, "Anjinho', 18 anos, portando 615 pedras de crack e um revólver calibre 38. De acordo com o delegado André David, Anjinho era encarregado de abastecer as "bocas de fumo" do município de Estância.
“Com a prisão dele o comércio de entorpecentes neste município sofre um duro baque”, ressaltou o delegado. A apreensão desta quarta-feira é fruto da Operação Linha Vermelha que foi desencadeada na última terça-feira, dia 6, na região Centro-Sul de Sergipe. A prisão de Anjinho foi feita pelos policiais civis Aílson Simões, Carlos Rubens, Jean Márcio, Alessandro Santana e Paulo César.
SSP/SE

CHUVAS DESABRIGAM FAMILIAS EM TOBIAS BARRETO

Após mais de duas horas de chuvas torrenciais em Tobias Barreto na madrugada desta quinta-feira, 8, algumas famílias ficaram desabrigadas. A Defesa Civil do município ainda está fazendo o levantamento dos estragos, mas até o momento já se tem notícia de três casas que tiveram a estrutura comprometida.
Na casa da senhora Maria Pureza uma das paredes caiu e por pouco não atingiu a família que estava dormindo na hora do incidente. “Tava em casa como meu marido e meus dois filhos, agora não tem condições de ficar aqui nem sabemos para onde vamos”, afirmou a senhora por telefone ao Portal Infonet. Segundo ela, o fato ocorreu por volta de 1h.
De acordo com o coordenador da defesa civil do município, Adinelson Vidal, a sorte foi que a parede caiu para o lado de fora da residência. “Se tivesse caído para dentro teria atingido a família”. Ele afirmou que a Secretaria de Assistência Social já foi contactada e as pessoas que ficaram desabrigadas serão levadas para um local seguro.
Ainda segundo Adinelson, a estrutura da casa de Pureza está totalmente comprometida, assim como outras residências do Bairro Santa Rita localizado na sede de Tobias Barreto.Mais ChuvasA reportagem do Portal Infonet recebeu também informações de que outros municípios teriam sofrido com as fortes chuvas que começaram a cair no Estado, a exemplo de Poço Verde, que também fica localizado no centro sul sergipano. De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual, chuvas fortes e contínuas ocorrerão em Aracaju, na Grande Aracaju, litoral norte do estado e no sertão sergipano nesta quinta e sexta-feiras.
*Infonet

quinta-feira, 8 de abril de 2010

RADIOPATRULHA APREENDE MAIS DE 300 CELULARES EM BOCA DE FUMO

A Companhia de Radiopatrulha da Policia Militar (CPRp) localizou na tarde desta quinta-feira, 8, mais uma boca de fumo em Aracaju, localizada na travessa São João Batista, próximo ao bairro Castelo Branco. A boca pertencia a José dos Passos Santos de Deus, 30 anos, que no momento da apreensão não estava na residência. Segundo informações dos policiais, na casa apenas estavam a mãe do acusado e o irmão, que não pertenciam ao esquema. Foram encontrados aproximadamente 300 celulares, carteiras de habilitação de moto, um notebook, um aparelho de televisão, três relógios (sendo um Rolex), duas balanças digitais, a quantia de R$ 15,00 em moedas e munições calibre 12. A policia apreendeu, também, pequenas quantidades de crack, maconha e cocaína. O capitão Anderson Victor, responsável pela ação, conta que no momento em que entraram na casa, o acusado já não estava mais lá. “Conversamos com a mãe e o irmão de José Passos e eles afirmaram não terem conhecimento do envolvimento dele no tráfico de drogas”, ressalta o capitão. Boa parte do material apreendido, segundo o capitão, foi trocada por usuário de crack. “Há muitos celulares roubados e outros produtos que são trocados por troca”, explicou o capitão. A Companhia da Radiopatrulha chegou até o local através de uma denúncia anônima de pessoas que percebiam o movimento na residência. Com base em denúncias anônimas, a polícia investiga outros pontos de venda de droga com o objetivo de realizar novas apreensões e prisões.
SSP/SE

quarta-feira, 7 de abril de 2010

MARIDO NÃO ACEITA A SEPARAÇÃO E TENTA MATAR A EX-COMPANHEIRA A FACADAS

Uma mulher foi esfaqueada pelo companheiro na noite de ontem (06)na rua Guatemala, no bairro Siqueira Campos. Sandra Costa Ferreira, de 28 anos, foi ferida pelo marido Marcos Vieira Santos, de 33 anos, que após esfaqueá-la tentou tirar a própria vida com uma facada no pescoço.
Os dois foram socorridos pelos vizinhos que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O casal foi encaminhado ao Hospital João Alves.
Segundo informações de familiares, Marcos é um homem violento e não estava conformado com a separação, após seis anos de casamento. Ele passou a ameaçar a ex-esposa e sempre a perseguia.
"Ontem à noite Marcos esperou Sandra em frente a um ponto de ônibus, porem ela ao notar a presença dele, telefonou para o cunhado dizendo que estava com medo. O cunhado foi ao encontro dela, mas ao chegar ao local, Marcos já tinha feito a desgraça", contou a irmã da vítima, Simone Costa.
De acordo com a assessoria de comunicação do Huse, o casal passou por uma cirurgia e neste momento está na sala de recuperação em observação médica.

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na manhã dessa quarta-feira, 07, a senhora Maria Júlia Rabelo de Mendonça, 83 anos, mãe do deputado estadual, Garibalde Mendonça, PMDB, a qual, se encontrava internada no Hospital Primavera, vítima de um AVC. A família ainda providencia o local do sepultamento, o que atualizaremos assim que consolidarmos a informação.

terça-feira, 6 de abril de 2010

UNIVERSITÁRIOS SÃO PRESOS EM ITABAIANA APÓS ROUBAR COFRE DE RESIDÊNCIA

Três homens entraram na manhã desta terça-feira, 6, numa residência localizada no bairro Morumbi, na cidade de Itabaiana. Os acusados foram detidos pela Polícia Militar do município e identificados como os universitários de uma universidade de Aracaju. Foram presos: Samir Lopes de Oliveira, 26 anos e Anderson Luiz Oliveira Dantas, 25 anos. O terceiro envolvido conseguiu fugir do cerco policial. De acordo com informações do delegado Marcelo Hercos, a residência teve um cofre subtraído. “Os assaltantes chegaram ao local num Celta azul e afirmaram para a empregada que trabalhavam na casa e que iriam levar um aparelho de televisão para conserto”, conta o delegado. Quando os criminosos conseguiram entrar na casa, eles vasculharam a residência até encontrar o cofre e roubá-lo. O fato foi comunicado a policia logo após o trio deixar a casa. Equipes da Policia Militar foram acionadas e os bandidos abandonaram o veículo e resolveram fugir a pé. No momento da fuga, a policia conseguiu prender Samir e Anderson.

“NOSSA OPÇÃO É FICAR COM DÉDA”, ANUNCIA ZECA


O deputado estadual Zeca da Silva (PSC) anunciou na manhã de hoje (6), em entrevista à vários segmentos da imprensa, que seu desejo é pela continuidade do apoio ao governo de Marcelo Déda (PT) para a eleição de 2010. O parlamentar revelou que está ao lado do petista desde 2000 e que não vê motivos para o bloco PSC/PR/PTdoB/PSL/PTC/PRB/PTN deixar a base governista. Entretanto, Zeca ressaltou que esta será uma decisão em conjunto do agrupamento e que ele e os demais membros seguirão aquilo que ficar estabelecido.
Questionado pela imprensa sobre o futuro político do bloco, Zeca da Silva deu sua opinião. “Nós já estamos dando esse apoio há mais de três anos e não vejo motivo para a gente ter uma discussão diferente agora que estamos nos aproximando da eleição. Mas nosso grupo é democrático e nós vamos escutar aquilo que a maioria quer e vamos votar pelo o que for melhor para o grupo”.
Zeca garantiu também que há espaço na base de Marcelo Déda para acomodar a todos. “Espaço tem sim. Nós estamos vendo em entrevistas que o deputado federal Jackson Barreto (PMDB) caminha para ser o candidato a vice-governador. Como o senador Valadares (PSB) tem mantido o interesse em disputar a reeleição e o deputado Eduardo Amorim (PSC) já confirmou seu desejo pelo Senado, não vejo dificuldades em acomodar todos eles”, apostou.
Zeca também destacou que, pessoalmente, tem sido prestigiado pelo governador Marcelo Déda. “Eu não tenho o que reclamar. Todas as vezes que precisei, fui atendido pelo governador. Logicamente que isso foi feito dentro de uma agenda. E fui atendido pessoalmente. Não foi por e-mail. E foram várias vezes. Não tive problemas nem da parte dele e nem do pessoal da Casa Civil que é quem faz os agendamentos”, garantiu.
“Minha torcida é para ficar com o PT, mas as conversas estão acontecendo e nós estamos aguardando. Mas no final vai prevalecer a maioria. Mas para onde o nosso grupo for, tenha certeza que nós iremos unidos”, completou.
Já sobre as chapas para a eleição proporcional (deputado federal e estadual), Zeca disse que “há uma orientação do nosso líder, Edvan Amorim (PR), desde o ano passado, que ficou decidido que serão duas chapas pequenas, ou seja, com o PSC participando da chapa com o PT, PSB, PCdoB, PDT e outros, que é uma discussão que ainda vai maturar; e outra 'chapinha' com o PR, PSL, PTN e PTC. Esse é um compromisso de Amorim. Agora, seria melhor para alguns candidatos que se fizesse um chapão geral com todos aqueles que vão apoiar a reeleição de Marcelo Déda. Mas isso vai depender das conversas entre os líderes partidários e nós vamos aguardar”, colocou.
Da Assessoria de Imprensa

HOMEM É PRESO EM ITABAIANA ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE SOBRINHA

Agentes civis da Delegacia da Mulher do município de Itabaiana, que tem a frente a delegada Juliana Alcoforado, prenderam nesta segunda-feira, 5, Reinaldo dos Santos Lino, 51 anos, conhecido na região como “Renato”. Ele é acusado de abusar sexualmente uma sobrinha que na época do crime tinha 11 anos. O fato aconteceu no povoado Gandu 1 no mês de novembro de 2006. Na oportunidade, Reinaldo foi denunciado pela mãe da criança.Após o crime, o acusado foi dado como foragido da Justiça, pois contra ele existia um mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo local. De acordo com a polícia, Reinaldo buscou refúgio na cidade de Carira. “Realizamos várias diligências com buscas que se desenvolveram até na cidade baiana de Pedro Alexandre. E para nossa surpresa, Reinaldo foi encontrado na casa da própria mãe da vítima, que ainda tentou despistar os policiais para que o irmão não fosse capturado”, explicou Alcoforado. Reinaldo está custodiado na delegacia de Itabaiana à disposição da Justiça.Violência DomésticaPoliciais militares de Itabaiana prenderam nesta segunda-feira, 5, Antônio Marcos Tavares Souza, vulgo “Feijoada”. Ele é acusado de vários crimes envolvendo violência doméstica contra sua companheira Ana Mércia Menezes Bispo. Segundo a polícia, o casal já possuía um vasto histórico de violência doméstica e dois procedimentos em andamento perante a Justiça local. Em fevereiro deste ano, o acusado esfaqueou a companheira no rosto, na nuca e na região da coluna. Por conta do crime sua prisão preventiva já estava representada. Enquanto a polícia aguardava o mandado respectivo, ele novamente voltou a agredir a companheira com agressões físicas, ameaças e injúrias. Ontem os policiais militares foram acionados pela vítima e conseguiram deter o agressor que foi até a Delegacia da Mulher, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. “Casos como este retratam bem as situações bastante recorrentes em Itabaiana nas quais a polícia realiza um trabalho incessante de contenção de casais que insistem em permanecer juntos mesmo num contexto de enorme violência entre eles, culminando até em morte, como em alguns casos já investigados por esta unidade policial. É um trabalho de conscientização da população que exige compreensão e paciência por parte das delegacias especializadas em atendimento à mulher”, finalizou a delegada Juliana.
SSP/SE

MARDOQUEU LEVANTA PREOCUPAÇÃO SOBRE AS DROGAS

O deputado estadual Mardoqueu Bodano (PRB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de hoje (5), para levantar, junto aos demais parlamentares, sua preocupação com o crescimento do consumo de drogas em Sergipe. Segundo o deputado, inúmeros jovens, envolvidos com o consumo e o tráfico do crack, estão tendo suas vidas ceifadas e as autoridades, inclusive a Assembleia Legislativa precisam agir rapidamente.
Com o jornal Correio de Sergipe nas mãos, Mardoqueu iniciou seu pronunciamento dizendo que “esse é um problema que está alastrado em todo o Brasil. O consumo de drogas segue crescendo assustadoramente, tanto que a Câmara Federal nos próximos dias já se movimenta para criar a Frente Parlamentar no Combate às Drogas. E confesso que, ao comprar o jornal Correio de Sergipe, fiquei estarrecido com o fato de uma família que ficou aliviada com a morte de um filho viciado em drogas. Onde o pai diz que pai diz que já não suportava tanta humilhação causada pelo filho assassinado na sexta-feira (2)”.
Mardoqueu refere-se ao jovem Daniel Barbosa Resende, 20 anos, morto no município de Itabaiana. A vítima foi assassinada com dois tiros, sendo um no braço e outro nas costas. Ao ser entrevistado, o pai do jovem, José Carlos Resende, teria dito que se sentia aliviado pela morte do filho porque, além de ser viciado, Daniel Barbosa era muito violento, chegando a recusar o tratamento por inúmeras vezes.
“No mesmo jornal, tem uma entrevista com a diretora do Denarc (Departamento de Narcóticos), Aliete Melo, onde em janeiro deste ano foram presas 23 pessoas envolvidas com o tráfico; 31 em fevereiro e 30 em março; vale lembrar que em 2009 foram 14 em janeiro; 11 em fevereiro e 22 em março; ou seja, foram 84 neste primeiro trimestre de 2010 contra 47 no mesmo período do ano passado”, comentou o parlamentar.
Mardoqueu ainda explicou que, devido ao baixo custo, o crack tem um alto poder viciante e traz um efeito devastador no organismo. “Ele resulta da mistura de cocaína com água e am�?nia ou bicarbonato de sódio, em forma de 'pedras', que são fumadas em cachimbos ou qualquer outro objeto que possa ser adaptado. Tem ainda uma matéria do Jornal da Cidade denunciando que feirantes do Mercado Albano Franco, temendo represálias, não querem denunciar o comércio e o consumo aberto da droga por lá, dificultando o trabalho da polícia. É um assunto preocupante e as autoridades, inclusive esta Casa, não podem cruzar os braços. Temos que agir”, conclamou.
Mardoqueu foi aparteado pela deputada Ana Lúcia (PT) que disse que “temos que ter duas preocupações: debater a retaguarda, que é o tratamento dos viciados que nós não temos em Sergipe e nós temos que chegar aos grande traficantes que não são viciados na droga, mas no dinheiro fácil que ela representa”, argumentou.

SEQUESTRADOR MORRE EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA

A Polícia Militar resgatou três pessoas raptadas durante o final de semana em Aracaju. Todas as vítimas, sendo dois adultos e uma criança, foram libertadas em segurança poucas horas depois que a PM foi acionada. Em um dos casos houve troca de tiros entre soldados das forças especiais com um infrator, que foi reagiu ao ser preso. A pessoa ainda não identificada atirou nos policiais com um revólver calibre 38, mas foi atingido e faleceu. Ele não foi identificado. Esse sequestro ocorreu no final da noite do domingo, 4, quando namorados saiam de um restaurante e o assaltante os rendeu. "O acusado fez os jovens circularem por bairros da cidade, enquanto pedia R$ 5 mil ao tio do condutor do carro para libertar as vítimas. Esse parente acionou o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190) e mobilizou a PM", informou o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Adolfo Menezes.Ainda de acordo com o oficial, foram mobilizadas diversas unidades para dar apoi. "Acompanhamos a negociação e orientamos o tio do rapaz a marcar um ponto onde as vítimas seriam libertadas. Depois que o acusado liberou o casal, nós o cercamos, no bairro Aeroporto. Ele permaneceu dentro do carro e passou a atirar contra os militares, que responderam ao fogo e neutralizaram o infrator. Ele ainda foi socorrido, mas não sobreviveu", acrescentou Adolfo.A outra ocorrência teve início na noite do sábado, dia 3, e começou como um furto de automóvel. Um segundo casal, que estava saindo de casa, por volta das 20h30, deixou o veículo ligado na porta por alguns segundos enquanto fechava o portão da residência. Nesse momento o carro deles foi furtado, sendo que o filho de um ano e dois meses estava dentro, numa cadeirinha acoplada ao banco traseiro.As vítimas acionaram a PM de imediato e o automóvel passou a ser monitorado por quase duas horas, até que foi visto entre os conjuntos Rosa Elze e Eduardo Gomes, em São Cristõvão. A PM fez um cerco na região com sete equipes, até que localizou o bebê na residência de uma senhora, que se assustou com a movimentação policial. "O infrator parou em frente a uma casa e pediu que a moradora ficasse com seu suposto filho enquanto ele buscaria ajuda para consertar seu carro, mas logo ele entrou no automóvel e partiu. Ela aguardou um tempo e então informou o fato ao Ciosp 190 ao perceber que a Polícia Militar fazia rondas na área", disse o tenente Clarkson Hora Brito, do Comando de Operações Especiais (COE).A criança foi resgatada e devolvida aos verdadeiros pais, assim como o carro furtado, que foi localizado a pouco mais de três quilômetros do local, na rodovia João Bebe Água. "Seguimos com as buscas até encontrar o carro. Agora a Polícia Civil tentará identificar o infrator e possíveis comparsas deles", acrescentou o tenente Clarkson.Além do Comando de Operações Especiais e do Batalhão de Choque, a Polícia Militar mobilizou equipes da Companhia de Radiopatrulha (CPRp) e do 1º Batalhão Comunitário da Polícia Militar.
*PM/SE

GUALBERTO DIZ QUE GOVERNO JÁ INCENTIVOU A GERAÇÃO DE 5 MIL EMPREGOS NAS INDUSTRIAS

Natural do município de São Cristóvão, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, comemorou nesta segunda-feira (5), a inauguração da Intergriffe's São Cristóvão Indústria e Confecção, unidade industrial instalada naquela cidade. Para Gualberto, que acompanhou a comitiva do governador Marcelo Déda na solenidade, o empreendimento representa uma retomada do polo industrial de São Cristóvão que no passado gerava milhares de empregos para a população.
"Esse é o início das ações do nosso projeto nesta área. Se não for interrompido no final deste ano, tenho certeza que nosso governo levará muito mais ações para São Cristóvão e outras cidades que precisam", afirmou Gualberto, revelando-se emocionado com a ação do governo. "Foi ali naquele prédio, onde antigamente funcionava a Fábrica Pedro Amado, que tive a minha primeira assinatura de carteira como operário, aos 14 anos de idade", relembrou o ex-tecelão.
A Intergriffe's São Cristóvão Indústria e Confecção recebeu incentivos do Governo do Estado através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). A unidade será responsável pela geração de cerca de 300 empregos diretos, com a produção de 30 mil peças de vestuário por mês. "É importante dizer que em três anos o nosso governo já contribuiu com a instalação de mais de 50 unidades através do PSDI. Com esta política de implantação de empresas, já passam de 5 mil o número de empregos gerados nos diversos campos de atividades. E o principal é que 70% dessas empresas têm capital originário de Sergipe", disse o deputado.
Francisco Gualberto falou ainda da reinauguração do Balneário de Salgado e inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública, ocorridos na quarta-feira passada. "O balneário é um espaço que estava inutilizado há pelo menos oito anos. Trata-se de um instrumento de geração de renda na cidade. Mas a insensibilidade de outros governos não deixou que vissem a importância do balneário para aquela cidade. Ao contrário do nosso governo", advertiu Gualberto.
*ALESE

NUANCES DO BIG BROTHER BRASIL 10

Esta semana gostaria de escrever sobre as promessas dos políticos, que repetirão como todo o tempo que estão na política; ou sobre a posição da maioria da imprensa ao condenar o uso das pulseirinhas indicativas do que o jovem está a fim, quase a justificar a correção dos quatro rapazes ao estuprarem a jovem em Londrina; e optei por escrever sobre o décimo Big Brother Brasil, o já famoso BBB.
Inicialmente existe a dificuldade em dissertar sobre um vácuo, em termos do que se pretende com um reality show. Eles começaram com o “No Limite”, com a característica principal o massacre literal dos participantes forçando a comerem coisas exóticas, forçando-se a boa educação. Olho cru de ovelha foi inesquecível e um dos menos graves. Testículo de carneiro, outra preciosidade que marcará eternamente. Afora os maus tratos físicos. Era uma verdadeira tortura com disfarce de programa. A grosseria ao extremo cedeu, a superficialidade é da essência desse tipo de programa.
Não existe uma razão para a escolha dos candidatos e nem uma finalidade objetiva para o programa. Trancafiam pessoas numa casa, cerceiam o acesso ao mundo externo, e passam à transmissão 24h por dia a pilha em que cada um se transforma para o delírio geral da nação.
Depois desse preparo, passa-se à exposição de bundas e seios, uma das marcas maiores da cultura nacional; palavrões, sem corte, barracos, simulação ou sexo nos edredons. Tudo normal se não fosse vendido como algo importante, se não fosse comprado e acompanhado como relevante, com direito a torcida, apostas, entrevistas e participação de pessoas famosas. Estranho até as ausências da mais carnavalesca ministra e do governador-sambista.
Além desse conteúdo, o mais comum e que aumenta a audiência são as ações desleais, denominadas de “jogadas”, quando não passam de atitudes de quem, no mínimo, teve uma má formação. Jogar é uma coisa; ser desleal é outra.
Divulga-se o tamanho do prêmio, efetivamente estrondoso. Mas ninguém da imprensa analítica faz comparação ao tamanho da premiação e do tempo com o “Soletrando”, única seção de um programa que trata diretamente de educação. Na mesma proporção do marketing do prêmio é o silêncio sobre o montante arrecadado. Também não sai uma linha escrita sobre quanto rende cem milhões de ligações. Nem um palpite de matemáticos que medem as chances de acertar uma mega-sena.
Não assistir não exime ninguém de tomar conhecimento do programa. Todo saite que se abre na internet, vem a composição do paredão, quem escapou e quem foi o defenestrado da semana. Antes da vitória do Dourado, a melhor, ou única coisa positiva desses realitys shows era a vitória dos jecas, daqueles que agiam com companheirismo, compreensão e civilidade. Agora, premiaram a grosseria a pretexto de que ele foi “ele mesmo”, como se isso não fosse básico, elementar, nada que merecesse premiação. Mas qualquer um que vencesse não acrescentaria nada, absolutamente nada, a quem quer que seja.
Mesmo esse show de nada poderia ser menos pior. Bastaria fazer algumas provas de conhecimento geral ou sobre alguns temas educativos. Uma disputa em jogo de dama ou xadrez teria ensinado a muita gente. Colocar algumas palavras para dizerem o significado, fazer algum exercício de matemática. Essas questões poderiam diminuir a audiência, mas traria benefício. Algo de positivo é preciso trazer à população. Outro probleminha, é que não vinha tarja com indicativo para qual idade era apropriado. Isso a audiência da TV Globo explica.
Os realitys shows se multiplicaram, todos pagam prêmios muito altos, arrecadam centenas de milhões a mais, tem uma variedade imensa de mau gosto e quantidade de ligações comprova que o brasileiro só participa demais do vazio.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bel. Direito